Colchões enrolados: as respostas a todas as tuas questões

Já te deves ter questionado do porquê de os colchões serem entregues enrolados e quais os efeitos deste formato. Há várias vantagens em usar este método.

Atualmente, muitos colchões são entregues enrolados. Uma vez que é um método mais ou menos recente, pode causar algum desconforto entre os consumidores, que se questionam como é possível que um colchão possa ser compactado de tal forma. Se é o teu caso e tens dúvidas sobre esta questão, este artigo é para ti!

 

colmol-colchoes-enrolados

O que são colchões enrolados?

Os colchões enrolados são exatamente o que o nome indica: colchões normais de cama que chegam até ti, o consumidor, enrolados. Se adquiriste um colchão recentemente é provável que te tenha sido entregue neste formato. Pode causar alguma estranheza, mas este formato é utilizado para facilitar o transporte, por higiene e até por comodidade.

Quais as vantagens?

Este tipo de embalagem acarreta diversos benefícios, tanto para o fornecedor como para o consumidor. O colchão é prensado, ficando a um tamanho muito reduzido. Assim, torna-se mais fácil de manusear e de transportar. Uma vez que ocupa menos espaço, é possível transportar muitos produtos no mesmo espaço disponível. A facilidade em transporte traduz-se em redução de preços e numa diminuição considerável da emissão de CO2 para o planeta, pelo que também há vantagem para o meio ambiente.

Aliás, devido ao tamanho compactado é até possível que seja o próprio consumidor a transportar o seu novo colchão numa viagem de automóvel.

Outro fator que facilita o transporte é o peso: o colchão neste formato é naturalmente mais leve que os colchões tradicionais, pelo que o seu transporte também acaba por ser mais prático e fácil para todas as partes envolvidas. Para o levar para dentro de casa, tendo que passar por escadas ou portas, tudo se torna mais fácil. Em apartamentos, até no elevador é possível transportar.

Para além disso, também torna mais fácil a colocação do colchão no domicílio. Assim, para além de melhorar o espaço e a comodidade no transporte, esta variante permite que se reduza o tempo de espera a nível logístico.

O colchão enrolado é mais higiénico, porque passa por um tratamento antibacteriano e ainda fica isolado de agentes externos na embalagem, como ácaros, bactérias e poeiras. Assim, é a solução perfeita para quem sofre de alergias respiratórias.

Por último, mas também de referir, há a vantagem de o risco de danificar os colchões ser menor quando estão enrolados, não só porque estão protegidos na embalagem, como devido ao seu tamanho.

Como são embalados e transportados?

Todos os colchões passam por controlo de qualidade e de higiene antes de serem embalados. Este controlo serve para verificar se o processo de fabricação foi correto. A Colmol garante que o produto que chega até ti é sempre de qualidade assegurada e apresentado nas melhores condições. Depois, o colchão é prensado, enrolado e embalado a vácuo recorrendo a uma máquina industrial. Este processo evita que bactérias e outros resíduos se infiltrem.

Quanto tempo até poder usar o colchão enrolado?

Uma das questões mais colocadas por quem adquire colchões que vêm neste formato é quanto tempo tem de passar até o poderem usar.

Depois de receberes o teu colchão enrolado basta abrir a embalagem, colocar o colchão em cima do estrado e aguardar que este recupere a sua forma. Uma vez que foi comprimido, é necessário esperar que atinga o seu tamanho normal. Um colchão Colmol, geralmente, leva cerca de 8 horas até recuperar a sua forma original.

Se necessário, podes usar o teu colchão antes disso, em princípio não estarás a causar nenhum dano ao mesmo. No entanto, é possível que até esse período de horas passar a forma ergonômica do colchão não tenha sido atingida, o que pode causar algum desconforto ao deitar. Ao fim de algum tempo, o teu colchão estará pronto para te proporcionar o melhor descanso!

Um colchão enrolado é bom?

Sendo um colchão um elemento tão importante, uma vez que afeta o nosso descanso e, por inerência, o nosso bem-estar geral, é natural que te preocupes com tudo o que possa interferir na qualidade do mesmo. Permite-nos esclarecer que este processo não afeta a qualidade do colchão a curto, médio ou longo prazo. Na verdade, é um recurso que praticamente só traz vantagens.

O colchão enrolado é de que tipo?

Esta é uma questão pertinente. Será que todos os colchões podem ser enrolados? A resposta é não, nem todos. Este aspeto prende-se com o material de que são feitos, uma vez que a questão não é apenas se podem ser enrolados, mas sim se são capazes de regressar à sua forma original mais tarde.

A Colmol apresenta enrolados os colchões de molas ensacadas SSI e todos os de espuma. A firmeza não influencia esta questão. Assim, estes são os colchões que oferecem a possibilidade de serem enrolados para o transporte, porque os seus materiais, e, portanto, as suas propriedades, não são afetados. Todos os outros podem ser danificados no processo.

Conclusão

Em jeito de conclusão, e como já pudeste verificar, os colchões enrolados são uma forma mais prática, mais eco-friendly e mais económica de transportar os colchões. Esperamos que este artigo tenha respondido a todas as tuas questões, mas se não foi o caso, deixa-nos a tua dúvida nos comentários! Estamos aqui para responder - suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

 

1 comentário

  • Como explicam que o colchão só por ser enrolado fica mais leve?

    Ricardo

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt