Puericultura: o que é, a quem se aplica e qual a sua importância

A medicina preventiva dedicada desde recém-nascidos até a adolescentes denomina-se de puericultura. Vamos explicar-lhe em que consiste, quais os profissionais dedicados, a importância e em que produtos apostar.

 

puericultura bebe colchao dormir

Puericultura: o que é?

Muitas vezes confundida com pediatria, ou apenas se relaciona com produtos para bebés e crianças, a puericultura é uma especialidade médica contida na pediatria e que compreende a criança como um todo. Quer isto dizer que analisa a própria criança, a sua família e o contexto sociocultural em que se insere. Também a parte biológica e psicológica são tidas em conta.

Assim sendo, a puericultura promove e protege a saúde dos recém-nascidos, das crianças e dos adolescentes, dando uma atenção integral e compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com as suas próprias particularidades.

 

Até que idades se aplica?

A puericultura aplica-se a um bebé desde os seus primeiros dias de vida e prolonga-se até ao final da adolescência. Na verdade, uma futura mãe até pode procurar um profissional de puericultura antes de dar à luz, para que este faça uma consulta pré-natal e o acompanhamento do bebé desde o seu nascimento. Assim, também poderá receber orientações sobre a amamentação e a família criando desde logo alguma ligação com o profissional que irá acompanhar os seus filhos durante os primeiros anos de vida.

Puericultura para recém-nascidos

O ideal é que ofereça um acompanhamento médico ao seu bebé logo nos primeiros dias de vida, mesmo que não haja nenhum sinal de doença. A primeira consulta do mesmo deve ser logo até aos 7 dias após o nascimento e depois outra consulta quando tiver um mês, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses.

Neste período, as principais preocupações dos pediatras são as orientações sobre o aleitamento natural, vigilância da curva peso/altura, vacinação, prevenção de acidentes e normalidade do desenvolvimento, bem como adequada supervisão higiénica, dietética, comportamental e nutricional.

Puericultura para crianças e adolescentes

À medida que o bebé cresce e se torna numa criança – e, mais tarde, num adolescente –, o acompanhamento pode ser menos frequente. Este envolve, principalmente, cuidados com nutrição, higiene em geral, adaptações à vida escolar, prática de atividade física e acompanhamento de aspetos psicoafectivos e emocionais.

 

Qual a função da puericultura?

Acima de tudo, a puericultura é uma espécie de “medicina preventiva para crianças”. Por ser dedicada à deteção precoce de problemas, o serviço de puericultura diferencia-se do diagnóstico e do tratamento clínico. Nesta subespecialidade da pediatria, o pediatra terá condições de detetar precocemente quaisquer problemas de saúde e intervir assim que essas alterações forem detetadas. A puericultura tem um papel fundamental no monitoramento dos fatores de risco ao longo do desenvolvimento da criança.

 

Quem pode exercer nesta atividade?

A variedade de fatores que envolvem o desenvolvimento infantil faz da puericultura uma prática que envolve uma equipa multidisciplinar, a qual pode ser composta por médicos (pediatras e não só), enfermeiros, psicólogos e educadores.

 

Recomendações da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou recentemente alguns dos pareceres relativos à puericultura. Entre eles, que se deve reduzir a intervenção médica desnecessária durante o parto. Cada trabalho de parto é único, além disso a duração da primeira etapa do processo varia de uma mulher para outra. Assim, a intervenção médica deverá ficar reduzida a eventualidades nas quais é necessária. Para além disso, as mulheres em processo de parto devem ser incluídas nas tomadas de decisões sobre os cuidados que recebem.

Já nas crianças e adolescentes, a OMS revela preocupação com o comportamento sedentário e a saúde do sono. Grande parte das crianças e adolescentes não são suficientemente ativos fisicamente, nem dormem o número de horas recomendadas. Novas diretrizes da agência pedem que pais e escolas atentem nessa questão.

 

Puericultura na Colmol

Na Colmol encontrarás artigos de puericultura para dar o melhor cuidado ao teu bebé/criança durante o sono.

A começar por uma almofada de bebé Anti-Ácaros, ideal para bebés alérgicos ou pais que procuram proporcionar um descanso saudável. O colchão de berço tem a melhor suspensão para o bebé, bem como espumas de células abertas para um melhor fluxo de ar, fibra hipoalergénica, um excelente controlo térmico e elasticidade e conforto do tecido Stretch.

Coloca o protetor de berço Aloe Vera Impermeável no colchão, Hiper-transpirável e confecionado com tecido 100% algodão orgânico, para proporcionar um toque extra-suave.

O mesmo pode ser dito sobre o Lençol de Berço Respira Impermeável, que protege o colchão contra líquidos e permite que a pele da criança respire, proporcionando um descanso sem suor. Impermeável e Respirável, excelente capacidade térmica e conforto e toque extra-suave com tecido 100% algodão orgânico.

 

Conclusão

É fundamental que as famílias adotem medidas preventivas para assegurar às suas crianças um futuro mais saudável. Esse é o papel da puericultura. Partilha connosco algumas dicas sobre este tema, queremos saber tudo!

Contacta-nos através de suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt