Colchão com ou sem estrado? Qual a solução ideal para ti

Se queres comprar uma cama nova, é normal que fiques na dúvida entre ter uma base com ou sem estrado. Estes dois tipos de suporte têm várias diferenças. Conhece-as aqui.

 

estrado-colmol-arrumos



É importante que o teu corpo tenha o suporte ideal para dormir bem.  A coluna, pernas, ombros e cabeça são as zonas que devem ser mais protegidas para que consigas ter uma boa noite de descanso e… um dia ainda melhor!

Se isto não for acautelado, podes ter a certeza que a tua motivação e postura vão ser afetadas, podendo causar problemas de saúde. Se não estás a dormir bem, chegou a hora de mudar isso.

Os colchões são um dos utensílios domésticos mais populares do mundo. Não é surpreendente que querias saber se deves comprar uma cama com ou sem estrado. Existem pontos fracos e fortes em cada uma das opções:

Estrados de ripas

Todos nós os conhecemos. São a solução mais utilizada desde sempre. Mas, será que ainda fazem sentido?

Vantagens

Maior ventilação

Sabias que o teu colchão também precisa de respirar? Normalmente, os materiais com que são feitos os colchões não deixam que a circulação do ar ocorra. Os espaços entre as ripas permitem que o colchão respire, evitando que a humidade e os ácaros se entranhem. Isto é especialmente importante nos colchões mais antigos.

Maior segurança

Uma cama com um estrado bem nivelado vai dar mais apoio ao colchão, evitando que este deslize com mais facilidade e que não caia da cama. Vai mantê-lo sempre no sítio!

Desvantagem

Deformações

Grande parte da superfície do colchão fica sem suporte, devido aos espaços livres do estrado. Por isso é que os colchões que estão em cima de estrados podem ficar mais facilmente deformados e com zonas que afundam.

Bases forradas - sem estrado

A solução do colchão sem estrado tem sido mais procurada recentemente, para que o apoio do colchão seja mais uniforme.

Vantagens

Evita deformações

Como é mais firme e não tem espaços, esta estrutura vai dar ao colchão o suporte necessário, sem que as deformações aconteçam. É a solução perfeita para eliminar aquela sensação de que estás a afundar no colchão.

Estabilidade

As bases são estruturas uniformes, sem espaços. Estas características dão ao colchão maior estabilidade, fazendo com que não haja pontos em que o colchão se apoia “no ar” e, por isso, são melhores para a coluna.

Desvantagem

Menor ventilação

Já que nada é perfeito, esta solução vai limitar um pouco mais a ventilação do colchão. Por não ter espaços e por ser uma estrutura uniforme, a humidade e o pó podem ficar retidos no colchão com maior facilidade.

Contudo, com os materiais respiráveis com que os colchões e as bases de hoje em dia são feitos, esse problema deixa de existir. Hoje já podes ter um colchão sem estrado, mantendo toda a segurança.

 

E dores de costas, não vão aparecer?

É uma preocupação bastante legítima. Provavelmente, já deves ter tido más experiências - não consegues dormir bem, acordas com dores nas costas, dores na lombar e pelo corpo todo. Se isto acontecer, é sinal que o teu colchão ou base/estrado não estão nas melhores condições.

Se o problema não for o colchão mas sim o seu apoio, quando acordas neste estado de desespero, podes até pensar que dormir no chão ou pôr o colchão no chão é a melhor solução. Como os japoneses, não é?

Na cultura japonesa, esta prática era bastante utilizada. Tal como se sentam no chão, também tinham o hábito de dormir no chão. Por uma questão de tradição, os japoneses acreditavam que dormir no chão era melhor para a coluna, diminuindo as dores nas costas e mantendo a postura correta.

No resto do mundo, a venda de colchões para a coluna já é uma realidade. Hoje em dia, não é preciso (nem se deve!) dormir no chão para que a coluna seja preservada. Há imensas soluções para isso. O problema é quando o colchão ou o seu apoio não é o melhor.

Com apoio fraco e inadequado, o teu colchão não vai ventilar nem manter a proteção que deve dar à tua coluna. E isto pode trazer consequências graves com o passar do tempo:

  • Escoliose: coluna desviada e deformada em forma de “S”
  • Hérnia: o disco entre as vértebras desgasta-se e pode até sair do sítio 
  • Lombalgia: dores na lombar
  • Artrose: coluna enfraquecida e bloqueada

Dá que pensar, certo? Por isso é que é tão importante investir numa base e num colchão adequados a ti. Colchão no chão? Nunca!

 

Então qual é a melhor solução para o meu colchão?

Para saberes se o teu colchão se adequa mais a uma base ou a um estrado, deves perceber qual é o tipo de colchão que tens/queres comprar.

Se o teu colchão é de molas, vai permitir uma maior circulação de ar que os restantes. Por isso, é perfeito para ser utilizado sobre uma base sem estrado.

Este tipo de colchões beneficia mais da firmeza dada pela base do que da elasticidade dada por um estrado.

Por outro lado, se tiveres um colchão de espuma, a ventilação vai depender da densidade da espuma. Quanto maior for a densidade, menor será a respiração do colchão. Em regra, será mais adequado usar um estrado - principalmente se moras numa zona com um clima mais húmido.

Mas podes usar uma base na mesma! Porquê? Porque hoje em dia, este tipo de colchões já podem ser colchões sem necessidade de estrado, uma vez que são construídos para se adaptarem às bases.

Se o teu colchão é mais antigo (+ de 5 anos) é aconselhável usá-lo sobre um estrado, uma vez que com o passar do tempo, o seu material se degrada, perdendo a capacidade de fazer circular o ar.

 

Soluções Colmol

Na Colmol não tens de te preocupar! As nossas bases estão adaptadas a qualquer tipo de colchão!

Sommier com Arrumação Tidy

É uma excelente solução que permite:

  • Organização
  • Arrumação
  • Espaço
  • Conforto elevado
  • Maior suporte
  • Estabilidade
  • Sustentabilidade
  • Escolha de  tecidos e cores
  • Escolha de tamanhos
  • Fácil limpeza

Se és uma pessoa que gosta de ter tudo arrumado e organizado,  esta base é perfeita para ti. Nela podes guardar tapetes, toalhas, roupa de cama e outros acessórios que queres ter à mão mas não à vista.

Esta arrumação vai manter os teus objetos longe do pó, e, ao mesmo tempo, vai potenciar o design atual e moderno do teu quarto.

É uma plataforma elevatória que mantém a roupa de cama e o colchão no sítio enquanto organizas as tuas coisas, para que possas arrumá-las rapidamente e sem esforço!

É aconselhada para todos os tipos de colchão. Permite que o teu colchão dure e que haja circulação do ar, evitando a acumulação de humidade e garantindo melhor conservação.

 

 

Base Bett Decor

É uma boa escolha porque permite:

  • Conforto elevado
  • Estabilidade
  • Durabilidade do colchão
  • Amortecimento de peso e pressão
  • Sustentabilidade
  • Escolha de tecidos e cores
  • Escolha de tamanhos
  • Fácil limpeza

Se queres que o teu quarto seja digno de capa de revista e és fã das linhas modernas, esta base é a escolha ideal para ti. O teu quarto vai ter um ambiente confortável e atual e, vai por nós, não vais ter vontade de sair de lá!

É adaptada a todos os tipos de colchão. Permite a ventilação do ar que o teu colchão precisa, evitando a acumulação de humidade e pó.

O teu colchão vai durar mais tempo se estiver sobre esta base, uma vez que o protege de agentes externos, ao mesmo tempo que preserva os seus materiais.

 



Com qualquer uma destas soluções ficarás satisfeito - agora cabe-te a ti decidir! De uma coisa podes ter a certeza, se optares pelas bases Colmol, podes dizer adeus às dores nas costas!

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published

en