A importância do colchão na maternidade

grávida deitada na cama

Todos nós conhecemos a importância de uma boa noite de sono para a saúde e bem-estar geral. Porém, garantir uma boa qualidade do sono é especialmente importante em fases como a da gravidez e da maternidade.

Apneia do sono, náuseas, dores nas costas, inchaço das pernas ou a constante necessidade de ir à casa de banho são apenas alguns dos fatores que podem comprometer um descanso de qualidade durante a gravidez. 

Durante a gravidez, o sono é fortemente afetado: seja pelas constantes mudanças do corpo, ou por todas as necessidades inerentes a esta fase, que tem tanto de bonita como de desafiante!

Distúrbios do sono durante a gravidez podem impactar negativamente o parto e o pós parto. Quem o diz são os estudos! Há evidências crescentes que indicam que os problemas com o sono durante esta fase podem estar associados a resultados maternos e fetais adversos como sintomas depressivos, aumento da dor durante o trabalho de parto, mais cesarianas, partos prematuros e baixo peso ao nascer. 

Uma das formas mais eficazes de garantir uma boa qualidade de sono durante a gravidez passa por prestar atenção ao tipo de colchão utilizado - afinal, um colchão desconfortável e de má qualidade pode prejudicar (ainda mais) o descanso. Por isso, dormir no colchão certo tem também um papel predominante nas fases da gravidez e maternidade. 

Antes de escolher o colchão, é fundamental perceber quais as posições mais adequadas para dormir na gravidez. Afinal, também estas influenciam no tipo de colchão a escolher.

A melhor posição para dormir na gravidez

Dormir de barriga para baixo durante a gravidez só é possível nos primeiros meses. À medida que o tempo vai avançando (e a barriga crescendo), continuar a dormir nesta posição torna-se complicado e não é, de todo, recomendado! 

Além de não ser confortável, dormir de barriga para baixo durante a gravidez acarreta risco de vida para o bebé, principalmente no último trimestre. O peso do útero comprime a veia que bombeia o sangue até o coração restringindo o fluxo sanguíneo, acabando por causar a diminuição do oxigênio que chega até o bebé. Portanto, se dormes de barriga para baixo, aproveita ao máximo enquanto podes! 

A melhor posição para o sono das grávidas, e aquela que é recomendada pelos especialistas, é dormir de lado (principalmente no segundo e terceiro trimestre).

grávida a dormir de lado De acordo com a American Pregnancy Association, as grávidas devem dormir para o lado esquerdo de forma a aumentar a quantidade de sangue e nutrientes que chegam à placenta e ao bebé. Além disso, ajuda a reduzir o inchaço, as varizes nas pernas e a remover a pressão feita na bexiga, diminuindo a necessidade de urinar.

Nesta posição, pode ser colocada uma almofada entre as pernas para aumentar o conforto e aliviar a pressão.

Como escolher o colchão certo?

Tendo em conta que o corpo está constantemente em mudança, esta pode parecer uma escolha bem complicada! 

Embora a escolha do colchão esteja dependente da preferência de cada pessoa, há alguns pontos a considerar ao escolher o melhor colchão para a gravidez. Além de estar preparado para proporcionar um bom descanso durante a gravidez, o colchão deve continuar a executar uma boa performance a médio e longo prazo - afinal, a grávida não ficará grávida para sempre! Portanto, o colchão escolhido precisa de corresponder às necessidades do sono, mesmo depois do bebé nascer.

O colchão ideal para a grávida deve ser capaz de aliviar a pressão das áreas sensíveis e, ao mesmo tempo, fornecer suporte para a barriga em crescimento. O colchão certo pode ajudar a manter o desconforto sob controle e ter um enorme impacto positivo na qualidade do sono.

Além disso, para a grávida que dorme acompanhada, é essencial garantir que o colchão escolhido seja confortável para o/a parceiro/a também. 

Na hora de escolher o colchão para a grávida há, pelo menos, quatro características essenciais que devem ditar a seleção. Conhece-as.


  • Material do colchão
  • Embora o mercado esteja, cada vez mais, a caminhar para práticas e modelos mais amigos do ambiente, há ainda muitos colchões à venda no mercado que são feitos de produtos petroquímicos, adesivos tóxicos, etc. Por isso, é bastante importante prestar atenção e perceber quais os materiais que contêm determinado modelo de colchão. Pessoas com alergias e problemas respiratórios bem como, neste caso, mulheres grávidas, devem privilegiar colchões sustentáveis ou fabricados a partir de materiais naturais.


  • Firmeza do colchão
  • Para noites de sono mais confortáveis durante a gravidez, o colchão não pode ser nem muito duro, nem muito mole. Este deve ser capaz de adaptar-se ao corpo da grávida, proporcionando conforto adequado durante os meses de gestação. 

    O colchão escolhido deve ser de firmeza média, já que mantém uma camada de conforto macia o suficiente para aliviar a pressão nos quadris e na região lombar, mas é forte o suficiente para que o corpo não se “afunde” na cama.


  • Independência de movimentos
  •  A maioria das grávidas sofre com a constante necessidade de ir à casa de banho durante a noite e, por esse motivo, deitam-se e levantam-se da cama vezes sem conta! Para casais, este fator pode ser ainda mais incomodativo porque, provavelmente, o/a parceiro/a acabará também por ficar com o seu sono prejudicado. Assim, é extremamente importante escolher um colchão com tecnologia de isolamento de movimentos incluída, permitindo que a grávida se mexa/levante sem incomodar o/a parceiro/a. 

    Além disso, um colchão com independência de movimentos acaba por revelar-se bastante útil mesmo depois do bebé nascer. Uma vez que isola os movimentos, permite a prática de cama partilhada sem correr o risco de acordar o bebé. Sono reparador para ambos!


  • Regulação de temperatura
  • Hormonas: um dos piores inimigos da gravidez. Não só responsáveis pelas mudanças de humor, as hormonas também interferem diretamente na temperatura corporal. Devido ao facto de grande parte das grávidas passar por suores noturnos descontrolados, o colchão deve conter materiais respiráveis e reguladores de temperatura. Escolher um colchão que permita uma boa circulação de ar é o ideal!

    Depois de anotada esta checklist, a escolha do colchão para a grávida torna-se mais fácil e intuitiva. Resumindo, o colchão certo deve:

    • ser livre de materiais tóxicos;
    • ter firmeza média;
    • permitir independência de movimentos;
    • ser fresco e respirável.

    mão a sentir suavidade do colchão

    Os melhores colchões para dormir durante a gravidez

    Os melhores tipos de colchões para grávida são aqueles que reúnem suporte, conforto, frescura e independência de movimentos num só. 

    Neste sentido, os colchões de molas ensacadas são os que apresentam maior estabilidade na gravidez. Além de fornecerem o máximo conforto ao corpo da grávida, também permitem suportar a pressão de forma individual, impedindo que os movimentos de uma pessoa interfiram no sono da outra. 

    Os nossos colchões adoptam uma tecnologia híbrida, combinando o suporte e circulação de ar de um colchão de molas ensacadas com o conforto e alívio de pressão da espuma viscoelástica. Ao mesmo tempo que suportam uniformemente o peso do corpo, permitem manter a coluna vertebral alinhada. 

    Estes são, por isso, as melhores opções de colchões Colmol para grávidas:

     

    Outras soluções de sono para grávidas

    Além do colchão certo, há várias outras maneiras de reforçar o conforto e que podem fazer uma grande diferença no sono das grávidas.


    Sobre Colchão de Gel

    É uma opção económica para quem procura conforto extra. Basta escolher o topper com as mesmas dimensões do colchão, colocá-lo por cima e dormir que nem um anjo! 

    Fornece alívio total da pressão do corpo, ao mesmo tempo que é uma solução prática para quem procura um conforto extra e maior circulação de ar através das fibras de carbono e tecido anti estático.

    Além do mais, este topper pode ser facilmente trocado ou removido se as necessidades de sono mudarem ao longo da gravidez.


    Almofadas

    Um dos acessórios mais indispensáveis para o descanso das grávidas são as almofadas. São ótimas aliadas para o apoio da barriga ou para colocar no meio das pernas para um maior suporte durante o sono. Mas não só! As almofadas também permitem uma excelente fonte de apoio no pós parto, facilitando a amamentação.



    Perguntas frequentes sobre colchões para grávidas

    Colchão magnético para gravidez, é aconselhável?

    Diz-se que os colchões magnéticos ajudam com as dores e problemas com o sono, no entanto, não há evidências científicas que comprovem efetivamente essa teoria. 

    Os colchões magnéticos devem ser evitados, uma vez que a exposição a imans é desaconselhada durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Portanto, não deve ser utilizado um colchão magnético na gravidez.


    Uma grávida deve usar um colchão massageador para as dores nas costas?

    Além de dormir no colchão certo, há muitas outras formas de aliviar as dores nas costas na gravidez sem a necessidade de recorrer a um colchão massageador. É preferível adoptar práticas adaptadas e controladas de exercício físico, alongamentos ou, até mesmo, massagens pré natal e pós parto executadas por profissionais qualificados.

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos