Aromaterapia: aromas que curam

O que é a aromaterapia? Há benefícios na saúde e no bem-estar? Como funcionam os difusores de aromas? Conhece já as respostas a estas perguntas e fica a saber de que forma as almofadas podem ser usadas nesta prática.

 

aromaterapia aromas sono oleo essencial

O que é a aromaterapia?

Já reconhecida como um recurso terapêutico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a aromaterpia é uma terapia holística que usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais na prevenção e/ou tratamento de problemas físicos, psicológicos e emocionais.

A aromaterapia vai, com toda a certeza, melhorar a tua saúde e o teu bem-estar. 

Por si só, a palavra “aroma” já diz muito! Significa odor e terapia, tratamento. 

É uma prática muito antiga, milenar mesmo. O uso da aromaterapia remonta a civilizações como Egito, Índia, China e Roma. 

Desde há muito tempo que há registos sobre a utilização de plantas medicinais (o que nos vai dar o aroma) para tratar doenças, dores ou distúrbios que não eram considerados comuns.

Antes da evolução da medicina, era aos aromas extraídos destas plantas que se recorria. Interessante, não é?

 

A aromaterapia é a arte de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente. 

 

Esta prática foi transportada ao longo de séculos para os dias de hoje, em que se estuda de forma massiva quais os efeitos das terapias complementares - onde se inclui a aromaterapia.

Com toda esta evolução, a aromaterapia ganhou um grande número de interessados que a têm vindo a desenvolver e a aplicar em todo o mundo.

O facto de vivermos em ambientes de stress e de cansaço crescente, faz com que as pessoas tentem encontrar formas de minimizar esses efeitos. Tal como a meditação, por exemplo, a aromaterapia é uma boa maneira de o fazer, e por isso, tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos.

 

Como é que os aromas atuam?

Não se pode negar que os aromas desempenham um papel importante nas nossas vidas. 

Todos nós temos aqueles cheiros preferidos, que nos fazem lembrar de momentos e até de pessoas que se cruzaram no nosso caminho. É a chamada memória olfativa.

O olfato é dos sentidos mais sensíveis. E é através deste sentido tão apurado que a aromaterapia faz a sua parte.

Esta terapia mostra-nos várias coisas interessantes e uma delas é o facto de que existem ligações entre o olfato e as sensações. Mas como, perguntas tu? 

Ao inalar os aromas, os canais olfativos enviam essa mensagem diretamente ao sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. 

Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, podendo mesmo modificar o teu humor ou o teu estado de espírito. É por isso que se diz que é possível que o cheiro dos aromas altere o estado mental. Fantástico, não é?

Mas há mais! A forma como respondemos a estes cheiros, com prazer, desagrado, com ansiedade ou tristeza, tem influencia no ritmo cardíaco, na tensão arterial, na respiração e, até no sistema imunitário.

Óleos Essenciais

A aromaterapia utiliza materiais vegetais voláteis, os chamados óleos essenciais, para estimular o processo natural de “cura” do corpo.

A terapia dos aromas consiste precisamente no uso de óleos essenciais ou extratos de flores, plantas, frutos ou raízes, com a função de provocar no nosso organismo o verdadeiro equilíbrio, criando a sensação de bem-estar, ao mesmo tempo que trata da nossa saúde.

Cada óleo essencial tem características próprias e o seu aroma específico. Pode ser, por exemplo, óleo de lavanda/eucalipto/alecrim, alguns dos aromas favoritos e mais populares dentro deste tema.

Na prática, como a aromaterapia é a aplicação terapêutica de óleos essenciais, convém dizer que eles podem ser aplicados através das mais diversas formas:

  • perfumes
  • banhos, absorvidos pela pele e por inalação 
  • massagens, em que são absorvidos através da pele
  • vapores, obtidos através de difusores de aromas ou queimadores 
  • compressas, para tratamento de picadas de insetos, feridas ou acne

 

Cuidados a ter  

Quando falamos de um óleo essencial,  referimo-nos a um princípio ativo puro presente em grande quantidade, e, como tal, deve-se ter o máximo cuidado e conhecimento para o saber utilizar em segurança. 

A má utilização deste produto pode causar problemas graves de saúde, feridas, fissuras ou até queimaduras internas, no caso de ser ingerido incorretamente e sem indicação de um profissional.

Alguns óleos essenciais não devem ser utilizados em determinadas situações. Por isso, é que é importante conheceres as suas aplicações e os seus efeitos adversos. 

Aqui tens alguns dos cuidados que deves ter com os óleos essenciais:

  • Procura sempre a opinião de um especialista antes de os usar, pois podem ter alguns efeitos como: 
    • dores de cabeça
    • náuseas
    • alergias
  • Verifica primeiro se a sua composição é 100% pura e natural
  • Não deves aplicá-los diretamente na pele 
  • Dilui-os antes de os utilizares
  • Guarda-os num recipiente escuro, para que a luz não altere as suas propriedades

Não te esqueças que há profissionais especializados para recomendar óleos essenciais, bem como os seus métodos de aplicação. Estes profissionais estudam cada caso e recomendam de acordo com a necessidade de cada pessoa.

 

Quais os benefícios da aromaterapia?

Claro que cada pessoa é diferente e, naturalmente, reage de forma distinta aos estímulos. Contudo, há vários benefícios que a aromaterapia tem em quase todos nós: 

  • Diminui os sintomas da ansiedade (30%) e do stress (12%)
  • Provoca uma sensação revigorante 
  • Diminui as dores musculares
  • Ajuda na concentração
  • Ameniza as dores crónicas
  • Aumenta a sensação de calma e tranquilidade
  • Dá melhores noites de sono aos pais e aos filhos
  • Ajuda no tratamento de doenças respiratórias (como asma)
  • Transmite a sensação de bem-estar geral

 

Para além disto, ajuda nas seguintes situações:

  • Hemodiálise: reduz os danos causados por esta intervenção e melhora a qualidade de vida das pessoas que precisam dela
  • Menopausa: reduz o seu impacto psicológico 
  • Dores de parto: diminui a sua duração e, sobretudo, a dor na fase de dilatação de 8 a 10 cm 
  • Reduz a dismenorreia, ou seja, a dor abdominal inferior aquando da menstruação

 

Embora tenha imensos benefícios e seja uma aliada no tratamento de algumas patologias, é importante salientar que a aromaterapia, como terapia complementar, não é uma substituição das terapias médicas convencionais. Sendo complementar, funcionar sempre como uma ajuda!

 

Difusores de aromas: como funcionam?

Os difusores de aromas são pequenos objetos, normalmente, com um design apelativo que, tal como o nome indica, difundem no ambiente os aromas escolhidos. 

Quando se trata de difundir óleos essenciais no ar, estes difusores de aromas são um dos métodos mais utilizados. Libertam um aroma no ar que produz uma névoa composta por partículas de água e óleo essencial. 

Estas partículas vão encher uma divisão inteira com o seu perfume.

Há diferentes tipos de difusores de aromas:

  • com temporizador, que libertam aroma de vez em quando 
  • mais tradicionais, sendo que alguns são incorporados em humidificadores

O essencial é que o produto não altere a fórmula do óleo de onde vem o aroma, preservando todas as propriedades terapêuticas.

 

Uma almofada pode ser um difusor de aromas

Se há difusores de aromas em tantas formas e feitios, e a aromaterapia pode ser aplicada de tantas formas diferentes, é justa a seguinte questão: uma almofada pode servir como difusor de aromaterapia? 

A verdade é que pode! Porque a Colmol, a pensar no bem-estar de todos, criou uma almofada que veio revolucionar a maneira como dormimos mas também a forma como isso nos vai influenciar ao longo do dia.

E isso não é nada mais nada menos do que uma Almofada de Aromaterapia, com vários aromas à escolha! 

As almofadas de aromaterapia da Colmol podem ser tão boas ou melhores do que qualquer difusor de aromas: 

  • Mantêm o aroma de forma suave e permanente durante seis meses 
  • Não se desligam automaticamente, como alguns aparelhos eletrónicos
  • Não precisam de pilhas ou de serem ligadas à corrente
  • Não há alturas em que o aroma é mais forte e outras em que é impercetível. É sempre constante

Mas, atenção! Como não há bela sem senão, para que o aroma não se perca, é essencial que, ao fim de seis meses, as almofadas sejam reforçadas com óleos essenciais do mesmo aroma, já que a espuma de memória que está dentro delas vai estar sempre pronta a absorvê-lo.

 

Almofadas de Aromaterapia da Colmol

Há muitos benefícios associados à aromaterapia, seja ou não aplicada sobre a forma de difusor de aroma

Mas melhor do que utilizar estes produtos, é apostar na almofada de aromaterapia da Colmol, para noites de sono muito mais tranquilas.

Qual é o aroma que gostavas que te envolvesse enquanto adormeces? Camomila, Eucalipto ou Lavanda

Escolhe um desses aromas e a almofada vai fazer o resto! 

Se tens dificuldade em adormecer ou ficas em sobressalto durante a noite, a aromaterapia vai ajudar-te (e muito!). Os aromas relaxantes da almofada vai fazer toda a diferença.

Vais ver que te vais sentir melhor e dormir maravilhosamente, de forma mais tranquila, relaxante e profunda com esta almofada de viscoelástica e à base de água

Para além de todos estes benefícios, este acessório precioso vai aliviar a pressão da cabeça e do pescoço, mas não é só isto! 

Tem incorporados orifícios que a tornam mais respirável, para que não haja suor que resista nem alergias que se atrevam a aparecer. 

Para uma maior sensação de frescura, a capa da almofada com tecido Iceberg proporciona uma sensação instantânea de frescura ao dissipar o calor instantaneamente. 

O resultado? Uma sensação de bem-estar que vai ajudar o teu corpo a permanecer fresco, para que adormecer não seja um problema.

Para que não percas nada de nada, deixamos-te aqui um pequeno resumo de todas as vantagens desta almofada inovadora. Não queremos influenciar-te, mas é difícil não ficar a pensar nela:

 

Sustentável

  • A sua capa é feita a partir de garrafas de plástico recicladas
  • Incorpora propriedades de alto desempenho 
  • Faz uma eficaz estão da humidade
  • Regula a temperatura
  • Controla os odores
  • É resistente
  • Dura bastante tempo

 

Conforto Extra

  • É constituída por espuma viscoelástica à base de água 
  • Alivia a pressão da cabeça e pescoço
  • Tem saídas de ar, que a tornam mais respirável
  • Proporciona uma sensação de frescura

 

Tem mesmo tudo para que possas dormir bem e acordar ainda melhor! 

 

Os benefícios de cada aroma

Se ficaste com a pulga atrás da orelha e na dúvida sobre qual dos aromas escolher, temos uma boa notícia para ti: este é um problema bom de resolver (que todos fossem assim, não é?).

Bem, o que te podemos dizer é que, apesar de os vários aromas terem benefícios em comum na tua saúde e no teu bem-estar, alguns são específicos de cada odor: 

colmol-almofada-aromaterapia-camomila Camomila

  • Proporciona tranquilidade e traz serenidade
  • Previne doenças porque preserva os antioxidantes de forma mais eficaz do que o chá
  • Diminui as dores musculares
  • Ameniza as cólicas
  • Favorece a digestão
  • Alivia condições dermatológicas

 

colmol-almofada-aromaterapia-eucalipto Eucalipto

  • É descongestionante
  • Ajuda nas infeções respiratórias e dores
  • Dá uma sensação de relaxamento, principalmente na hora de dormir
  • Tem propriedades antitérmicas, ajudando a baixar a febre
  • Pode ser usado como antibacteriano
  • Repele insetos
  • Repele o odor de chulé
  • Ajuda à concentração

 

colmol-almofada-aromaterapia-lavanda Lavanda

  • Pode ajudar no tratamento de insónias, stress, depressão e ansiedade, queimaduras e problemas de pele
  • Diminui as dores de cabeça
  • Previne a perda de cabelo
  • É eficaz contra as náuseas
  • Ajuda a combater o acne

 

Como vês, não precisas de ter um curso de aromaterapia para desfrutares de todos os seus benefícios.  Escolhe o aroma que melhor se aplica a ti e deixa-te levar pelos seus maravilhosos efeitos. Uma coisa garantimos: não te vais arrepender! 

 

 

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt