Certificações de Turismo Sustentável
Índice
O turismo ocupa uma “fatia bem grande do bolo” que é a nossa cultura global. Permite-nos explorar diferentes partes do mundo, conhecer e conviver com várias culturas e as suas pessoas. Afinal, viajar é a única coisa que compramos que nos torna mais ricos!
À medida que os anos passam, estamos cada vez mais conscientes da ameaça das mudanças climáticas, e do nosso papel enquanto cidadãos e turistas. Não só no sector turístico mas em todos, é essencial pensarmos e adotarmos comportamentos capazes de diminuir a nossa pegada ecológica.
No que toca ao turismo, o próprio sector tem procurado novas formas de torná-lo mais sustentável, de forma a gerar menos impactos negativos para as pessoas mas, acima de tudo, para o planeta.
É empresário do sector turístico? Na última parte deste artigo desenvolvemos a questão das certificações ambientais, e a importância que estas podem ter para a notoriedade dos negócios do sector.
Turismo sustentável: o que é?
Como o próprio nome indica, o turismo sustentável pode ser definido como um tipo de turismo que traz mais impactos positivos do que negativos ao meio ambiente, à economia e às comunidades.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, turismo sustentável é aquele que “considera os impactos económicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.
É certo que o turismo traz imensos benefícios socioeconómicos e é capaz de gerar muitos postos de trabalho para os que trabalham no setor.
Por outro lado, pode também causar uma série de danos para as comunidades locais e para as regiões, contribuindo também para o aumento da emissão de gases do efeito estufa. Daí a importância (e urgência) de fazê-lo de forma responsável e ecológica!
Este tipo de turismo, enquanto verdadeiramente sustentável e responsável, deve ser capaz de tornar os destinos melhores para serem vividos e visitados. Essencial para uma viabilidade, a longo prazo, da indústria do turismo no geral.
Os objetivos do turismo sustentável
A sustentabilidade no turismo assenta em vários pilares fundamentais, como a redução dos impactos ambientais, socioeconómicos e culturais das regiões.
A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu, em 2015, a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, e com ela os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Entre os vários objetivos, destacam-se:
- Crescimento Económico: Garantir que os destinos e os negócios do sector turístico sejam viáveis, competitivos e capazes de alcançar o sucesso a longo prazo;
- Qualidade do Emprego: Aumentar o número de postos de trabalho locais criados na indústria do turismo, ao mesmo tempo que se garante remunerações e condições de trabalho justas e seguras;
- Eficiência de Recursos: Sempre que seja possível, utilizar recursos sustentáveis e renováveis no desenvolvimento e nas operativas dos serviços do sector turístico;
- Diversidade Biológica: Conservar ao máximo as áreas e reservas naturais, a vida selvagem e os habitats, protegendo as vidas que se encontram debaixo de água e sobre a terra;
- Cuidado Ambiental: Proteger a terra, o ar e a água da poluição, lixo e outros resíduos que possam ser causados pelos negócios do sector turístico bem como pelos seus visitantes.
Como ser um turista sustentável?
O turismo é responsável por cerca de 8% das emissões de gases do efeito estufa - um número bastante significativo. Portanto, existe mesmo a necessidade de focar na sustentabilidade por parte da indústria, mas também de uma maior consciência da parte dos turistas.
É certo que os negócios e organizações do sector turístico têm um maior papel no que diz respeito à adoção de medidas que assentem na sustentabilidade do turismo. Porém, também nós, enquanto cidadãos e turistas, podemos - e devemos! - fazer a nossa parte.
Há certas formas de cada um de nós tornar-se num turista mais sustentável. Quer seja através das escolhas que fazemos antes de decidir o próximo destino de férias, ou através das pequenas atitudes postas em prática durante os dias de descanso. Eis algumas delas:
Porque não aproveitar as próximas férias para conhecer ainda melhor o nosso lindo Portugal? Repleto de locais maravilhosos, percorrer vários locais do nosso país pode ser feito recorrendo a outro tipo de meio de transporte que não seja o avião, já que este é bastante poluente.
No caso de não haver outra hipótese a não ser viajar de avião, o ideal é priorizar os voos diretos e/ou segundas deslocações através de comboio, autocarro ou barco.
Optar pela compra e consumo de produtos regionais e artesanais é uma ótima forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a manutenção dos postos de trabalho dos produtores locais.
Além de ser um apoio e incentivo ao comércio local, tem também um papel fundamental na contribuição para uma economia mais justa e valorização da região.
Aproveitar as viagens para conhecer produtos típicos da região e para comprar lembranças para toda a família é sempre uma excelente forma de apoiar o pequeno comércio tradicional e ajudar a solidificar postos de trabalho.
Na hora da escolha da estadia do próximo destino de férias, optar por pesquisar ofertas de alojamentos sustentáveis tem sido a prioridade de muitos turistas. Felizmente, as opções são cada vez maiores!
As certificações de sustentabilidade são a melhor forma de comprovar se um determinado hotel ou alojamento segue os padrões internacionais de boas práticas de sustentabilidade no turismo.
A certificação da sustentabilidade do turismo
O turismo sustentável tem apresentado um crescimento exponencial, o que demonstra, também, uma maior sensibilidade para as questões ambientais.
Para além da crescente preocupação com a conservação e gestão dos recursos, a certificação de sustentabilidade no turismo resulta também da existência de um novo perfil de turista: um turista mais consciente e informado, que seleciona o seu destino de férias com base em critérios ambientais e sociais.
Este turista procura tomar decisões mais informadas, priorizando destinos turísticos e alojamentos que assentem em práticas sustentáveis e ecológicas. Desta forma, é urgente que o sector turístico responda às necessidades deste tipo de turista, incorporando questões de sustentabilidade nas suas práticas, o que permite adquirir uma maior vantagem competitiva.
É nesse sentido que as certificações de sustentabilidade assumem a sua importância. Para os empresários do setor turístico que queiram diferenciar-se pelo seu compromisso ambiental, possuir uma certificação de sustentabilidade é o primeiro passo!
Estes selos de sustentabilidade comprovam que uma determinada empresa/negócio do sector turístico adota processos sustentáveis e cumpre os padrões estabelecidos para o turismo sustentável, priorizando a sustentabilidade nas suas operações, tais como:
- Gestão eficiente de resíduos;
- Sistemas de energia solar;
- Captura e utilização da água da chuva;
- Sistema de luzes LED;
- Redução do uso de plástico e de água.
Uma certificação de sustentabilidade permite conquistar a visibilidade e confiança dos hotéis/alojamentos, por parte dos turistas que procuram opções mais amigas do ambiente.
É uma excelente forma de os ajudar a saber quais os locais que estão verdadeiramente a adotar medidas e práticas ambientais responsáveis.
Quais são as certificações de sustentabilidade existentes?
Os critérios e requisitos de cumprimento para obtenção de cada selo de sustentabilidade pode variar, e fica ao critério de cada negócio decidir qual a certificação que deseja obter.
São vários os selos de sustentabilidade existentes. Entre os mais reconhecidos encontram-se os seguintes:
- Biosphere;
- Travelife;
- ISO14001
- Earth Check;
- Green Globe;
- Green Growth 2050.
Como é que os hotéis obtêm os seus selos?
Numa primeira fase, a documentação requerida pelos critérios da certificação são enviados através da plataforma da entidade certificadora, para que os hotéis possam demonstrar se efetivamente garantem o cumprimento dos critérios pretendidos.
No caso da certificação Biosphere são 35 as ações sustentáveis que o local deve cumprir (nas áreas ambiental, sociocultural e nos processos internos de gestão.)
Para quem desejar obter a certificação Travelife, o número de requisitos a cumprir é ainda maior. São 126 critérios e dizem respeito às áreas ambiental, direitos do trabalho, direitos humanos, entre outras.
Numa fase posterior, são realizadas auditorias presenciais no hotel/alojamento por parte das entidades responsáveis pela certificação.
Na Colmol ajudamos hotéis a obterem o seu certificado!
Trabalhamos diariamente em prol de um mundo mais sustentável e saudável.
Através do nosso processo de produção cada vez mais clean e amigo do ambiente, trabalhamos com componentes orgânicos que tornam os nossos produtos ainda mais apetecíveis, sem nunca dispensar o conforto que tanto os caracteriza.
Para o fabrico dos nossos colchões sustentáveis, 33% das matérias primas utilizadas são feitas à base de garrafas de água sendo que, para cada colchão sustentável da Colmol, são retiradas do oceano cerca de 30 garrafas de 0,5L.
Além disso, o sistema de colchões enrolados e comprimidos por nós utilizado em alguns produtos, permite menores taxas de emissão de carbono e melhor pegada de Ozono. Neste tipo de produtos, também o transporte se torna mais simples e, por sua vez, mais ecológico!
Os empresários do setor turístico que contam com a ajuda da Colmol no interior dos seus hotéis podem, assim, distinguir-se dos demais por contribuírem para o desenvolvimento sustentável e responsável do sector.
Escolhas sustentáveis no interior dos hotéis e alojamentos tornam-nos mais atrativos para turistas ecoconscientes, e são o primeiro passo rumo a um selo de sustentabilidade capaz de aumentar a reputação no mercado.
A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura.
Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do:
- telefone para o número +351 300 600 110
- ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt