Certificações de Turismo Sustentável

Imagem de hotel sustentável e selos de sustentabilidade

 

O turismo ocupa uma “fatia bem grande do bolo” que é a nossa cultura global. Permite-nos explorar diferentes partes do mundo, conhecer e conviver com várias culturas e as suas pessoas. Afinal, viajar é a única coisa que compramos que nos torna mais ricos! 

À medida que os anos passam, estamos cada vez mais conscientes da ameaça das mudanças climáticas, e do nosso papel enquanto cidadãos e turistas. Não só no sector turístico mas em todos, é essencial pensarmos e adotarmos comportamentos capazes de diminuir a nossa pegada ecológica.

No que toca ao turismo, o próprio sector tem procurado novas formas de torná-lo mais sustentável, de forma a gerar menos impactos negativos para as pessoas mas, acima de tudo, para o planeta. 

É empresário do sector turístico? Na última parte deste artigo desenvolvemos a questão das certificações ambientais, e a importância que estas podem ter para a notoriedade dos negócios do sector. 

 

Turismo sustentável: o que é?

Como o próprio nome indica, o turismo sustentável pode ser definido como um tipo de turismo que traz mais impactos positivos do que negativos ao meio ambiente, à economia e às comunidades. 

Segundo a Organização Mundial do Turismo, turismo sustentável é aquele que considera os impactos económicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

É certo que o turismo traz imensos benefícios socioeconómicos e é capaz de gerar muitos postos de trabalho para os que trabalham no setor. 

Por outro lado, pode também causar uma série de danos para as comunidades locais e para as regiões, contribuindo também para o aumento da emissão de gases do efeito estufa. Daí a importância (e urgência) de fazê-lo de forma responsável e ecológica!

Este tipo de turismo, enquanto verdadeiramente sustentável e responsável, deve ser capaz de tornar os destinos melhores para serem vividos e visitados. Essencial para uma viabilidade, a longo prazo, da indústria do turismo no geral.


Os objetivos do turismo sustentável


A sustentabilidade no turismo assenta em vários pilares fundamentais, como a redução dos impactos ambientais, socioeconómicos e culturais das regiões.

​​​​​​​​​​​​​​​​​A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu, em 2015,​ a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, e com ela os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)

Imagem objetivos do desenvolvimento sustentável
Fonte: BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) 

 

Entre os vários objetivos, destacam-se:

  1. Crescimento Económico: Garantir que os destinos e os negócios do sector turístico sejam viáveis, competitivos e capazes de alcançar o sucesso a longo prazo;
  2. Qualidade do Emprego:  Aumentar o número de postos de trabalho locais criados na indústria do turismo, ao mesmo tempo que se garante remunerações e condições de trabalho justas e seguras;
  3. Eficiência de Recursos: Sempre que seja possível, utilizar recursos sustentáveis ​​e renováveis ​no desenvolvimento e nas operativas dos serviços do sector turístico;
  4. Diversidade Biológica: Conservar ao máximo as áreas e reservas naturais, a vida selvagem e os habitats, protegendo as vidas que se encontram debaixo de água e sobre a terra;
  5. Cuidado Ambiental: Proteger a terra, o ar e a água da poluição, lixo e outros resíduos que possam ser causados pelos negócios do sector turístico bem como pelos seus visitantes.

Como ser um turista sustentável?

O turismo é responsável por cerca de 8% das emissões de gases do efeito estufa - um número bastante significativo. Portanto, existe mesmo a necessidade de focar na sustentabilidade por parte da indústria, mas também de uma maior consciência da parte dos turistas.

É certo que os negócios e organizações do sector turístico têm um maior papel no que diz respeito à adoção de medidas que assentem na sustentabilidade do turismo. Porém, também nós, enquanto cidadãos e turistas, podemos - e devemos! -  fazer a nossa parte. 

Há certas formas de cada um de nós tornar-se num turista mais sustentável. Quer seja através das escolhas que fazemos antes de decidir o próximo destino de férias, ou através das pequenas atitudes postas em prática durante os dias de descanso. Eis algumas delas:


  • Evitar viagens de avião

  • Porque não aproveitar as próximas férias para conhecer ainda melhor o nosso lindo Portugal? Repleto de locais maravilhosos, percorrer vários locais do nosso país pode ser feito recorrendo a outro tipo de meio de transporte que não seja o avião, já que este é bastante poluente.

    No caso de não haver outra hipótese a não ser viajar de avião, o ideal é priorizar os voos diretos e/ou segundas deslocações através de comboio, autocarro ou barco.


  • Apoiar o comércio local

  • Optar pela compra e consumo de produtos regionais e artesanais é uma ótima forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a manutenção dos postos de trabalho dos produtores locais.

    Além de ser um apoio e incentivo ao comércio local, tem também um papel fundamental na contribuição para uma economia mais justa e valorização da região. 

    Aproveitar as viagens para conhecer produtos típicos da região e para comprar lembranças para toda a família é sempre uma excelente forma de apoiar o pequeno comércio tradicional e ajudar a solidificar postos de trabalho.


  • Escolher alojamentos com práticas sustentáveis

  • Na hora da escolha da estadia do próximo destino de férias, optar por pesquisar ofertas de alojamentos sustentáveis tem sido a prioridade de muitos turistas. Felizmente, as opções são cada vez maiores!

    As certificações de sustentabilidade são a melhor forma de comprovar se um determinado hotel ou alojamento segue os padrões internacionais de boas práticas de sustentabilidade no turismo.


    A certificação da sustentabilidade do turismo


    O turismo sustentável tem apresentado um crescimento exponencial, o que demonstra, também, uma maior sensibilidade para as questões ambientais.

    Para além da crescente preocupação com a conservação e gestão dos recursos, a certificação de sustentabilidade no turismo resulta também da existência de um novo perfil de turista: um turista mais consciente e informado, que seleciona o seu destino de férias com base em critérios ambientais e sociais. 

    Este turista procura tomar decisões mais informadas, priorizando destinos turísticos e alojamentos que assentem em práticas sustentáveis e ecológicas. Desta forma, é urgente que o sector turístico responda às necessidades deste tipo de turista, incorporando questões de sustentabilidade nas suas práticas, o que permite adquirir uma maior vantagem competitiva.

    É nesse sentido que as certificações de sustentabilidade assumem a sua importância. Para os empresários do setor turístico que queiram diferenciar-se pelo seu compromisso ambiental, possuir uma certificação de sustentabilidade é o primeiro passo!

    Estes selos de sustentabilidade comprovam que uma determinada empresa/negócio do sector turístico adota processos sustentáveis e cumpre os padrões estabelecidos para o turismo sustentável, priorizando a sustentabilidade nas suas operações, tais como:

    • Gestão eficiente de resíduos;
    • Sistemas de energia solar;
    • Captura e utilização da água da chuva;
    • Sistema de luzes LED;
    • Redução do uso de plástico e de água.

    Uma certificação de sustentabilidade permite conquistar a visibilidade e confiança dos hotéis/alojamentos, por parte dos turistas que procuram opções mais amigas do ambiente. 

    É uma excelente forma de os ajudar a saber quais os locais que estão verdadeiramente a adotar medidas e práticas ambientais responsáveis.

     

    Quais são as certificações de sustentabilidade existentes?

    Os critérios e requisitos de cumprimento para obtenção de cada selo de sustentabilidade pode variar, e fica ao critério de cada negócio decidir qual a certificação que deseja obter.

    São vários os selos de sustentabilidade existentes. Entre os mais reconhecidos encontram-se os seguintes:

    • Biosphere;
    • Travelife;
    • ISO14001
    • Earth Check;
    • Green Globe;
    • Green Growth 2050.
    Imagem selos de sustentabilidade

    Como é que os hotéis obtêm os seus selos? 

    Numa primeira fase, a documentação requerida pelos critérios da certificação são enviados através da plataforma da entidade certificadora, para que os hotéis possam demonstrar se efetivamente garantem o cumprimento dos critérios pretendidos. 

    No caso da certificação Biosphere são 35 as ações sustentáveis que o local deve cumprir (nas áreas ambiental, sociocultural e nos processos internos de gestão.) 

    Para quem desejar obter a certificação Travelife, o número de requisitos a cumprir é ainda maior. São 126 critérios e dizem respeito às áreas ambiental, direitos do trabalho, direitos humanos, entre outras. 

    Numa fase posterior, são realizadas auditorias presenciais no hotel/alojamento por parte das entidades responsáveis pela certificação.


    Na Colmol ajudamos hotéis a obterem o seu certificado! 


    Trabalhamos diariamente em prol de um mundo mais sustentável e saudável. 

    Através do nosso processo de produção cada vez mais clean e amigo do ambiente, trabalhamos com componentes orgânicos que tornam os nossos produtos ainda mais apetecíveis, sem nunca dispensar o conforto que tanto os caracteriza.

    Para o fabrico dos nossos colchões sustentáveis, 33% das matérias primas utilizadas são feitas à base de garrafas de água sendo que, para cada colchão sustentável da Colmol, são retiradas do oceano cerca de 30 garrafas de 0,5L.

     

    Imagem colchão sustentável Colmol

     


    Além disso, o sistema de colchões enrolados e comprimidos por nós utilizado em alguns produtos, permite menores taxas de emissão de carbono e melhor pegada de Ozono. Neste tipo de produtos, também o transporte se torna mais simples e, por sua vez, mais ecológico!

    Os empresários do setor turístico que contam com a ajuda da Colmol no interior dos seus hotéis podem, assim, distinguir-se dos demais por contribuírem para o desenvolvimento sustentável e responsável do sector. 

    Escolhas sustentáveis no interior dos hotéis e alojamentos tornam-nos mais atrativos para turistas ecoconscientes, e são o primeiro passo rumo a um selo de sustentabilidade capaz de aumentar a reputação no mercado.

    A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

    Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do:

    • telefone para o número +351 300 600 110
    • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt
    Quando o assunto são escolhas conscientes… estamos sempre disponíveis para ajudar! 🧡

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos