Porque o colchão de molas afunda?
Índice
O afundamento de um colchão não compromete apenas o conforto, mas também pode influenciar negativamente na qualidade do sono e da postura. Entender as razões por detrás do afundamento é crucial para prevenir de forma eficaz um problema que afeta inúmeras pessoas.
Porque o colchão de molas afunda?
Ter um colchão de molas que afunda é algo que pode ocorrer ao longo do tempo devido a diversas razões.
Uma das principais causas do afundamento passa pelo desgaste natural (e, de certa forma, quase inevitável) resultante do uso contínuo do colchão. As molas que compõem a base de suporte podem perder a sua firmeza e elasticidade com o tempo, especialmente nas áreas do colchão mais utilizadas.
Mas não só! Um colchão de molas também afunda se não for rodado/virado com frequência! Apesar de ser uma prática super fácil de cumprir para evitar que o colchão afunde é, provavelmente, das mais negligenciadas.
Virar e/ou rodar o colchão é um procedimento recomendado para garantir um desgaste mais uniforme e prevenir a acumulação de pressão em áreas específicas. Um colchão que não é virado e/ou rodado com frequência pode levar a uma distribuição desigual do peso e, consequentemente, ao afundamento de certas regiões do colchão. Além disso, esta é uma prática que permite aumentar a durabilidade do colchão!
Colchões de molas de qualidade inferior também podem ser mais suscetíveis ao afundamento. Materiais de baixa durabilidade podem acelerar o processo de desgaste do colchão, tornando-os mais propensos a apresentar sinais de afundamento mais cedo do que modelos de alta qualidade.
Assim, para prolongar a vida útil de um colchão de molas e minimizar o risco de afundamento, é muito importante que sejam seguidas todas as instruções do fabricante, rodar/virar conforme recomendado e investir em colchões de qualidade que ofereçam durabilidade a longo prazo.
O peso corporal importa!
A variação do peso do corpo também está diretamente ligado com o afundamento dos colchões de molas. O impacto do peso corporal sobre as molas não se reflete apenas na durabilidade do colchão, mas também pode ser um fator crucial na manutenção de um suporte adequado durante o sono.
Pessoas com pesos mais elevados provavelmente notarão um desgaste mais rápido nas áreas do colchão onde o corpo exerce uma pressão mais concentrada. As molas localizadas nessas regiões podem perder a resistência ao longo do tempo, levando a que o colchão afunde. Por outro lado, os corpos mais leves não exercem tanta pressão sobre as molas, prolongando a vida útil do colchão.
Além disto, também os diferentes padrões e posições de sono desempenham um papel importante na distribuição do peso sobre o colchão. Se uma determinada área do colchão é mais frequentemente usada e suporta mais peso do que as outras, pode haver um desgaste desigual, levando ao afundamento nessa região.
Se uma parte significativa do peso corporal ou pressão durante o sono estiver concentrada no centro, automaticamente o colchão vai afundar no meio. Este aspeto é especialmente comum em casais, já que é no centro do colchão que se concentra a maior parte do peso.
Pessoas que mudam as posições de sono com frequência podem, por outro lado, distribuir o peso de maneira mais uniforme sobre o colchão. No entanto, mesmo estes padrões de sono dinâmicos podem levar ao afundamento do colchão se este não for rodado e/ou virado para compensar o desgaste acumulado.
Quais as melhores soluções para evitar que o colchão afunde?
Existem várias soluções práticas que podem ajudar a evitar o afundamento de colchões de molas, proporcionando não apenas um alívio imediato, mas também contribuindo para prolongar a durabilidade do colchão.
Embora não seja possível, por exemplo, consertar um colchão que afundou no meio, é possível evitar ou retardar o problema.
Dentro das soluções, destaca-se o uso de toppers de colchão, almofadas de suporte e outros produtos projetados para melhorar o conforto e corrigir problemas de afundamento.
Investe num topper!
Quer seja por razões de higiene ou pelo desgaste natural que ocorre ao longo do tempo, os colchões passam por um processo de deterioração, perdendo a firmeza e adaptabilidade inicial.
Os toppers - ou sobre-colchões -, como verdadeiros aliados do conforto, entram em cena para aprimorar as características dos colchões que ainda estão em boas condições.
Funcionando como uma espécie de cobertura para o colchão (já que é colocado sobre ele), um topper proporciona uma camada adicional de amortecimento e suporte. É uma ótima opção para ajudar a evitar (ou disfarçar) pequenos afundamentos, proporcionando uma superfície de sono mais uniforme e confortável.
Procuras um colchão que não deforma? Temos a solução!
Embora todos os colchões eventualmente passem por algum grau de desgaste ao longo do tempo, existem alguns tipos específicos de colchões e materiais que tendem a ser mais resistentes à deformação.
Colchões feitos de espuma de alta densidade têm uma maior concentração de material, o que geralmente resulta numa maior resistência ao afundamento e deformação. A espuma de alta densidade proporciona um suporte mais duradouro e é conhecida por manter a forma durante mais tempo.
Optar por colchões de molas ensacadas de alta qualidade pode reduzir o risco de deformação. Este tipo de colchões são projetados para minimizar a transferência de movimento e proporcionar suporte individualizado.
Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura.
Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::
- telefone para o número +351 300 600 110
- ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt
Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡