Puericultura: o que é, a quem se aplica e qual a sua importância
Puericultura: o que é?
A puericultura é uma área da medicina e da saúde que se dedica ao acompanhamento e cuidado da criança desde o nascimento até a adolescência, com foco no seu desenvolvimento físico, emocional e social. O termo "puericultura" deriva do latim "puer" (criança) e "cultura" (cuidado), refletindo o seu objetivo principal: promover o bem-estar e o crescimento saudável das crianças.
Os profissionais de puericultura, como pediatras, enfermeiros pediátricos e outros especialistas em saúde infantil, desempenham um papel fundamental no monitoramento do desenvolvimento infantil, na prevenção e tratamento de doenças infantis, na educação dos pais sobre os cuidados com os filhos e na promoção de práticas saudáveis de criação e alimentação.
Muitas vezes confundida com pediatria, ou apenas se relaciona com produtos para bebés e crianças, a puericultura compreende a criança como um todo. Quer isto dizer que analisa a própria criança, a sua família e o contexto sociocultural em que se insere. Aqui, também a parte biológica e psicológica são tidas em conta.
Assim sendo, a puericultura promove e protege a saúde dos recém-nascidos, das crianças e dos adolescentes, dando uma atenção integral e compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com as suas próprias particularidades.
Qual a função da puericultura?
A função principal da puericultura é promover o crescimento saudável e o desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até a adolescência. A puericultura visa garantir que estas cresçam de forma saudável, atingindo todo o seu potencial físico, cognitivo, emocional e social.
Acima de tudo, a puericultura é uma espécie de “medicina preventiva para crianças”. Por ser dedicada à deteção precoce de problemas, o serviço de puericultura diferencia-se do diagnóstico e do tratamento clínico.
Nesta subespecialidade da pediatria, o pediatra terá condições de detetar precocemente quaisquer problemas de saúde e intervir assim que essas alterações forem detetadas. A puericultura tem um papel fundamental no monitoramento dos fatores de risco ao longo do desenvolvimento da criança.
Até que idades se aplica?
A puericultura aplica-se a um bebé desde os seus primeiros dias de vida e prolonga-se até ao final da adolescência. Na verdade, uma futura mãe até pode procurar um profissional de puericultura antes de dar à luz, para que este faça uma consulta pré-natal e o acompanhamento do bebé desde o seu nascimento. Assim, também poderá receber orientações sobre a amamentação e a família criando desde logo alguma ligação com o profissional que irá acompanhar os seus filhos durante os primeiros anos de vida.
Puericultura para recém-nascidos
O ideal é que ofereça um acompanhamento médico ao seu bebé logo nos primeiros dias de vida, mesmo que não haja nenhum sinal de doença. A primeira consulta do mesmo deve ser logo até aos 7 dias após o nascimento e depois outra consulta quando tiver um mês, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses.
Neste período, as principais preocupações dos pediatras são as orientações sobre o aleitamento natural, vigilância da curva peso/altura, vacinação, prevenção de acidentes e normalidade do desenvolvimento, bem como adequada supervisão higiénica, dietética, comportamental e nutricional.
Puericultura para crianças e adolescentes
À medida que o bebé cresce e se torna numa criança – e, mais tarde, num adolescente –, o acompanhamento pode ser menos frequente. Este envolve, principalmente, cuidados com nutrição, higiene em geral, adaptações à vida escolar, prática de atividade física e acompanhamento de aspetos psicoafectivos e emocionais.
As etapas da puericultura
As etapas da puericultura podem variar ligeiramente dependendo do sistema de saúde, das diretrizes do Ministério da Saúde e das práticas específicas dos diferentes profissionais de saúde.
No entanto, de maneira geral, a puericultura em Portugal segue um modelo semelhante ao de outros países e tem como etapas principais:
Consulta pré-natal:
- Durante a gravidez, as futuras mães recebem cuidados de saúde pré-natal, que incluem exames médicos, orientações sobre nutrição, amamentação e exercícios de preparação para o parto. Esta pode ser considerada uma etapa inicial de puericultura, pois visa a saúde da grávida e do futuro bebé.
Nascimento:
- Após o nascimento, o recém-nascido é examinado por um médico ou enfermeiro pediátrico para avaliar o seu estado de saúde. Os pais geralmente recebem informações sobre os próximos passos em relação aos cuidados gerais a ter.
Cuidados neonatais:
- Nos primeiros dias de vida, o bebé é avaliado relativamente ao ganho de peso, amamentação (ou fórmula), e são realizados checkups de rotina, como exames do ouvido, do coração e do reflexo de sucção.
Consultas de puericultura regular:
- Após os primeiros dias, o bebé tem consultas regulares de puericultura. Estas consultas costumam ser agendadas de acordo com um calendário específico, geralmente no primeiro mês de vida e, posteriormente, a cada dois ou três meses no primeiro ano, e depois a cada seis meses até a adolescência.
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento:
- Durante as consultas de puericultura, o profissional de saúde mede o crescimento do bebé (peso, altura, circunferência da cabeça) e avalia o seu desenvolvimento motor, cognitivo e social. Os pais recebem orientações sobre a alimentação, segurança e outros aspectos relacionados com o cuidado do bebé.
Imunidade:
- Durante as consultas de puericultura, as vacinas recomendadas são administradas de acordo com o calendário de vacinação infantil, ajudando a proteger o bebé contra várias doenças infecciosas.
As principais diferenças entre a puericultura e a pediatria
Apesar de serem duas áreas relacionadas com a saúde infantil, há diferenças entre a puericultura e a pediatria, uma vez que têm focos e abordagens ligeiramente diferentes.
Quais são as recomendações da OMS relativamente à puericultura?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou recentemente alguns dos pareceres relativos à puericultura. Entre eles, que se deve reduzir a intervenção médica desnecessária durante o parto. Cada trabalho de parto é único, além disso a duração da primeira etapa do processo varia de uma mulher para outra. Assim, a intervenção médica deverá ficar reduzida a eventualidades nas quais é necessária. Para além disso, as mulheres em processo de parto devem ser incluídas nas tomadas de decisões sobre os cuidados que recebem.
Já nas crianças e adolescentes, a OMS revela preocupação com o comportamento sedentário e a saúde do sono. Grande parte das crianças e adolescentes não são suficientemente ativos fisicamente, nem dormem o número de horas recomendadas. Novas diretrizes da agência pedem que pais e escolas atentem nessa questão.
Artigos de Puericultura na Colmol
Na Colmol encontrarás artigos de puericultura para dar o melhor cuidado ao teu bebé/criança durante o sono.
A começar por uma almofada de bebé Anti-Ácaros, ideal para bebés alérgicos ou pais que procuram proporcionar um descanso saudável. O colchão de berço tem a melhor suspensão para o bebé, bem como espumas de células abertas para um melhor fluxo de ar, fibra hipoalergénica, um excelente controlo térmico e elasticidade e conforto do tecido Stretch.
Coloca o protetor de berço Aloe Vera Impermeável no colchão, Hiper-transpirável e confecionado com tecido 100% algodão orgânico, para proporcionar um toque extra-suave.
O mesmo pode ser dito sobre o Lençol de Berço Respira Impermeável, que protege o colchão contra líquidos e permite que a pele da criança respire, proporcionando um descanso sem suor. Impermeável e Respirável, excelente capacidade térmica e conforto e toque extra-suave com tecido 100% algodão orgânico.
É fundamental que as famílias adotem medidas preventivas para assegurar às suas crianças um futuro mais saudável. Esse é o papel da puericultura. Partilha connosco algumas dicas sobre este tema, queremos saber tudo!
Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura.
Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::
- telefone para o número +351 300 600 110
- ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt
Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡