Aromaterapia: aromas que curam

O que é a aromaterapia? Há benefícios na saúde e no bem-estar? Como funcionam os difusores de aromaterapia? Conheça as respostas a estas perguntas e fique a conhecer de que forma as almofadas podem ser usadas nesta prática.

 

colmol-almofadas-de-aromaterapia

O que é aromaterapia?

Já reconhecida como um recurso terapêutico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a aromaterapia é a arte de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente. É uma terapia holística que usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais na prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e emocionais.

O termo é bastante explicativo por si só: aroma significa odor e terapia, tratamento. Desta forma, a aromaterapia propõe-se a melhorar a saúde e o bem-estar.

A aromaterapia é uma prática milenar. Desde há muito tempo que há registos sobre a utilização de plantas medicinais aquando da existência de maleitas e/ou distúrbios que não eram considerados comuns — e antes da evolução da medicina. Esta prática foi sendo transportada ao longo de séculos para os dias de hoje, e dado que atualmente se verifica um crescente interesse no estudo de terapias complementares à medicina convencional, também a aromaterapia ganhou um grande número de interessados que a têm vindo a desenvolver e a aplicar em todo o mundo.

Na prática, a aromaterapia é a aplicação terapêutica de óleos essenciais através de diversas formas como banhos, massagens, compressas ou difusão no ambiente.

A aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, podendo mesmo modificar o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que o cheiro de óleos específicos altere o estado mental.

Benefícios da aromaterapia

Cada pessoa é diferente e, naturalmente, reage de forma diferente, mas a aromaterapia serve para diferentes objetivos e tem diversas aplicações benéficas para a saúde e bem-estar.

Entre os benefícios apontados pela aromaterapia encontra-se o alívio de sintomas de ansiedade e stress, um sentimento revigorante, o amenizar de dores musculares, o auxílio na concentração, o amenizar de dores crónicas, a sensação de calma e tranquilidade, melhores noites de sono, ajuda no tratamento de doenças respiratórias (como asma) e, claro, uma sensação de bem-estar geral. No caso concreto de recém-nascidos, um suave aroma pode ajudar o bebé e os pais a dormir melhor.

 

Difusores de aromaterapia – o que são e como funcionam?

Os difusores de aromas são pequenos objetos com um design geralmente apelativo que, tal como o nome indica, difundem no ambiente os aromas escolhidos. A névoa produzida é composta por partículas de água e óleo essencial.

Há muitos e variados tipos de difusores, alguns com temporizador – mandam uma névoa de tempos a tempos, - os mais tradicionais, alguns até são incorporados em humidificadores. O essencial é que o equipamento não altere a fórmula do óleo de onde deriva o aroma, preservando as propriedades terapêuticas.

Uma almofada pode ser um difusor de aromaterapia?

Se há difusores em tantas formas e feitios, e a aromaterapia pode ser aplicada de tantas formas diferentes, é justa a questão: uma almofada pode servir de difusor de aromaterapia?

As almofadas com aromaterapia da Colmol são tão boas ou melhores do que qualquer difusor. Mantêm o aroma de forma suave, mas permanente durante seis meses. Não se desligam automaticamente, como alguns aparelhos eletrónicos, não precisam de pilhas ou de serem ligadas à corrente. Uma vez que o cheiro imitido é constante, não há alturas em que este é mais forte entrecortadas por alturas em que é impercetível.

É certo que o aroma pode dissipar-se ao fim de seis meses, mas pode reforçá-lo com óleos essenciais do cheiro respetivo: a espuma de memória dentro da almofada é capaz de o absorver.

 

Almofadas viscoelásticas de aromaterapia: as opções Colmol

Qual é o aroma que gostavas que te envolvesse enquanto adormeces? Camomila, Eucalipto, Lavanda ou Citrus? Escolhe o aroma que mais te deixa relaxado com a gama premium da Colmol: Almofada Viscoelástica de Aromaterapia.

A Aromaterapia utiliza aromas relaxantes para ajudar as pessoas que sentem dificuldade em adormecer ou que se sentem muito agitados durante a noite. Dorme melhor, de forma mais tranquila, relaxante e profunda com esta almofada de viscoelástica baseada em água, que alivia a pressão da cabeça e pescoço, e ainda possui orifícios que a tornam mais respirável.

Para ainda maior sensação de frescura, a capa de almofada com tecido Iceberg proporciona uma sensação instantânea de frescura ao dissipar o calor instantaneamente. O resultado é uma sensação de frescura que ajuda o corpo a permanecer fresco, para que adormeças mais rápido.

Quais são os benefícios de cada aroma?

Apesar de os aromas partilharem vários benefícios para a saúde e o bem-estar, alguns são específicos de cada odor. Vejamos:

colmol-almofada-aromaterapia-camomila Camomila

  • Proporciona tranquilidade e traz serenidade
  • Previne doenças porque preserva antioxidantes de forma mais estável do que o chá
  • Ação analgésica para dores musculares
  • Ameniza as cólicas
  • Favorece a digestão
  • Alivia condições dermatológicas

colmol-almofada-aromaterapia-eucalipto Eucalipto

  • É indicado como descongestionante
  • Proporciona relaxamento, principalmente na hora de dormir
  • Tem propriedades antitérmicas – ajuda a baixar as febres
  • Pode ser usado como antibacteriano
  • Repele insetos
  • Repele o odor de chulé
  • Ajuda à concentração

colmol-almofada-aromaterapia-lavanda Lavanda

  • Pode auxiliar no tratamento de insónias, depressões e ansiedade
  • Tem propriedades analgésicas no caso de dores de cabeça
  • Evita perdas de cabelo
  • É eficaz contra as náuseas
  • Ajuda a combater o acne

colmol-almofada-aromaterapia-citrusCitrus

  • Contribui para a perda de peso
  • Aumenta o desempenho no exercício
  • Alívio do stress
  • Antioxidante
  • Pode ser usado como antibacteriano

As almofadas de aromaterapia usam óleos essenciais?

O aroma impregnado nas almofadas Colmol provém dos materiais no interior das mesmas. No entanto, uma vez que o cheiro se dissipa ao fim de seis meses, é possível – e aliás aconselhado – que se reforce o mesmo recorrendo a óleos essenciais do odor original da almofada.

 

Em conclusão…

Há muitos benefícios associados com aromaterapia, seja ou não aplicada sobre a forma de difusores. Melhor do que utilizar esses equipamentos, é apostar numa almofada com aromaterapia da Colmol, para noites de sono muito tranquilas.

Contacta-nos através de suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt