Como escolher o colchão ideal para ti? Tudo o que precisas saber antes de escolher o teu.

Na altura de adquirir um novo colchão, há várias opções à disposição do consumidor, de tal forma que a escolha pode ser difícil. Qual colchão comprar? Nós ajudamos.

colchao-colmol

Tipos de colchão

Colchão de molas

Dentro dos colchões de molas, há três tipos: molas ensacadas, mola SSW e a mola SPA.

O sistema de molas ensacadas garante uma boa firmeza e proporciona maior conforto ao teu descanso. A homogeneidade deste sistema mantém uma excelente independência das camas. Isto deve-se ao facto de cada mola ser colocada num saco individual que, juntamente com a rede, forma um núcleo sólido no colchão. O que é certo é que garante resistência e bom descanso.

Mais firme e tradicional, a mola SSW — também apelidada de mola Bonnell — era muito usada no passado. A suspensão dinâmica e progressiva deste sistema está adaptada a pessoas ativas e corpulentas, que mudam com frequência de posição durante o sono. Aliás, esta firmeza ortopédica favorece a liberdade de movimentos.

Quase como se de um upgrade para a mola SSW se tratasse, a mola SPA é um sistema constituído por ainda mais molas, que reforçam o suporte proporcionado por estes colchões e conferem maior apoio à coluna. Também vêm equipados com suspensão adaptativa e reativa a qualquer movimento do corpo.

colchao-colmol-2

Colchão de espuma

Quando falamos de colchão de espuma, referimo-nos à espuma soft ou de poliuretano. Mais usada em produtos mais firmes, tem um comportamento linear. É uma camada de suporte ortopédica de alta densidade, que absorve progressivamente os pontos de pressão para a sustentabilidade da coluna vertebral.

Este tipo de colchões oferece a melhor combinação de firmeza, conforto suave adaptável e envolvente, e durabilidade todas as noites.

colchao-colmol-zoom

 

Colchão viscoelástico

A espuma viscoelástica é muito fofa e recupera a sua forma original rapidamente. Oferece um nível de conforto superior, acompanha as formas naturais do corpo, é totalmente ergonómica e alivia os pontos de pressão (pés, ancas, ombros e cabeça), ao mesmo tempo que assegura a sustentabilidade da coluna vertebral. O colchão deste material é durável e respirável.

 

Medidas dos colchões

Uma das primeiras preocupações na procura do colchão ideal é o tamanho do mesmo. Quem dorme sozinho pode apostar num colchão com pelo menos 90 cm de largura. Já para quem dorme acompanhado, o colchão ideal não será inferior a 150cm, para que ambos tenham espaço suficiente para se mexerem sem alterar a qualidade do sono. Já em relação ao comprimento, este deverá ser pelo menos 10 cm maior do que a pessoa mais alta que dormir nessa cama.

 

Aspetos a ter em conta:

Posição em que se dorme

A estrutura corporal e as posições favoritas para dormir fazem a diferença. Cada pessoa tem o seu tipo de sono e diferentes necessidades. A posição em que dormimos pode influenciar vários aspetos relacionados com a nossa saúde, mas também ditará qual o colchão que deves comprar.

🛏️ De barriga para cima ou para baixo

Dormir de barriga para baixo implica uma almofada fina, pouco espessa e bastante macia, para que a cabeça não fique demasiado acima do resto do corpo e não cause tensões no pescoço e coluna.

🛏️ De lado

Esta é a melhor posição para proteger a coluna, mas para que realmente seja relaxante é bom colocar uma almofada ajustada ao pescoço. Quem prefere esta posição deve optar por uma almofada mais espessa, que respeite o alinhamento da coluna com a cabeça.

Além disso, quando se dorme para o lado esquerdo, os alimentos conseguem passar mais facilmente pelo intestino, o que favorece a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunológico.

Firmeza

Quando deitado, a coluna deve estar alinhada corretamente. Cada pessoa deve perceber qual a firmeza adequada às suas necessidades individuais: nem demasiado macio, nem demasiado duro.

Escolher o grau incorreto de firmeza pode levar a danos graves na coluna vertebral, stress desnecessário e desconforto nas costas. Se o colchão é muito macio, pode dar pouca ajuda à coluna vertebral e todo o corpo vai afundar. Isso leva a problemas de costas constantes. Naturalmente que qualquer um destes fatores irá prejudicar o descanso reparador, tão necessário no nosso dia a dia.

🛏️ Suave

Ideal para quem adora sentir-se delicadamente envolvido no colchão e que, por norma, dorme de lado. Normalmente estes colchões têm na sua composição uma generosa camada viscoelástica que proporciona um conforto extraordinário.

🛏️ Intermédia / Firme

Para suporte total e manter a coluna direita, ao mesmo tempo que oferece conforto, os colchões intermédios ou firmes têm na sua composição materiais que lhes conferem uma firmeza que é compensada pela presença de viscoelástica em ambos os lados do colchão. Aconselhável a pessoas que dormem em qualquer posição.

 

Antes de escolher o colchão ideal para si:

Avalie as suas necessidades

O colchão ideal para cada pessoa é aquele que corresponde às suas necessidades de sono específicas e proporciona o maior nível de conforto. Pelo que, antes de tomar uma decisão sobre o colchão que irá comprar, deverá gastar algum tempo a ponderar sobre as suas preferências e até necessidades em termos de saúde.

Faça uma pesquisa

Hoje temos o mundo na palma da mão: o acesso à Internet abriu os nossos horizontes. Toda a informação pode ser consultada em qualquer lugar. Pesquisa sobre o assunto, toma conhecimento das tuas opções e farás uma decisão informada.

Peça ajuda a um especialista

Por vezes, o melhor que temos a fazer é pedir ajuda a quem domina o assunto. A Colmol tem várias formas de contacto, para que possas informar-te junto de especialistas.

Experimenta antes de comprar

Se possível, experimenta vários colchões antes de adquirires algum. Afinal, também experimentamos a roupa na loja antes de a comprar, não é verdade?

Podes experimentar colchões de vários tipos em qualquer loja Colmol. Aconselhamos que permaneças deitado/a durante alguns minutos, para te aperceberes realmente das características do colchão e perceberes se é aquele que realmente pretendes.

 

Qual colchão comprar?

Independência de movimento – um mexe, o outro não sente

Os colchões de molas ensacadas agrupam cada mola num saco individual, unindo as molas na mesma rede. A firmeza e homogeneidade do sistema de molas mantém uma excelente independência das camas. Esta mola, por ser individualizada, tende de ser a melhor opção para casais de pesos diferentes.

Liberdade de movimento – gosta de mexer-se durante o sono

Os colchões de mola SPA foram feitos para pessoas ativas e corpulentas, que mudam com frequência de posição durante o sono – este sistema favorece a liberdade de movimentos. Sem muito esforço é possível trocar de posição facilmente, assim como levantar-se da cama. 

Espuma

Quem está habituado e genuinamente aprecia um colchão de espuma, não o troca por um de molas. São colchões que mantêm a estabilidade da coluna, têm uma receção do corpo muito confortável, mas não dão liberdade nem independência de movimentos. As pessoas que dormem neste tipo de colchão não alteram a posição de dormir com frequência e gostam de se sentir envolvidas pela espuma.

 

Tem em atenção a manutenção e limpeza do colchão

Todos os colchões incluem certificado de garantia. Nela consta a forma mais correta de fazer a manutenção do mesmo. A Colmol garante ao proprietário a reparação de todo o defeito de fabrico durante um prazo de 2 anos.

Há algumas ações que deves pôr em prática de forma a assegurar a durabilidade do colchão. Deixar o quarto ventilar é a forma mais eficiente de criar um ambiente com menos humidade. Desta forma, conseguirás remover odores desagradáveis causados pela absorção do suor noturno. Também não deves fazer a cama imediatamente depois de te levantares, principalmente no Inverno. Vira o colchão ao contrário uma vez por mês.

No que se refere a limpeza, podes aspirar o colchão, para retirar o excesso de pó e possíveis ácaros que estejam na superfície. Para tirar as manchas e odores podes utilizar bicarbonato de sódio – que possui uma ação antibacteriana – na superfície do colchão, mas sem esfregar. Deixa atuar durante 30 minutos e retira com o aspirador.

 

Substitui o colchão sempre que necessário

Quando adquirimos um colchão, podemos pensar que será aquele em que dormiremos para o resto da vida, mas isso nem sempre é verdade. Se já se passaram alguns anos e sentes que o colchão não corresponde às tuas necessidades do sono, não hesites em trocar. O nosso colchão ideal pode não ser o mesmo com o decorrer do tempo.

 

Onde posso comprar o colchão ideal?

Na Colmol poderás encontrar todos os produtos acima mencionados e ainda outros, qualquer que seja o mais indicado ao teu caso específico. Na loja online poderás encontrar vários colchões e ler as propriedades de cada um, para encontrar aquele que será o teu par perfeito em noites de sono muito relaxantes.

Contacta-nos através de suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt