Como escolher o colchão ideal para o teu bebé

bebé a dormir num berço

Uma das partes mais bonitas de esperar o nascimento de um bebé passa pela montagem do quarto. Pensar na decoração, nos móveis, organizar as primeiras roupas… Toda a preparação é feita de forma cuidada e, acima de tudo, a pensar na tranquilidade e bem-estar do bebé nos primeiros tempos de vida.

Conforto e segurança são duas palavras-chave que devem caracterizar o descanso dos nossos bebés. 

Durante os primeiros 5 anos de vida, os bebés e as crianças passam, pelo menos, metade do dia num ambiente de sono. Portanto, os produtos que fazem parte do descanso têm de ser seguros, uma vez que é nesse ambiente que os bebés e as crianças passam a maior parte do tempo.

Mais do que garantir uma roupa de cama confortável ou a almofada mais ergonómica, é essencial priorizar a escolha do colchão ideal para o bebé. Afinal, nos primeiros anos de vida, os bebés passam tanto - ou mais - tempo a dormir do que acordados!

A importância do sono dos bebés

O sono é fundamental para o bom desenvolvimento do bebé, uma vez que é através dele que se processam várias fases essenciais do crescimento. Uma boa higiene do sono nos bebés permite o seu bom desenvolvimento cerebral, a consolidação da memória e atenção, a libertação de hormonas cruciais ao crescimento, entre outros. 

A National Sleep Foundation recomenda que os bebés recém nascidos (dos 0 aos 3 meses) durmam entre 14 e 17 horas enquanto que, dos 4 aos 11 meses, os bebés devem ter entre 12 e 15 horas de sono por dia. 

No entanto, na maioria das vezes - e para a infelicidade de todos os pais que nos lêem! - este espaço temporal não é concretizado. Devido às necessidades de alimentação, o sono do bebé é dividido em períodos mais curtos, principalmente no período da noite.

Hábitos saudáveis de sono são uma grande ajuda no desenvolvimento físico e psicológico dos bebés. Aliado a isso, está a escolha de um bom colchão! 

Como escolher o colchão de berço? 

O melhor colchão de bebé depende de vários fatores, como a idade e hábitos de sono. Sendo que os primeiros meses de vida do bebé são essenciais para um desenvolvimento saudável, nada melhor que proporcionar-lhe um ambiente de descanso acolhedor, seguro e tranquilo. O berço onde irá passar a maior parte do seu tempo precisa de um colchão de qualidade e que, ao mesmo tempo, garanta conforto e segurança.

Mas, afinal, como escolher o melhor colchão de bebé? Esta não precisa de ser uma tarefa complicada, mas tem de ser consciente! Segue as nossas dicas para uma escolha acertada.

Fatores importantes a considerar ao comprar colchão de bebé

  • Tamanho

  • O colchão deve sempre respeitar o tamanho do berço do bebé. Não pode sobrar nem faltar espaço entre o colchão e as grades do berço, uma vez que isso pode comprometer a segurança do bebé durante o descanso.

    Dimensões de colchões inapropriados - como colchões demasiado pequenos em relação aos berços - foi um dos muitos aspectos alvos do estudo da Comissão Europeia. Este estudo conduziu à elaboração das novas normas de segurança, assentes na segurança dos produtos de descanso de recém-nascidos e crianças de tenra idade.

    As medidas de colchão mais comuns são 60x120 e 70x140 e, na hora de escolher, é importante saber quais as dimensões exatas do berço para não errar na compra do colchão.

  • Tipo de colchão

  • Em relação ao material dos colchões de berço, e à semelhança dos colchões de adulto, existem duas opções principais: os colchões de espuma e os colchões de molas.

    O tipo de modelo mais procurado é, sem dúvida, o colchão de espuma: oferece maior estabilidade e segurança, enquanto que respeita a curvatura da coluna do bebé. Para bebés que têm por hábito dormir de lado, o colchão de espuma viscoelástica é uma das opções preferidas!

  • Firmeza

  • A firmeza do colchão é, também, um dos aspetos mais importantes a ter em conta na hora de escolher o colchão de berço. Os bebés precisam de dormir em colchões que sejam firmes, e que não “afundem”. 

    Esta recomendação da procura por colchões de consistência mais dura pode parecer estranha, principalmente porque, por norma, associamos um colchão de bebé a algo mole e fofinho… mas não é bem assim! Um colchão mole e que “afunda” pode levar a acidentes graves e, por vezes, fatais como a asfixia. 

    Colchões muito moles “afundam” o corpo do bebé, podendo originar dores e malformações ou, em casos mais graves, resultar em acidentes fatais como a asfixia.

    A firmeza de um colchão pode ser testada pressionando o centro e as bordas, sendo que este deve voltar à sua forma original assim que essa pressão for aliviada. 

  • Densidade

  • A questão da densidade é aquela que pode suscitar mais dúvidas na hora de escolher o colchão ideal. A densidade de um colchão diz respeito à quantidade de espuma utilizada no seu fabrico, sendo que varia consoante a idade e peso do bebé.

    Para bebés e crianças até aos 3 anos, os colchões com densidade 18 (identificados pelo código D18) são os mais indicados. Colchões com densidade D18 são mais firmes mas, ao mesmo tempo, confortáveis para a coluna do bebé.

    A partir dos 3 anos, a densidade do colchão deve estar de acordo com a idade e o peso da criança. A regra é simples: quanto mais peso o colchão precisar de suportar, mais densidade terá de ter!


  • Material

  • De forma a proporcionares um descanso adequado ao teu bebé e, ao mesmo tempo, cuidares da sua saúde e bem-estar, é importante prestar atenção ao tipo de material do colchão de berço. 

    Este deve ser respirável e composto por materiais hipoalergénicos, protegendo o bebé de problemas respiratórios e eventuais alergias. Uma vez que é respirável, permite uma maior circulação e fluxo do ar - ideal para a prevenção de humidade e ácaros.

    Os melhores colchões para bebé

    Bebé a caminho e ainda não encontraste o colchão ideal? Os nossos colchões de berço serão certamente a escolha perfeita para um sono seguro, saudável e confortável. 

    Os nossos colchões de berço contém fibras hipoalergénicas para uma melhor adaptação ao corpo do bebé, manutenção constante da temperatura do colchão e não provocam alergias.

    Vais querer conhecê-los!


    Colchões de berço usados? Nunca!

    Reutilizar o colchão de um filho para o outro não tem problema nenhum, desde que este esteja em bom estado e não tenha perdido a sua firmeza. 

    Por outro lado, quando se trata de comprar um colchão usado a um desconhecido, o caso já muda de figura! Comprar colchões usados nunca é uma boa ideia, muito menos quando se trata de colchões de criança. Além de ser pouco higiénico, é provável que tenha a sua firmeza e forma comprometidas. 

    Além disso, há estudos que verificaram existir uma ligação entre a utilização de colchões de berço usados e a síndrome de morte súbita infantil. Um estudo realizado no Royal Hospital em Glasgow, e publicado no conceituado British Medical Journal, constatou esta relação. 

    As conclusões retiradas deste estudo verificaram uma ligação significativa entre o uso de colchões em segunda mão e as mortes, principalmente em colchões usados por crianças de uma casa diferente. Assim, as crianças que dormiam em colchões usados eram mais propensas à síndrome. 

    Segundo os cientistas, esta relação pode dever-se à presença de bactérias no colchão, resultantes da exposição a urina, saliva e leite.

    Independentemente dos factos, estudos ou suposições, o melhor é mesmo evitar a compra de um colchão de bebé usado a pessoas estranhas. Mais vale prevenir do que remediar!

    Limpeza e proteção do colchão de berço

    urina de bebé no lençol

    No que diz respeito ao sono de bebés e crianças, é quase inevitável que aconteçam pequenos acidentes, isto porque nem sempre as fraldas aguentam durante toda a noite!

    Se a criança ainda molhar a cama à noite, é importante optar por um colchão com propriedades impermeáveis e proteger o colchão com um protetor para uma maior higiene e preservação.

    A proteção dos colchões é sempre essencial, mas quando se trata de um colchão de bebé ou criança, esta deve ser uma prioridade! 

    Proteger o colchão com um protetor e/ou lençol impermeável irá simplificar (e muito!) a vida de todos os pais. Mesmo que ocorra o derrame de líquidos, como bebidas ou pequenos xixis, a limpeza será mais fácil e o risco de danificar o colchão será muito reduzido!

    As nossas recomendações

    Investir em acessórios de proteção impermeáveis permite que o uso do colchão seja o melhor e mais higiénico à medida que o bebé cresce. Já conheces os nossos favoritos?

  • Protetor de Berço Aloe Vera Impermeável

  • Fabricado com tecido 80% algodão com tratamento Aloe Vera, o nosso protetor de berço combina impermeabilidade e respirabilidade. 

    Garante a proteção do colchão contra líquidos e tem tratamento Sanitized®, eficaz na eliminação dos ácaros. Possui, ainda, uma excelente capacidade térmica e é resistente a lavagens na máquina.



  • Lençol de Berço Respira Impermeável

  • O nosso lençol protege o colchão contra líquidos e permite que a pele do teu bebé respire proporcionando um descanso sem suor. 

    É impermeável e respirável, com excelente capacidade térmica e conforto, sendo composto por um toque extra-suave com tecido 100% algodão orgânico.


     

    Podes descobrir este e outros produtos essenciais ao descanso do teu bebé na nossa secção de puericultura.

     

    Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 


    Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

    • telefone para o número +351 300 600 110
    • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

    Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos