Colchão usado: tudo o que deves saber
Índice
Numa era em que os marketplaces estão em voga, a preferência pela procura de artigos em segunda mão é crescente.
Na tentativa de encontrar boas pechinchas e oportunidades, muitas são as pessoas que recorrem a este tipo de plataformas para venderem aquilo que já não utilizam e/ou comprarem algo que lhes possa fazer falta.
Há mesmo quem perca horas e horas a fazer scroll na esperança de encontrar um bom achado que valha a pena pela questão custo-benefício. No entanto, nem todos os artigos são propícios à compra/venda em segunda mão, como é o caso de roupa interior, artigos de higiene mas também… colchões.
Estás a pensar em mudar de colchão? Será que deves procurar por colchões usados para venda? Vamos dar-te todas as respostas.
Quanto tempo dura um colchão?
Sendo a cama e o colchão as peças mais utilizadas nas tuas noites de sono, não vão durar para sempre.
Com o tempo, o colchão vai perder as suas propriedades iniciais, fazendo com que o suporte que dá ao teu corpo não fique nas melhores condições.
A maioria dos colchões costuma durar entre 7 a 10 anos antes de mostrar sinais de desgaste, por isso, na Colmol, recomendamos que substituas o teu colchão de 7 em 7 anos.
É seguro comprar um colchão usado?
É certo que a compra de um colchão novo é um grande investimento, o que leva a que algumas pessoas procurem por colchões usados para venda, uma vez que é a opção mais amiga da carteira!
Porém, comprar um colchão usado pode não ser assim tão benéfico e recomendado, principalmente no que toca à saúde - e esse já é um motivo suficiente para que seja necessário pensar duas vezes antes de o fazer.
Embora pareça a melhor solução no que diz respeito à poupança, a longo prazo os riscos podem sobrepôr-se a essa vantagem!
Descobre quais as vantagens e desvantagens da compra de um colchão usado.
As vantagens da compra de colchões usados
As vantagens da compra de um colchão usado são conhecidas. Afinal, são esses mesmos motivos que levam alguém a procurar colchões usados para venda.
Este é o fator determinante para a compra de um colchão em segunda mão. O dinheiro que se poupa é bastante notório em relação à compra de um colchão novo.
Uma pesquisa pelos vários marketplaces portugueses existentes, fez-nos concluir que um colchão usado ronda os 100€-200€. No entanto, como é óbvio, este número pode aumentar ou diminuir, dependendo da marca do colchão, das medidas e do tempo de uso.
Comprar um colchão usado, além de ser uma opção amiga da carteira é também - e acima de tudo - amiga do ambiente!
Todos os anos, cerca de 7,5 milhões de colchões acabam em aterros sanitários só no Reino Unido. Neste ponto de vista, salvar um colchão velho de uma sentença de morte pode não ser uma má ideia realmente…
Ultimamente, o mercado de colchões aumentou a sua preocupação ambiental, produzindo colchões sustentáveis feitos a partir de materiais reciclados. No entanto, em muitos casos, estes podem ter um preço mais elevado.
Comprar um colchão usado que seja sustentável e biodegradável é a melhor forma de economizar dinheiro, e ao mesmo tempo contribuir para a redução da pegada ecológica e maior preocupação ambiental.
As desvantagens da compra de colchões usados
Comprar um colchão usado pode ter mais riscos do que aquilo que imaginas. E a verdade é que o número de desvantagens ultrapassa, em grande escala, o número de vantagens.
Descobre porque não deves comprar um colchão usado.
A maioria dos colchões costuma durar entre 7 a 10 anos antes de mostrar sinais de desgaste. Ao comprares um colchão em segunda mão, o seu tempo útil de vida já se encontra reduzido.
Quem compra um colchão com 5 anos, provavelmente só o poderá utilizar por mais 2 ou 5 anos até que este comece a dar sinais de estragos.
Este aspeto constitui um maior gasto a longo prazo, uma vez que este colchão usado terá de ser substituído muito mais cedo do que se fosse comprado novo.
Ao comprar um colchão usado, não fazemos ideia do quão limpo ele está e com que regularidade foi feita a sua higienização. Atenção: nem sempre um colchão branco e com aspecto cuidado o é efetivamente!
Um colchão usado, independentemente do seu tempo de vida, pode ter acumulado percevejos e ácaros durante o tempo em que foi usado.
No que toca a este tipo de microrganismos, não são detectáveis e visíveis a olho nu. Se sofres de alergias, asma ou outro tipo de condição respiratória, os percevejos e os ácaros podem desencadear uma série de reações como tosse, pele irritada e dificuldade para respirar.
Portanto, é especialmente importante descansar num colchão novo e limpo.
À semelhança do que acontece com a problemática dos ácaros, ao comprarmos um colchão usado dificilmente conseguimos perceber o grau de higiene aplicado durante o tempo em que esteve a ser utilizado por outra pessoa.
Contrariamente à roupa de cama, um colchão não pode ser lavado no seu todo. Além de acumular bactérias e outro tipo de organismos, um colchão pode também acumular suor, fluidos corporais, cabelos, entre outros.
Mesmo que o colchão seja comprado a alguém que conheces, é importante lembrar que foi utilizado todos os dias por outro alguém o que, por si só, já compromete as questões de higiene.
A maioria das empresas de colchões, oferece garantias que protegem o consumidor contra possíveis defeitos de fabrico e qualidade do seu colchão.
No caso da compra de um colchão usado, muitas das vezes a sua garantia já expirou, ou está prestes a expirar.
Além disso, na grande parte dos casos, quando um colchão é vendido, a garantia não é transferível de um proprietário para outro, mesmo que o artigo tenha apenas um ou dois anos.
Portanto, se no futuro, o colchão usado apresentar algum problema, não há nada que possas fazer a não ser pagar pelo reparo dos danos ou substituir o colchão por completo.
Na Colmol, confiamos totalmente na qualidade da nossa produção, por isso, oferecemos uma garantia de 3 anos.
A compra de um colchão novo inclui, quase sempre, um número de dias para testes que permitem ao cliente experimentar o colchão que escolheu e perceber se este se adequa às suas necessidades.
No caso de não ser o colchão ideal, geralmente as políticas de devolução são bastante fáceis e sem complicações.
Ao comprar um colchão em segunda mão, as vendas são finais e sem possibilidade de reembolso. Se o colchão usado não corresponder às expectativas, não poderá ser devolvido e o consumidor não será reembolsado.
Na Colmol, cada cliente dispõe de 14 dias de teste para que possa experimentar o seu colchão. No caso de pretender trocar ou devolver, a nossa equipa de suporte trata de tudo através de processos muito simples!
Quando compras um colchão novo a uma loja ou empresa especializada, esta compromete-se a tratar da entrega do artigo - como é o caso da Colmol - e, na maior parte das vezes, a colocá-lo diretamente no teu quarto
Quando se trata de uma compra em segunda mão, o comprador fica com a responsabilidade de resolver a questão da entrega.
Se o colchão usado for comprado a alguém que vive longe da tua zona de residência, por se tratar de um artigo de grandes dimensões, os custos associados a portes de envio e entrega são elevados.
Além de pagares pelo artigo, pagarás “uns bons euros” a mais e, em determinados casos, pode nem ser compensador!
Afinal, vale a pena comprar um colchão usado?
Perante o número de desvantagens que te apresentamos acima, provavelmente saberás o que te recomendamos fazer… ou, neste caso, o que recomendamos que não faças!
Comprar um colchão usado pode comprometer a tua saúde e, só por isso, já não é algo recomendado!
No entanto, se por questões financeiras ou de outro tipo, a única opção para ti for a compra de um colchão usado, o ideal é que procures meticulosamente por um colchão usado por pouco tempo ou nunca usado.
Se possível, dá preferência a um colchão que foi usado por alguém que conheças, e em quem confies o suficiente, para teres a certeza que se encontra bem tratado e cuidado.
No caso de não teres esta opção, procura por lojas em segunda mão que garantam boas políticas de garantia de qualidade. Deves verificar bem o artigo para perceberes se não contém manchas ou algum tipo de sujidade.
…e se for um colchão de berço?
Na passagem de um filho para o outro, é comum aproveitar-se o máximo de bens possível (seja roupa, calçado ou outro tipo de acessórios) de forma a evitar desperdícios e reutilizar ao máximo aquilo que, muitas vezes, um primeiro filho pouco - ou nunca - utilizou!
No entanto, no que diz respeito à reutilização de um colchão de berço, o caso muda de figura!
Segundo um estudo publicado no The British Medical Journal, bebés que dormem em colchões usados anteriormente por outros bebés têm maior probabilidade de serem vítimas de morte súbita infantil.
De acordo com esta pesquisa, dos 131 casos de mortes em berços, mais da metade das crianças dormiam em colchões de berço usados, cedidos por outros familiares. Curioso…
Embora possa ser tentador aproveitar o colchão de berço usado para um próximo filho, concordamos com os especialistas: deves sempre comprar um colchão novo para cada um.
Quando o assunto é a segurança de um bebé, o melhor mesmo é não arriscar!
Colchão velho? O que fazer com ele?
Nada na vida dura para sempre! Até o melhor dos colchões tem o seu tempo útil de vida.
Se o teu colchão já tem entre 7 a 10 anos deves pensar em substituí-lo por um novo, uma vez que já pode ter perdido algumas das suas características devido ao uso e tempo passado. Para que mantenhas sempre a tua coluna bem cuidada, muda de colchão pelo menos de 10 em 10 anos.
Procura na tua zona de residência se há alguma entidade responsável pela recolha de artigos de grandes dimensões - os chamados “monos” - onde se incluem os colchões e outros materiais volumosos, como móveis e eletrodomésticos.
Alguns municípios prestam esse serviço de forma gratuita. Porém, outros podem cobrar a partir de uma determinada quantidade de resíduos.
Posso doar o meu colchão usado?
Sim, é possível doar um colchão usado, desde que este esteja em boas condições! Além disso, há algumas (boas) razões para o fazeres:
- Sustentabilidade ambiental: Os colchões são objetos volumosos e compostos por materiais que podem ser difíceis de serem decompostos no meio ambiente. Quando descartados incorretamente, podem ocupar espaço nos aterros sanitários e contribuir para a poluição do solo e da água. Ao doar o teu colchão usado, estás a ajudar a reduzir o desperdício e a promover a reutilização de materiais;
- Acessibilidade económica: Nem todos têm condições financeiras para comprar um colchão novo. Ao doar um colchão usado em boas condições, estás a proporcionar a alguém a oportunidade de ter um local adequado para descansar e dormir, melhorando a sua qualidade de vida;
- Ajudar a comunidade: Muitas instituições de caridade e abrigos dependem das doações feitas pela comunidade para conseguir dar resposta às necessidades das pessoas em situações de vulnerabilidade. Doar um colchão usado pode ajudar a fornecer conforto e apoio a pessoas ou famílias que estejam a passar por dificuldades;
- Responsabilidade social: Ao fazer uma doação (seja ela de que caráter for), estás a exercer um bom papel de responsabilidade social e a contribuir para o bem-estar da sociedade. Este tipo de ações solidárias podem, inclusive, inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, criando um efeito positivo e de entreajuda na comunidade.
Em que locais posso doar o meu colchão usado?
Se o teu colchão usado ainda se encontrar em bom estado, existem alguns locais onde, provavelmente, poderás doá-lo:
- Instituições de caridade locais: Entra em contato com organizações de caridade da tua cidade, como abrigos para sem-abrigos, centros de acolhimento ou centros de apoio a vítimas de violência doméstica, por exemplo. Alguns destes podem aceitar doações de colchões usados em bom estado;
- Lojas de segunda mão: Algumas lojas de segunda mão aceitam colchões usados em boas condições. Se conheceres alguma destas lojas, tenta contactá-las para saber se aceitam este tipo de doação;
- Comunidades de doações online: Existem grupos e comunidades online onde as pessoas oferecem doações de artigos usados. Podes encontrar alguns destes grupos no Facebook, por exemplo. Promove a tua oferta e faz alguém feliz!
Antes de doar um colchão usado, o importante é garantir que este está limpo, em bom estado e livre de insetos ou pragas, garantindo que a doação seja útil e segura para quem for recebê-la.
Caso não seja possível doar o teu colchão, podes sempre tentar a opção de recolha de colchão usado. Estes serviços de “recolha de monos” (artigos de grandes dimensões) estão disponíveis na maior parte dos municípios e podem ajudar-te a desfazer do teu colchão usado.
Além disso, a Colmol também pode ajudar-te! Sabias que, ao comprares o teu novo colchão na Colmol, podes solicitar a recolha do teu colchão usado?
No momento da entrega do novo colchão, as nossas equipas encarregam-se da recolha do teu colchão usado para que não tenhas de preocupar-te em procurar uma solução para o teu colchão velho, e para que possas aproveitar ao máximo a felicidade que é dormir num colchão Colmol!
Prolonga o tempo de vida útil do teu colchão
Independentemente se o teu colchão for comprado novo em folha ou usado, é essencial que o limpes regularmente… e da forma correta. Desta forma, além de garantires que dormes todas as noites em cima de um colchão limpo e fresco, estarás a prolongar o seu tempo de vida!
Para uma higiene correta do teu colchão, deves evitar usar receitas caseiras, como limpá-lo com bicarbonato de sódio ou vinagre. Lembra-te também de o aspirar frequentemente para eliminar e evitar as poeiras e organismos indesejados que podem acumular-se, assim como virá-lo/rodá-lo de vez em quando.
Para te facilitar a vida e aumentar o seu tempo de vida útil, deves protegê-lo para que fique limpo por muito mais tempo. Podes até pensar que os lençóis de cama vão fazer esse papel, mas não é suficiente!
Os protetores Colmol, para além de serem práticos, resistentes a lavagens à máquina e ao passar do tempo, vão também proteger a tua pele.
Se, no início da leitura deste post, estavas com ideias de comprar um colchão usado, provavelmente já mudaste de ideias… Será que aquilo que irias economizar valia o preço de noites bem dormidas e tranquilas?
Sabemos que, muitas vezes, juntar qualidade e necessidade a um bom preço pode parecer uma tarefa complexa, daquelas que nos tiram o sono. Mas na Colmol, podes estar descansado! Nem sempre um bom colchão é sinónimo de preço elevado!
Sabias que, muitos dos colchões usados em hotéis de luxo têm selo Colmol? Também tu podes ter o conforto de uma cama de hotel em tua casa!
Todos os nossos colchões aliam a melhor qualidade a um preço justo e simpático para as suas diferentes funções. Só tens que nos dizer quais são as tuas necessidades e vamos recomendar-te o colchão dos teus sonhos!
Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura.
Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::
- telefone para o número +351 300 600 110
- ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt
Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡
Já compraste um colchão usado? Sentiste diferenças na qualidade do teu sono? Partilha a tua experiência nos comentários ⬇️💬