Bebés, crianças e sono: importância e dicas para dormirem bem

Como adultos, já vimos em primeira mão o que acontece quando a qualidade do sono é prejudicada. Nos bebés e nas crianças, as consequências negativas da falta de sono ou  sono interrompido podem ser ainda mais desastrosas. 

 

bebe dorme bebe acorda de noite 



A maioria de nós já experimentou os efeitos da privação do sono após uma noite de sono péssima: reflexos mais lentos, impaciência, e uma menor capacidade de processar a informação rapidamente. 

Não é surpresa nenhuma que a falta de sono pode ter um sério impacto na aprendizagem e no desempenho escolar das crianças. 

As crianças respondem à falta de sono de uma forma totalmente diferente dos adultos. Se não dormem bem, o seu desenvolvimento pode ser afetado e a qualidade de vida começa a ficar comprometida.

Assim, é importante garantir que elas dormem da forma correta para a sua tenra idade. 

Dificuldades respiratórias, obesidade e distúrbios mentais são exemplos daquilo que pode acontecer devido à falta de sono nas crianças. E, efetivamente, são muito novos para sofrer destas coisas, não concordas?

É por isso que devemos proteger o sono dos bebés e das crianças o melhor possível!

Saber quais as consequências e como evitar este flagelo, vai permitir aos pais ou cuidadores estarem muito melhor preparados para fazer face às necessidades de sono das suas crianças. 


Porque é que o sono é tão importante nestas idades?

Tal como o treino de ir à casa de banho e a alimentação, o sono é uma área sobre a qual os pais ou cuidadores se sentem culpados, apesar de terem um controlo limitado sobre o mesmo.

Os padrões de sono nos bebés e crianças podem ser afetados por uma variedade de fatores, tais como doenças, dentição, etapas do desenvolvimento, ou mudanças de casa/ambiente.

Então, porque é que o sono é importante para as crianças? 

Os efeitos da privação do sono podem manifestar-se na sala de aula, tornando o sono saudável essencial para a aprendizagem e o crescimento. 

No entanto, o sono é cumulativo. As crianças tendem a recuperar rapidamente de algumas noites de sono perdido, e, muitas vezes, mais rapidamente do que os seus pais! 

Algumas crianças deixam as sestas mais cedo do que outras. No entanto, quando há oportunidade, as crianças recuperam o sono sempre que é preciso.

Falta de Sono e Memória

Uma rotina de sono adequada pode melhorar a memória nas crianças em idade pré-escolar, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona.

Este estudo concluiu que as crianças que dormiam bem à noite eram mais propensas a lembrar-se de palavras aprendidas anteriormente. 

A aprendizagem está diretamente ligada ao comportamento e concentração, que também são influenciados pela qualidade e quantidade do sono. 

Enquanto a falta de sono torna as crianças em adultos e adolescentes preguiçosos, a privação de sono tende a tornar as crianças mais distraídas e agressivas.

 

Quantas horas de sono precisam?

A quantidade de horas de sono tem a ver com a idade do bebé ou criança a que nos referimos. Quanto mais pequenos são, mais horas precisam de dormir.

 

IDADE

HORAS RECOMENDADAS

0 a 3 meses

14 a 17 horas

4 a 11 meses

12 a 15 horas

1 a 2 anos

11 a 14 horas

3 a 5 anos

10 a 13 horas

6 a 13 anos

9 a 11 horas

 

👶 Bebés

  • 0 a 3 meses

Um bebé de 1 mês pode dormir a noite toda! 

A National Sleep Foundation recomenda que os bebés recém-nascidos passem entre 14 e 17 horas a dormir. Devido às suas necessidades de alimentação, o sono é normalmente dividido em períodos mais curtos. 

Visto que a maioria do sono acontece à noite, não é muito comum os recém-nascidos conseguirem dormir toda a noite sem acordar. O quão maravilhoso isso seria para os pais, não é? 

Mas, infelizmente, isso nem sempre é possível, uma vez que o bebé não dorme ou  acorda de noite. 

E porquê? Porque isso acontece devido ao ajuste e inclusão do momento da alimentação, das alturas de sono noturno e das sestas. Durante o dia, os pais têm a necessidade de acertar os horários e a rotina do dia do recém-nascido.

 

  • 4 a 11 meses

A National Sleep Foundation recomenda que os bebés desta faixa etária devem ter entre 12 e 15 horas de sono por dia. 

As diretrizes da Associação Americana de Medicina do Sono e a Academia Americana de Pediatria atestam que os bebés devem dormir 12 a 16 horas de sono totais, sendo super normal que durmam 3 ou 4 horas durante o dia.



👧 Crianças

  • 1 a 2 anos

As crianças desta idade devem ter entre 11 e 14 horas de sono total. A sesta diminui em relação aos bebés e é responsável por cerca de 1 a 2 horas de sono diário. 

Duas sestas por dia é normal nesta faixa etária, sendo que as crianças mais velhas só precisam de uma.

 

  • 3 a 5 anos

As crianças em idade pré-escolar entre 3 a 5 anos devem dormir cerca de 10 a 13 horas totais de sono por dia.

As sestas podem ficar mais curtas durante este período ou podem até terminar de vez.

 

  • 6 a 13 anos

A National Sleep Foundation recomenda que as crianças em idade escolar devem dormir cerca de 9 a 11 horas diariamente. A Associação Americana de Medicina do Sono  estende este período até às 12 horas.

Como esta faixa etária inclui um conjunto mais amplo de idades, as necessidades individuais das crianças deste grupo podem variar significativamente. 

As crianças mais jovens em idade escolar precisam de mais sono do que as que frequentam o ciclo ou o ensino secundário.

Quando as crianças entram na puberdade e na adolescência, os seus padrões de sono mudam bastante, podendo originar o aparecimento de distúrbios do sono.



O sono e os bebés - perguntas e respostas

  • Porque dormem tanto?

Os bebés passam mais de metade do tempo a dormir porque este é um período de grande crescimento. 

O sono permite que o cérebro se desenvolva, construindo redes e participando em atividades que facilitam o pensamento, a aprendizagem e os comportamentos. 

O sono e a nutrição também permitem que o bebé cresça mais, adquira e aprimore as suas capacidades motoras.

 

  • É normal dormirem sestas?

É muito frequente os bebés fazerem a sesta e dormirem muito mais durante o dia. Os recém-nascidos dormem a sesta durante cerca de 3 a 4 horas durante o dia.

A sesta é muito benéfica! As sestas frequentes permitem que os bebés consolidem memórias específicas. Além disso, levam a que se adquira uma memória mais generalizada, importante para a aprendizagem e desenvolvimento do cérebro.

 

  • Quando é que começam a dormir durante a noite?

Para os adultos habituados a dormir 7 a 9 horas todas as noites sem interrupções, ter um bebé pode ser uma experiência totalmente transformadora! 

Apesar de os recém-nascidos e bebés passarem a maioria do seu tempo a dormir, raramente dormem durante a noite sem acordar.

Os bebés começam a consolidar o seu período de sono noturno por volta dos 6 meses, e isso vai aumentar o tempo em que dormem de noite. Contudo, isto pode variar consoante a etapa de desenvolvimento em que se encontram.

 

Informação que vai descansar o coração: embora os pais se preocupem frequentemente com o facto de os seus filhos demorarem mais tempo a adormecer durante a noite, não há impacto significativo no desenvolvimento físico ou mental da criança se esta não conseguir dormir durante períodos mais longos.

 

Com o tempo, é expectável que o bebé comece a dormir mais tempo à noite. Porém, até agora, a importância de dormir durante a noite não se tem mostrado mais importante para os bebés do que o tempo total de sono diário.

 

Dicas para dormirem melhor

Há medidas que podemos tomar para aumentar os períodos de sono consecutivo à noite. Os pais que têm preocupações sobre o sono do bebé devem começar por:

  • Falar com o pediatra
  • Manter um diário de sono para acompanhar os padrões de sono - pode ajudar o pediatra a determinar se o sono do bebé tem um padrão normal ou se há algum distúrbio associado
  • Ajustar o ritmo do sono - por exemplo, a redução da velocidade de resposta ao despertar pode encorajar o acalmar; e o adiamento gradual da hora de dormir pode criar mais sonolência, ajudando o bebé a dormir durante mais tempo
  • Melhorar a higiene do sono, criando um horário de sono consistente e uma rotina
  • Assegurar que o bebé tem um ambiente calmo e tranquilo para dormir
  • Adotar medidas de segurança para prevenir o risco de asfixia e síndrome de morte súbita do bebé
  • Privilegiar a qualidade do mobiliário do quarto - quanto maior o conforto, melhor será o sono:

Há uma série de fatores que devem ser considerados na escolha do colchão de criança e roupa de cama, incluindo a ergonomia e os materiais com que são feitos. 

Foi a pensar nisso que a Colmol desenvolveu uma gama dedicada à puericultura, com colchões e acessórios da melhor qualidade para os bebés e crianças: 

🛏️ Colchões de Berço 

 

👼 Roupa de Cama e Almofada

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Quais são as maiores dificuldades que sentes na hora de adormecer o teu bebé? Partilha connosco nos comentários ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt