Dormir bem para aprender melhor: o colchão durante os estudos

 

Para dormir bem, é importante termos uma vida equilibrada. Para além de uma alimentação saudável, da prática regular de atividade física e de manter rotinas de sono adequadas, o colchão em que dormimos está diretamente relacionado com a aprendizagem. 


Isto é especialmente importante nas pessoas em idade escolar/universitária. Quanto maior for a sua qualidade de sono, melhor vão assimilar os conceitos.


O sono tem o papel principal na capacidade de memória, na concentração e no desempenho intelectual. Por isso, é um dos principais responsáveis pelo sucesso ou insucesso do estudante universitário.


Estudar e dormir podem não ter uma boa relação porque, como todos sabemos, as horas de sono podem ser muuuito dispensáveis nesta fase: há maratonas noturnas de estudo, diretas e festas universitárias, tão características desta fase da vida.

 

Dormir bem nem sempre é levado a sério, mas vai fazer toda a diferença no rendimento académico e na disposição para aprender. 

 

NADA QUE UMA BOA NOITE DE SONO NÃO RESOLVA

É muito comum ouvirmos esta frase. E não poderia estar mais correta. 

O sono é reparador. Ajuda-nos a carregar baterias, a alimentar a nossa memória e a ter disponibilidade mental para o dia seguinte. Se não dormires bem na noite anterior, já sabes que o teu dia de aulas não vai ser bom, porque vais sentir:

  • Alterações de humor
  • Falta de concentração
  • Falta de paciência
  • Sonolência
  • Irritabilidade
  • Stress
  • Lentidão
  • Cansaço

 

É importante parares para pensar nisto e ver o que precisas de mudar para conseguires ter o melhor desempenho possível nas aulas, e para estudar e dormir da melhor forma.

 

SONO NÃO É TEMPO PERDIDO

Se achas que as horas que passas a dormir são uma perda de tempo, se para ti se deve dormir menos para aproveitar melhor o dia, lamentamos informar-te, mas estás enganado/a. É exatamente o contrário!

Como já vimos, dormir bem é fundamental para o funcionamento correto do teu organismo e para a tua capacidade mental e de concentração. É altamente recomendado dormir pelo menos 8 horas por noite. 

Se fores estudante, vais precisar de dormir entre 10 a 12 horas por noite, para que possas acordar fresco/a que nem uma alface. 

As pessoas que dormem as horas recomendadas, vão ser mais rápidas a aprender e a resolver problemas. É durante o sono que as aprendizagens e o conhecimento adquirido são interiorizados pelo nosso cérebro. 

Memória de Ferro

Já tiveste "brancas" durante as aulas ou nas avaliações? Se sim, pode ser por não estares a dormir bem.

A tua memória é estimulada por uma boa noite de sono, bem como a criatividade e o equilíbrio mental serão também beneficiados com as horas que dás à tua cama e, no fundo, a ti mesmo/a.

Se, por exemplo, os teus estudos se centrarem em disciplinas que impliquem ter conhecimento matemático, é importante que o teu sono seja de qualidade, uma vez que isso influenciará (e muito) a tua capacidade de raciocínio.

Se tens dificuldade em resolver equações, uma boa noite de sono é meio caminho andado para conseguires resolvê-las.

 

O Descanso é Fundamental

Para além do descanso do corpo e da mente, o sono é essencial para regular os processos que ocorrem no nosso organismo durante todo o dia. É importante respeitar as horas de sono recomendadas, pois é durante este período que conseguimos criar memórias de longo prazo.

Logo, se o sono é interrompido, o conhecimento adquirido durante o dia não vai ser consolidado nem vai permitir criar memória do mesmo. Por isso é que estudar e dormir têm uma relação muito forte.

Respeita o teu sono!

 

O QUE UM BOM COLCHÃO PODE FAZER POR TI

Depois de perceberes a importância de dormir bem e a sua relação com o teu sucesso académico, é fundamental que partas para a ação.

Para isso, deves concentrar-te em mudar/melhorar os hábitos que vão fazer com que a qualidade das tuas noites de sono aumente.

Para além de seguir uma alimentação saudável, saber o que comer para dormir melhor, e praticar atividade física, outra das coisas mais importantes a ter em conta é o teu colchão.

Ainda é confortável? Está em boas condições? Consegues dormir bem nele? É fresco?

Quanto melhor for o colchão, melhor vai ser a qualidade do teu sono, o que leva a que aprendas melhor e mais rápido.

O teu colchão deve ser adaptado às tuas necessidades, não o contrário. É por isso que deves perceber se ele ainda é adequado ou se chegou a altura de o mudares.

 

Vida Nova, Casa Nova, Colchão Novo

Se vais entrar para a universidade, se vais viver numa casa nova, ou mesmo se vais continuar no mesmo ambiente, irás precisar, com certeza, de um colchão que seja adequado a esta nova fase da tua vida. 

Tens dúvidas sobre qual escolher? A Colmol tem a melhor seleção de colchões para esta tua nova vida:

 

Colchões de Espuma

Estes colchões distinguem-se por terem uma camada em espuma de poliuretano, ortopédica e da alta densidade, que suporta todos os pontos de pressão do teu corpo  (pés, ancas, ombros e cabeça) para que a tua coluna fique sempre protegida. 

Damos-te a escolher entre a camada de espuma soft ou espuma viscoelástica, que é muito confortável e recupera a sua forma original num instante.

 

Combinam:

  • Firmeza
  • Conforto 
  • Envolvência
  • Durabilidade
  • Conforto
  • Respirabilidade
  • Adaptabilidade

   

Colchão SSW Noite & Dia

Se gostas de colchões firmes, o Noite & Dia pode ser ideal para ti porque vai aumentar o suporte do teu corpo e a sensação de bem-estar.

Se não gostas de ter calor durante a noite, também é uma boa opção, pois o seu tecido melhora a circulação de ar no colchão, diminuindo a humidade e a proliferação de bactérias.

Vai dar-te aquela sensação de suavidade ao deitar e maior envolvência. Garante um suporte ortopédico de alta densidade que absorve os pontos de pressão do teu corpo para dar um grande suporte à tua coluna.

Integra um sistema de adaptação às mudanças de posição do teu corpo durante a noite, dando-te toda a liberdade de movimento. Se és daquelas pessoas que muda constantemente de posição durante a noite, este colchão é uma excelente escolha para ti.

Se gostas de dormir de barriga para cima ou para baixo, este colchão vai permitir que o faças em segurança, por ter molas ortopédicas de suspensão dinâmica e progressiva.

 

Combina:

  • Firmeza
  • Frescura
  • Suavidade
  • Respirabilidade
  • Suporte da coluna
  • Adaptabilidade à posição

 

Colchão de Molas Spa Cherry

Este colchão vai dar-te o conforto e envolvência necessários para uma boa noite de sono. Se gostas de dormir em diferentes posições, é o ideal para ti, porque se vai adaptar a todos os teus movimentos. 

Se dormires acompanhado/a, também é uma excelente escolha, porque vai evitar que o teu sono seja perturbado com os movimentos da outra pessoa.

O seu tecido permite a regulação da temperatura, reduz a transpiração e evita que sintas muito calor durante a noite.

A camada de espuma deste colchão vai aumentar o teu conforto e bem-estar, porque é muito suave e as suas fibras especiais vão evitar que tenhas alergias. 

Vai dar-te apoio extra-firme e o suporte que o teu corpo precisa, preservando a tua coluna. A espuma de alta densidade vai fazer com que este colchão dure mais tempo, sem nunca perder a estabilidade necessária.

 

Combina:

  • Firmeza
  • Conforto
  • Apoio extra-firme
  • Respirabilidade
  • Suavidade
  • Estabilidade
  • Adaptabilidade à posição

 

Como já viste, tens excelentes opções para começares da melhor maneira a tua vida académica. Não te esqueças que a qualidade do teu sono vai influenciar, e muito,  o teu sucesso escolar!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos