Como dormir bem quando o calor aperta: 7 dicas

Com a chegada das temperaturas mais altas, muitos têm dificuldade em dormir. Mantém o quarto mais fresco com estas sugestões.

O verão traz consigo muitas coisas boas: roupa mais leve, a possibilidade de ir à praia, fazer uma jantarada com os amigos até mais tarde em esplanadas… No entanto, há algo que pode tornar-se um pesadelo, com a chegada do calor: dormir.

O ar mais abafado e pesado torna o ambiente dentro do quarto muito pouco propício a noites tranquilas e nem sempre é possível contar com a ajuda de um aparelho de ar condicionado. A boa notícia é que há alguns truques que podes e deves pôr em prática para ajudar a refrescar-te nestas alturas. Para além disso, a Colmol tem vários produtos pensados precisamente para estas ocasiões.

 

7 dicas para dormir melhor nos dias de muito calor

1. Manter as janelas fechadas durante o dia…

A melhor forma de prevenir um quarto desagradavelmente quente passa por impedir a entrada de calor. Para isso, pode ser boa ideia fechar as janelas (persianas, portadas ou equivalente) logo de manhã e também manter as luzes apagadas.

2. … e abertas durante a noite

Depois do pôr do sol, quando o dia começa a refrescar, é fazer a ação oposta: abrir todas as janelas e deixar a divisão arejar. Se não for um incómodo, deixar a janela aberta durante a noite pode mesmo ajudar a criar uma corrente de ar que alivia o calor. Desta forma, até poderá ser possível poupar em arrefecimento.

3. Tomar um duche antes de dormir

Um duche de água fresca pode ser uma sensação muito agradável para quem já fez tudo o que podia para arrefecer e ainda não foi bem-sucedido. Antes de ir dormir, toma um banho refrescante, que irá causar a descida da temperatura corporal e ajudar a adormecer. Atenção: não precisa de ser um banho gelado, basta que te sintas mais fresco/a.

4. Beber água fresca

Refrescar de dentro para fora pode ser uma forma de combater o calor noturno. É sempre fundamental mantermo-nos hidratados, principalmente no verão – quem nunca acordou com a boca seca? –, pelo que beber um copo de água fresca antes de dormir pode ajudar a obter um sono repousante. Se possível, podes manter alguma água fresca junto à cama, caso pretendas beber se acordares a meio da noite.

5. Preferir jantares mais leves

Nunca devemos subestimar o impacto que a nossa alimentação tem noutros aspetos da nossa vida. Enquanto decorre a digestão, o corpo gera calor, pelo que digerir comidas pesadas pode mesmo aumentar a temperatura corporal. Assim, nestas noites em que o calor aperta poderá ser aconselhável evitar refeições pesadas e gordurosas, e ingerir pratos leves e frios, os quais exigem menos esforço metabólico do corpo. Assim, saladas, frutas e legumes devem ser priorizados. Não só dão menos trabalho ao sistema digestivo, como te libertam do calor do fogão em dias abafados.

6. Atenção à almofada

A cabeça é um dos lugares por onde o corpo mais concentra calor – e também por onde o perde, motivo pelo qual muitos se sentem mais confortáveis de inverno com o uso de um gorro. Neste caso, nos dias de maior calor, escolher uma almofada mais fresca pode fazer toda a diferença.

Opta por enchimentos e revestimentos em fibras naturais, como algodão. Para quem transpira muito à noite, investir numa capa impermeável para evitar que o suor e outras secreções migrem para o travesseiro – evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas – poderá ser a diferença entre ter uma noite de sono confortável ou não.

7. Optar por roupa de cama fresca

De nada adianta escolhermos o pijama mais fresco se a roupa de cama não for igualmente fresca. Nestas noites mais quentes, deixa de lado os lençóis de cetim, seda, poliéster, ou quaisquer materiais mistos e sintéticos. Nada propicia uma noite mais confortável do que roupa de cama de algodão, mais leve e permite que a pele respire melhor, uma vez que ajudam a absorver melhor o calor.

 

Produtos Colmol para ajudar com as noites quentes

O sol brilha lá fora, mas pode tornar as noites demasiado quentes para conforto. O que fazer nessas circunstâncias? Apostar em produtos de elevada qualidade, que vão tornar as noites muito mais confortáveis. Até há quem não abdique deles nunca e os leve consigo de férias.

Conjunto de lençóis de Percal 200 ou 400 fios

Os Conjunto de Lençóis de Percal 400 ou 200 Fios proporcionam uma sensação de frescura singular na pele. São tecidos a 100% em Algodão Egipto e oferecem conforto e suavidade de nível superior. Também são de fácil tratamento: dispensam ser passados a ferro, o que nos dias de maior calor é uma bênção.

Lençol e Protetor de colchão Savana 2 em 1

Para os práticos que apreciam artigos 2 em 1, o Lençol e Protetor de colchão Savana é ideal para quem procura uma solução integrada de roupa de cama de qualidade. É feito de 100% algodão extra macio e uma base de poliuretano respirável.

Sobre-colchão de Gel

Quem procura um conforto extra com uma maior circulação de ar e sensação de frescura irá encontrar no sobre-colchão de Gel. O tecido Carbon presente neste sobre-colchão tem propriedades anti-estáticas e ajuda na dissipação da temperatura que, aliado à tecnologia 4D’Air melhora a circulação de ar no colchão, diminuindo a humidade e proliferação de bactérias. Composto por Espuma HD 30 e uma camada de Visco Gel, não só alivia a pressão, como ainda transmite uma sensação de frescura mantendo o equilíbrio térmico do corpo e melhorando a qualidade de sono.

Capa Protetora de Colchão de Algodão

Outra forma de assegurar o equilíbrio térmico do corpo nas noites de maior calor é colocar a Capa de Colchão Rizo Elastic. Este produto suave, absorvente e adaptável é ideal para proteger a cama. O tecido é 100% algodão, com uma excelente capacidade térmica e conforto.

Protetor de Colchão Aloe Vera Impermeável

Em alternativa à capa protetora de colchão, o Protetor de Colchão Aloe Vera, também feito de 100% algodão, é o encontro entre proteger o colchão e cuidar da pele. Com propriedades anti-ácaros, impermeabilidade, suavidade e respirável, este protetor oferece excelente capacidade térmica e conforto.

Almofada Termorreguladora

Nunca mais terás de escolher entre conforto e qualidade se optares pela almofada Termorreguladora da Colmol. Esta assegura a postura correta do teu corpo enquanto sonhas para que não sintas nenhum tipo de desconforto durante a noite.

A capa de almofada com duplo tecido termorregulador 100% incorpora a tecnologia desenvolvida pela NASA. Desta forma, é evitada a proliferação de bactérias e ácaros e ainda é uma almofada que amortece as mudanças de temperatura e humidade. O enchimento é composto por fibra Neotherm que equilibra a temperatura durante o sono, garante firmeza suave, excelente elasticidade e recuperação.

 

Desfruta a 100% do verão

Calor em demasia pode deixar as pessoas mais agitadas, o que piora se não conseguem ter sono reparador e/ou sofrem de insónias. Enquanto as temperaturas permanecem altas lá fora, estas sugestões farão com que o quarto se mantenha fresco, para que durmas mais confortável e tranquilo/a. Poderás ter que enfrentar novamente o calor durante o dia, mas escusas de enfrentar o cansaço causado por este.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt