Vou de férias! O que levar e como manter a rotina de sono

Manter a rotina de sono mesmo durante as férias é fundamental para dormir melhor e fará uma diferença maior no caso de crianças pequenas e bebés.

 

vou-de-ferias-colmol

A importância de dormir bem nas férias

Quando o calor aperta, a vontade de tirar uns merecidos dias de folga do trabalho também começa a apertar. No entanto, ao contrário do que seria de esperar, para muitos as férias não são sinónimo de descanso. Apesar da crescente divulgação da importância de bons hábitos de higiene do sono, os portugueses dormem – em regra geral – mal.

Mesmo durante as férias, esta realidade também se verifica. As temperaturas mais elevadas, a facilitação no que se refere aos horários de deitar e levantar, bem como um maior número de distrações noturnas são alguns dos motivos que levam a que se durma pior nesta estação do ano. Para além disso, o período de férias também está muitas vezes associado a um aumento de viagens mais longas. A sonolência associada a uma má higiene do sono aumenta o risco de acidentes de viação. Para a tua segurança e da tua família, não facilites.

Como dormir bem nas férias?

Assim, o que pode ser feito para se conseguir dormir bem durante as férias? Aqui estão algumas recomendações para uma boa noite de sono:

  • Manter um horário de sono. A tentação para dormir até tarde e também ficar acordado até mais tarde é significativa durante as férias, ou não fosse também normal a diversidade de entretenimento noturno nestas alturas. Tentar manter o teu horário de sono habitual é o melhor que podes fazer – até para custar menos quando eventualmente tiveres de regressar ao trabalho.
  • Permitir alguma luz natural no quarto. É provável que a maior parte dos conselhos que encontras sobre dormir bem te indiquem que a escuridão total facilita uma boa noite de sono, o que é verdade. Porém, para quem está de férias, o problema pode ser acordar de manhã a uma hora sadia. Deixar uma frincha da janela aberta, de forma a permitir que entre a luz do sol no quarto pode ser a forma perfeita de despertar, de forma natural, e com boa disposição, pois saberás que tens um dia de verão perfeito à tua espera.
  • Adequar a temperatura do quarto. Um dos maiores impedimentos ao sono nesta altura do ano são os quartos desagradavelmente quentes. Deixe as janelas fechadas durante o dia, para que o calor não entre e quando começar a arrefecer abra-as para trás, de forma a manter a divisão fresca.
  • Evitar jantares tardios, álcool e cafeína. Este conselho vai desagradar a muitos. Do que seriam as férias de verão sem os jantares que se prolongam pela noite adentro com um copo de algo fresco na mão? Mas se tens dificuldades em adormecer, deves deixar essas noitadas para as ocasiões especiais.
  • Deixar os aparelhos eletrónicos fora do quarto. Nas férias e aliás em qualquer altura, todos os aparelhos que não são absolutamente necessários causam distração e podem ser motivo para uma noite menos bem dormida.
  • Exercício físico regular – sobretudo ao ar livre. Com o bom tempo acabaram-se as desculpas para não dar pelo menos uma caminhada! Aproveita os passadiços da praia, por exemplo.
  • Fazer a cama antes de sair de casa. Podes deixar a cama arejar um pouco depois de te levantares, mas o esforço de fazer a cama numa base diária – sim, mesmo durante as férias – pode trazer uma sensação de paz e de calma que se prolonga até à hora de deitar e favorece uma boa noite de sono.

 

Manter a rotina de sono dos bebés e crianças de férias

As férias em família podem ser uns dias muito entusiasmantes para descansar e passar tempo de qualidade no convívio com os nossos entes queridos. Para quem viaja acompanhado de crianças pequenas ou bebés, surge sempre a dúvida: como vou manter a rotina deles durante as férias?

Os bebés e as crianças precisam de estabilidade, mas quebrar um pouco a rotina também pode ser saudável! De forma a respeitar o bem-estar de todos, há que manter alguns dos bons hábitos já estabelecidos num novo ambiente.

Por exemplo, se a criança dorme bem no carro, podes aproveitar para fazer a viagem na hora da sesta. Se não é o caso, talvez seja melhor iniciar viagem logo a seguir à sesta, altura em que à partida estará mais bem disposto.

Se ainda está na altura das sestas, então deve fazê-la na mesma, mesmo que seja complicado acalmar a criança, que estará mais interessada nas diversões que a esperam fora do quarto.

Se o bebé costuma dormir sempre com um determinado cobertor ou um determinado brinquedo, é boa ideia levar esses objetos na viagem, de forma a que a criança estranhe menos o ambiente. Idealmente, verifica que ele dorme mais ou menos o mesmo tempo que costuma dormir durante as sestas e durante a noite em casa.

Na hora de deitar, a rotina deve ser a mesma: se costumas dar-lhe banho, ler uma história, embalar, etc., todos os rituais que terias com a criança em casa devem ser repetidos nas férias. Todas as atividades que são estimulantes devem ser evitadas perto da hora de dormir.

Isto não quer dizer que num dia ou noutro a rotina não possa ser quebrada, mas abandoná-la por completo pode gerar consequências negativas para a criança, a qual pode ficar irritadiça, aborrecida, sonolenta e mais propensa a fazer birras. Já para não falar, de que tornará mais complicado a readaptação à rotina pós férias.

Acima de tudo, há que ter em consideração que se os pais permanecerem calmos e tranquilos, o bebé também estará.

 

O que levar comigo quando for de férias?

Alguns objetos podem fazer toda a diferença, criando conforto extra quando vamos de férias. A começar pelas crianças, a Colmol tem vários artigos de puericultura que facilitam noites de sono tranquilas para os mais novos, algo que os pais vão agradecer durante as férias.

Já para os mais crescidos, alguns artigos de cama podem fazer a diferença nas noites em que passamos fora de casa e podemos estranhar o ambiente.

Puericultura

Na Colmol encontrará artigos de puericultura para dar o melhor cuidado ao seu bebé/criança durante o sono.

A começar por uma almofada de bebé Anti-Ácaros, ideal para bebés alérgicos ou pais que procuram proporcionar um descanso saudável. O colchão de berço tem a melhor suspensão para o bebé, bem como espumas de células abertas para um melhor fluxo de ar, fibra hipoalergénica, um excelente controlo térmico e elasticidade e conforto do tecido Stretch.

Coloque o protetor de berço Aloe Vera Impermeável no colchão, Hiper-transpirável e confecionado com tecido 100% algodão orgânico, para proporcionar um toque extra-suave.

O mesmo pode ser dito sobre o Lençol de Berço Respira Impermeável, que protege o colchão contra líquidos e permite que a pele da criança respire, proporcionando um descanso sem suor. Impermeável e Respirável, excelente capacidade térmica e conforto e toque extra-suave com tecido 100% algodão orgânico.

Almofadas

A almofada de Fibra Dalia adapta-se ao teu corpo e assegura conforto e sensação refrescante toda a noite. Algo volumosa, leve e com grande capacidade de recuperação, esta almofada distingue-se pela sua suavidade, com toque de seda.

Se procuras um descanso saudável que mantém as tuas alergias longe, a Acarsan Anti-Ácaros é exatamente o que estavas a precisar, com extratos vegetais e capa de algodão que amortece as mudanças de temperatura.

A almofada Viscoelástica foi feita a pensar nos dorminhocos que adoram sentir-se envolvidos. Aprecia o total conforto e sensação de aconchego proporcionado por esta almofada. A sua capa com tecido Stretch, feito com fibra sintética elastano, proporciona ajuste otimizado e aumenta a elasticidade e conforto. A proteção anti-ácaros impede a proliferação de bactérias e ácaros.

Qual é o aroma que gostavas que te envolvesse enquanto adormeces? Camomila, Eucalipto, Lavanda ou Citrus? Escolhe o aroma que mais te deixa relaxado com a gama premium da Colmol: Almofada Viscoelástica de Aromaterapia.

Roupas de cama

Quem disse que não podemos dormir no luxo, mesmo que o hotel não o seja? Quem adquire os Conjunto de Lençóis de Percal 400 ou 200 Fios não os deixa em casa. Estes lençóis proporcionam uma sensação de frescura singular na pele. São tecidos a 100% em Algodão Egipto e oferecem conforto e suavidade de nível superior. Também são de fácil tratamento: dispensam ser passados a ferro.

Para os práticos que apreciam artigos 2 em 1, o Lençol e Protetor de colchão Savana é ideal para quem procura uma solução integrada de roupa de cama de qualidade. É feito de 100% algodão extra macio e uma base de poliuretano respirável.

Os mais friorentos não dispensam o incrível edredão Nórdico, com tecido de microfibra extra-suave. Não solta pêlos, é muito macio e agradável ao toque.

Em jeito de conclusão…

As férias são o merecido descanso de quem trabalha o ano inteiro. De forma a que te sintas revigorado/a, aproveita-as para recarregar energias mantendo a higiene do sono através de alguns bons hábitos muito fáceis de adquirir.

Para quem tem bebés e/ou crianças ao seu cuidado, é favor não esquecer que os hábitos são bons de manter, mas quebrar a rotina ocasionalmente não faz mal nenhum!

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Partilha nos comentários quais os acessórios de descanso que levas sempre contigo quando vais de férias ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos