Fazer ou não fazer a cama? Eis a questão.

Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que não saem de casa de manhã sem fazer a cama, e as que nunca a fazem por considerarem uma perda de tempo.

 

Certamente que uma grande parte se insere no segundo grupo: aquele que frequentemente se questiona “para quê fazer a cama se logo à noite vou voltar a desfazê-la?!”. Por outro lado, há mesmo quem não consiga começar mais um dia e sair de casa sem fazer a cama. 

Mas, afinal, a cama deve ser feita todas as manhãs, ou é uma tarefa dispensável?

 

Mulher a fazer a cama

 

Devemos ou não fazer a cama? De que lado está a razão? 

Na verdade, as opiniões divergem. Mas, mesmo assim, há uma que é unânime e que, por isso, se destaca!

Há estudos que defendem que deixar a cama por fazer pode ser considerado um hábito de vida saudável. Nomeadamente o conhecido estudo realizado pela Universidade de Kingston, que alerta para a importância da cama não ser feita de manhã, como forma de combater o número de ácaros que lá habitam.

Isto porque, os ácaros alimentam-se das células mortas da nossa pele, e produzem substâncias capazes de provocar reações alérgicas que podem manifestar-se através de espirros, tosse e dores de garganta.

A humidade e o calor humano presente nas roupas de cama logo após o acordar são ideais para a procriação deste tipo de seres microscópicos. 

Segundo a conclusão retirada deste estudo da Universidade de Kingdom, deixar a cama por fazer durante o dia permite inverter estas condições ideais, e os ácaros acabam por morrer sem possibilidade de se reproduzirem.

No entanto, este mesmo estudo, tem sido corroborado pelo grande número de teses que mostram precisamente o contrário: fazer a cama de manhã faz parte da lista dos bons hábitos que todos devemos seguir. 

Sim… deves mesmo fazer a cama todos os dias! 

Esta é, sem dúvida, a opção mais defendida e que reúne um maior número de benefícios. Descobre porquê.

Porque devemos fazer a cama todos os dias?

A sensação de organização e limpeza não são as únicas vantagens do hábito de fazer a cama todas as manhãs, antes de saíres de casa. 

Além de contribuir para a nossa produtividade, fazer a cama todos os dias tem também muita influência na forma como enfrentamos o dia-a-dia!

Apesar das teses que defendem que devemos deixar a cama por fazer, a melhor solução é mesmo reservares uns minutos do início do teu dia para o fazeres, e deixares o teu quarto arrumado.

Ainda assim, não deves fazer a cama logo após acordares

O primeiro passo a dar para um sono de qualidade - e livre de ácaros - é manter o quarto devidamente arejado. Lembra-te que ambientes quentes e húmidos permitem que os ácaros se multipliquem ainda mais.

Deves arejar diariamente o quarto, pelo menos 10 minutos antes de fazer a cama, independentemente da estação do ano. 

Podes aproveitar para fazê-lo enquanto realizas as tuas tarefas matinais como tomar banho, tomar o pequeno-almoço ou vestir, por exemplo. Desta forma, garantes o tempo suficiente para a expulsão de todo o tipo de humidade e calor, tão apetecível aos ácaros. 

Se a cama for feita logo após o acordar, está a criar-se o ambiente perfeito para que estes se reproduzam… e isso é tudo aquilo que não queremos! 

As melhores soluções para um descanso livre de ácaros

Apesar da tese que defende que não devemos fazer a cama para evitar os ácaros não ser a mais correta, a problemática dos ácaros mantém-se! No entanto, isso não deve servir de desculpa para não fazeres a tua cama! Existem outras formas eficazes de contornar este problema.

 Como forma de garantires o máximo de higiene possível, além da importância da cama ser arejada logo após o acordar, não deves esquecer-te da troca periódica da roupa de cama e de virar/rodar o colchão de vez em quando.

 Para complementar, há também uma série de produtos imprescindíveis que devem fazer parte do teu sono, para que a tua saúde não seja comprometida. 

Capas protetoras de colchão, edredão anti-ácaros e cobre colchões são, sem dúvida, a cereja no topo do bolo para as tuas noites de descanso! 

Proteger o colchão é tão importante como tomar banho todos os dias. Não só estarás a prolongar a sua vida útil, mas também a protegê-lo de ácaros e outro tipo de bactérias tão prejudiciais para a tua saúde.

 

3 (bons) motivos para não saíres de casa sem fazer a cama

Como já conseguiste perceber, fazer a cama todos os dias é um hábito de vida saudável que deves começar já a colocar em prática… caso ainda não o faças. 

 No entanto, não é só na saúde física que os resultados são benéficos!

 A adopção de bons hábitos como fazer a cama e arrumar o quarto antes de sair de casa, influenciam também em muitos outros aspectos do teu bem-estar geral que, a longo prazo, são significado de melhoria da qualidade de vida! 

Conhece-os.

Melhoria da qualidade do sono

 

Homem na cama a dormir bem

 

O hábito de fazer a cama tem um papel importante na melhoria das nossas noites de sono. 

Um estudo realizado pela Sleep Foundation, destaca alguns elementos essenciais no ambiente do nosso quarto na hora de dormir, que podem contribuir para melhores noites de sono. 

Além da redução da luz, temperatura ideal, tipo de colchão e barulhos, o hábito de fazer a cama diariamente surge como uma das formas de melhorar o ambiente do quarto e, consequentemente, a qualidade do sono.

O mesmo estudo revela ainda que, entre os 1500 participantes, aqueles que fazem a cama todos (ou quase todos) os dias, dormem muito melhor comparativamente aos restantes que não têm o hábito de fazer a cama. Por esta não esperavas, pois não?!

Por isso, se dormes mal e costumas deixar a cama por fazer, começa por aí. Pode ajudar-te a dormir melhor!

 

 Ajuda a criar hábitos produtivos

 

Mulher a arrumar as roupas de casa

 

Segundo Charles Duhingg, autor do famoso best seller “A Força do Hábito”, o simples ato de fazer a cama está diretamente relacionado com o aumento da produtividade e de uma maior sensação de bem- estar. 

Além disso, cria uma espécie de efeito dominó, capaz de fazer com que outros bons hábitos comecem a surgir. Interessante, não é?

A sensação visual de um quarto com a cama feita é extremamente agradável e satisfatória. Quanto a isso, não restam dúvidas!

Por ser tão agradável, leva-nos a querer cumprir com a missão de arrumar tudo o resto que possa estar fora do lugar e, consequentemente, a criar outros bons hábitos produtivos sem nos darmos conta! 

Ao cumprires com a tarefa de fazer a cama, irás obrigar-te automaticamente a completar todas as outras arrumações pendentes. Basicamente, como se diz na gíria, a matar dois coelhos de uma cajadada”.

Aquela roupa do dia anterior que ficou pousada na cadeira ou os sapatos que estão fora do sítio não combinam com a beleza de uma cama feita, limpa e arrumada. Portanto, começar por fazer a cama é “meio caminho andado” para que outros bons hábitos de arrumação sejam criados. 

 

 Melhoria do humor e bem-estar

 

Mulher a espreguiçar-se com o cão do seu lado

 

Sabias que uma cama feita e arrumada ajuda também na redução dos nossos níveis de stress e, consequentemente, deixa-nos mais felizes?

Estima-se que um terço da nossa vida é passada no quarto e, por isso, a sua aparência é bem capaz de afetar o nosso estado de espírito.

Deixar a cama feita antes de sair de casa, cria uma imediata sensação de tranquilidade, e influencia muito na forma como vamos enfrentar o resto do dia. 

Além do mais, chegar a casa depois de um dia de trabalho, e ver um quarto arrumado e uma cama feita com os lençóis esticados, traduz-se numa sensação de bem-estar igualmente satisfatória. 

Para quem faz teletrabalho, é ainda mais notória a influência que o acto de fazer (ou não) a cama poderá ter no humor e produtividade. Vamos ser sinceros: certamente será difícil sentires-te produtivo, concentrado e relaxado, quando à tua volta tudo está uma desorganização, não achas?

Faz o teste! Adota este hábito de fazer a tua cama todos os dias durante uma semana e observa a diferença que faz no decorrer do teu dia-a-dia, e na forma como o enfrentas!

 

Como fazer a cama de forma correta?

Não há melhor sensação do que nos deitarmos e adormecermos numa cama fresca, bem feita e com a roupa de cama bem esticada! A sensação é quase tão boa como adormecer numa cama de hotel: o paraíso do conforto e do descanso! Até parece que dormimos melhor… 

No entanto, sabemos que as camareiras de hotel precisam de seguir um determinado protocolo para que as camas fiquem feitas na perfeição e com máximo detalhe!

Mesmo assim, todos podemos ter uma cama digna de hotel em casa sem ser necessário um cuidado tão detalhado. Até porque, quanto mais prática for a missão de fazer a cama, mais vontade terás de a fazer de manhã, certo?

Se queres aprender como fazer a cama “like a pro, mas de forma prática e rápida, estás no sítio certo! Vamos ensinar-te algumas dicas e truques para que consigas fazer a tua cama de forma perfeita, sem teres de dispensar muito do teu tempo.

 

Por onde começar?

Uma boa cama é o lugar de excelência para um descanso de qualidade. Isso é certo! Ter uma cama confortável e adequada às tuas necessidades é essencial para um sono reparador e revigorante. 

Por isso, é fundamental a escolha de um bom colchão! É certo que é um investimento, mas é um investimento bastante compensatório a curto, médio e longo prazo. Um bom colchão é sinónimo de conforto, mas sobretudo de longevidade. 

Começa por escolher um colchão adequado ao teu peso e características físicas. Se não sabes qual a melhor opção, podes responder ao nosso quiz! Demora menos de 1 minuto. 

Mediante as tuas preferências e necessidades, ficarás a conhecer qual o colchão Colmol que melhor se adapta a ti. A qualidade e a satisfação estarão garantidas!

 

Checklist do material indispensável

Depois da escolha do colchão ideal, é altura de reunir todos os materiais necessários para uma cama bem feita. 

A escolha da roupa de cama faz toda a diferença no conforto que a tua cama é capaz de te proporcionar todas as noites. Porém, esta escolha não tem de ser significado de despesa! 

Na Colmol, as opções são variadas, e combinam preços competitivos com beleza, conforto e suavidade. 

Lembra-te que quantidade não significa qualidade! É preferível teres poucos jogos de cama bons, do que muitos e fracos. Com o passar do tempo, os materiais pobres tornam-se mais dispendiosos, uma vez que os precisarás de trocar com maior frequência.

Se procuras os materiais necessários para uma cama completa e bem feita, segue as nossas recomendações:

  • 1 Lençol;
  • 1 Lençol-capa;
  • Fronha(s) de almofada;
  • 1 Protetor de colchão;
  • 1 Edredão (para os dias mais frios);
  • 1 Colcha;
  • Almofada(s) de dormir;
  • Almofadas decorativas.

Com estes acessórios, terás tudo aquilo que é preciso para fazeres a tua cama. Os materiais certos capazes de te proporcionar um conforto equiparado a uma cama de hotel!

 

Como fazer a cama: o passo-a-passo

Para que a tua cama fique bem feita todas as manhãs, precisas de ter a certeza se:

  • Os lençóis estão devidamente esticados;
  • Os cantos estão dobrados na perfeição;
  • As dobras e os cantos estão perfeitamente encaixados.

Não te esqueças de começar por proteger o teu colchão com um protetor de colchão impermeável ou um cobre-colchão. Este é um passo essencial para garantir o máximo de higiene e limpeza, mas também para que o teu colchão dure mais tempo;

Dica Extra: para poupares mais tempo, o nosso Lençol e Protetor Savana é um produto 2 em 1 que junta a proteção com o conforto de um lençol.

No caso de quereres saber como fazer a cama de forma correta, e como/quando deves utilizar cada um dos produtos que te recomendamos acima, nada melhor que um tutorial passo-a-passo!

Basta seguires estes passos para que a tua cama fique perfeita:

 

Infografia passo-a-passo: como fazer a cama

 

Et voilà! Cama feita... e bem feita. Digna de um quarto de hotel! 

 

Agora que já conheces os mil e um benefícios que o simples acto de fazer a cama todas as manhãs pode trazer para o teu bem-estar geral, é hora de começares a pôr tudo em prática!


Além de ser um hábito de vida saudável, pode também ser determinante para que os teus dias sejam melhor aproveitados, e que desenvolvas outros bons hábitos de arrumação e limpeza… na tua casa e na tua vida!

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

E tu? És daqueles que não consegue sair de casa sem fazer a cama? ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos