White Noise: o que é? É eficaz?

O som pode ser muito bom para ajudar a adormecer. Sons calmos e que nos transmitem paz são uma excelente estratégia para ter boas noites de sono, sobretudo o white noise ou ruído branco. 

 

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Muitas pessoas preferem adormecer a ouvir o som calmo do ruído branco. É uma boa solução para quem vive em sítios muito barulhentos e quer ter noites descansadas. Mas, em que consiste realmente este tipo de som?

O que é o White Noise?

O White Noise ou ruído branco, é um conjunto de sons de baixa, média e alta frequência, tocados ao mesmo tempo e com o mesmo nível de intensidade. 

O som de ruído branco disfarça de forma eficaz outros sons ao redor. É como se, no meio de uma multidão, colocasses headphones que cancelam o ruído externo e te levam para outra dimensão. 

 

Acredita, este som é mesmo bom para desligares!

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Não te vamos dar uma aula de Física, mas se quiseres saber o que é este ruído de forma um pouco mais detalhada, podemos dizer-te que o ruído branco tem a mesma energia por ciclo, o que significa que o seu espectro de frequências é completamente plano (20 a 40Hz).

Chama-se barulho branco porque pertence ao espectro de luz branca, emitindo, assim, luz brilhante branca.

Este tipo de ruído pode ser o som das ondas na praia, o rádio a tocar uma música relaxante ou até um locutor a falar com uma voz calma, como no célebre programa de rádio Oceano Pacífico

Resumidamente, são aqueles sons que se sobrepõem ao barulho de fundo.

Como funciona?

O white noise faz com que a capacidade auditiva atinja o seu nível máximo, o que significa que, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono. 

Isso explica, por exemplo, porque é que algumas pessoas conseguem adormecer mais rápido se a televisão estiver ligada com um volume moderado.

Corta os barulhos de fundo e, por isso, o som ou barulho branco é muitas vezes utilizado nas sirenes das ambulâncias, para que consigamos identificar imediatamente de onde vêm. 

Para produzir este tipo de som, cada frequência ao alcance do ouvido humano é reproduzida numa ordem aleatória e na mesma amplitude. Isto resulta num som "shh", que também pode ser associado à televisão ou à rádio.

 

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Uma porta a bater, por exemplo, pode interromper o teu sono. Mas não te acorda necessariamente por se tratar de um grande barulho. Este tipo de som vai acordar-te porque se dá uma mudança de um som suave (silêncio) para um som forte (porta a bater). Mudança essa que não acontece com o white noise.

O som de ruído branco funciona como um escudo contra os sons indesejados e perturbadores, mascarando essas alterações de consistência do som. Por isso é que pode ser bastante útil para as pessoas que não gostam de dormir num ambiente completamente silencioso.

Quais os efeitos do White Noise?

O ruído branco demonstrou ser eficaz nos pacientes hospitalares. Estes ambientes são, normalmente, barulhentos e com ruído de fundo, que podem perturbar o sono. 

Alguns estudos sugerem que o barulho branco pode reduzir o tempo que os pacientes demoram a adormecer em quase 40%, em comparação com os pacientes que não o ouvem. 

Outros estudos também descobriram que o ruído branco pode ajudar bebés e crianças pequenas a adormecer mais rapidamente. O white noise faz com que o bebé se sinta seguro e protegido, pois este tipo de som é similar àquele que ouvia no ventre. 

O som de ruído branco também ajuda crianças com dificuldades de concentração a concentrarem-se melhor durante as aulas.

White Noise e Sono

O ruído branco acalma o cérebro, neutraliza e disfarça os sons que prejudicam o sono, como cães a ladrar, trânsito, alguém a ressonar ou o despertador a tocar. Funciona muito bem em pessoas que têm insónias, sono leve, e que acordam facilmente a meio da noite.

Mas, como é que isto acontece?

A explicação é simples. O nosso cérebro continua a processar sons mesmo quando estamos a dormir. É por isso que a audição é o único sentido ativo durante o sono. Curioso, não é?

ruído branco é um tipo de som que diminui a capacidade dos estímulos auditivos intensos ativarem o córtex cerebral e interromperem o descanso.

Como já referimos, o barulho branco é uma barreira protetora para os outros sons, contribuindo para uma noite de sono mais saudável e de qualidade, já que induz um efeito tranquilizante.

White Noise e Insónia

Como já leste num dos nossos artigos, a insónia é a dificuldade em adormecer e de manter o sono durante a noite. 

Se passas ou passaste por isto, então já sabes que o dia seguinte pode ser muito complicado: sonolência aos magotes e falta de energia.

O som de ruído branco existe para te ajudar a reduzir este problema. Durante a noite, ele vai impedir o teu cérebro de ficar alerta devido a barulhos externos..

Pode, por isso, ser um excelente aliado para combater a insónia. Em alguns casos, o som ou barulho branco é tão eficaz na indução do sono, que pode até evitar a medicação.

Mas, para potenciar ainda mais estes efeitos, podes (e deves) seguir também estas dicas:

  • Manter o quarto o mais silencioso possível
  • Não ouvir white noise num volume elevado 
  • Reduzir a iluminação do quarto

Contudo, se mesmo assim as insónias não te largam, é importante salientar que não deves deixar de pedir conselhos ao teu médico.

O ruído branco ajuda a relaxar, especialmente naqueles dias stressantes em que a mente não desliga nem por nada. Noutros casos, o white noise deve ser utilizado como uma estratégia complementar de tratamento dos distúrbios do sono. 

Onde encontrar White Noise?

O white noise pode ser gerado através da tecnologia, como um ventilador, um aparelho de ar condicionado ou até um secador de cabelo. 

Se não tiveres nada disso, há uma forma mais fácil de o conseguir: utilizar aplicações que reproduzam esses sons. Tudo à distância de um toque.

Recomendamos-te estas aplicações de white noise:

 

Vais ver que a falta de sono vai desaparecer num ápice! Experimenta!

 

Cada pessoa se sente confortável num determinado espectro auditivo, e esse patamar pode mudar quando queremos relaxar ou manter o foco. Porém, é essencial experimentares até encontrares o melhor som para ti. 

Enquanto que alguns sons podem ajudar o cérebro a focar no que é realmente importante, outros podem ajudar a desligar e a relaxar, o que é perfeito para uma boa noite de sono.

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