Cabeceiras de cama: como escolher?

cabeceira de cama colmol

 

Para muitos, juntamente com um colchão de alta qualidade, a cabeceira é considerada uma parte integrante e essencial da cama. 

Adicionar uma cabeceira de cama é uma maneira simples de trazer alguma vida e modernidade a um quarto. 

Existem cabeceiras de cama das mais variadas formas, tamanhos e feitios. Do elegante ao simples, estas podem ser muito mais do que meros acessórios decorativos. Além do sentido estético que uma cabeceira de cama confere, há também uma variedade de aspetos funcionais que podem ser melhorados graças a este acessório. 

O que é uma cabeceira de cama?

Uma cabeceira é, nada mais nada menos, do que um móvel preso à cama. Geralmente, são feitas de materiais estofados, madeira ou metal e podem ser de design simples ou estampadas com elementos e texturas decorativas. Algumas cabeceiras à venda no mercado têm ainda funções de armazenamento, incluindo prateleiras ou gavetas na sua estrutura.

As cabeceiras de cama não são, de todo, uma invenção moderna. Acredita-se que datam do Antigo Egito e da Grécia Antiga, onde ter uma cama com cabeceira era um sinal de status social, uma espécie de luxo reservado apenas aos faraós e cidadãos de alto estatuto. Nessa altura, eram unicamente utilizadas para fins estéticos, ornamentadas e esculpidas a ouro. 

Já nos tempos dos gregos e romanos, foi reconhecido nas cabeceiras de cama um fim mais prático e funcional. Estas eram estruturas básicas de madeira, usadas como uma barreira entre a parede e a borda da cama, com a finalidade de proteger das correntes de ar frias.

Esse objetivo de proteção conferido às cabeceiras de cama manteve-se atual até aos dias de hoje. Além de adicionarem estilo e personalidade a uma cama, as cabeceiras protegem as paredes da fricção causada pelo movimento da estrutura da cama. 

Graças às cabeceiras, as camas podem ser facilmente movidas para perto da parede, sem correr o risco de danificar a pintura. Além disso, são indispensáveis para as pessoas que costumam mexer-se muito durante a noite, ajudando a proteger a cabeça e o pescoço e evitando que as almofadas caiam da cama.

Principais benefícios das cabeceiras

Na hora de idealizar a decoração perfeita para o quarto, a cabeceira pode ser o item menos importante e mais desvalorizado no processo de seleção. Se fazes parte do grupo de pessoas que acham que as cabeceiras de cama servem apenas para fins estéticos e decorativos, vais já mudar de ideias! 

Uma cabeceira bem escolhida pode elevar a aparência do teu quarto de forma instantânea e ser aquele toque final de elegância e personalidade que o teu quarto precisa. 

Embora não seja uma necessidade absoluta, são inúmeros os benefícios que as cabeceiras de cama podem trazer. Conhece alguns.

  • Fornece suporte para a cabeça, pescoço e costas

  • A cama não é o local onde “apenas e só” dormimos. Muitas das vezes, passamos alguns minutos sentados na cama a ver televisão, a fazer scroll nas redes sociais ou a ler um livro. Para quem gosta de cumprir algum destes hábitos antes de dormir, ter uma cabeceira de cama é quase obrigatório! Afinal, ninguém gosta de estar encostado a uma parede dura, certo?

    As cabeceiras de cama são a solução perfeita, uma vez que fornecem o suporte necessário para a cabeça, pescoço e costas. Nestes casos, é recomendável optar por uma cabeceira de cama acolchoada capaz de oferecer conforto a um nível superior. Acredita… a tua coluna vai agradecer!

  • Previne danos na parede

  • Tal como já referimos, uma das principais funções das cabeceiras de cama é a proteção da parede do quarto, uma vez que a cabeceira funciona como uma barreira entre a estrutura da cama e a parede. 

    Principalmente para quem costuma movimentar-se muito durante o sono, recorrer a uma cabeceira evita que as bordas e os cantos da cama raspem na parede à medida que o corpo se vai mexendo durante a noite. Desta forma, o risco de danificar a parede através do contacto e da fricção, é quase nulo. 

    Além disso, sem uma cabeceira, o facto de a cabeça estar diretamente encostada à parede, fará com que o óleo e o suor libertados pelo corpo humano entrem em contato com a parede, sujando e manchando o seu acabamento.

  • Protege contra o frio

  • A temperatura ambiente do quarto desempenha um papel importante na qualidade do sono. Dificilmente conseguimos ter uma boa noite de descanso perante um quarto demasiado frio ou, pelo contrário, demasiado quente!

    O motivo inicial pelo qual as cabeceiras foram pensadas foi, precisamente, a capacidade de protegerem contra o frio e as correntes de ar.

    Dependendo da casa, quando foi construída, com que materiais, e onde esta se localiza pode ser necessário uma proteção adicional contra as correntes de ar. Dormir com a cabeça encostada numa parede fria mal isolada pode ser um autêntico pesadelo e prejudicar as noites de descanso. 

    As cabeceiras de cama adicionam uma camada extra de isolamento, mantendo o frio sob controle enquanto dormimos.

  • Ajuda a manter as almofadas no lugar

  • Há poucas coisas mais frustrantes do que ter de acordar  a meio da noite para procurar almofadas perdidas, principalmente quando caem no chão e acumulam sujidade e poeiras. Quem não tem uma cabeceira de cama certamente conhecerá a sensação! 

    A falta de uma cabeceira origina um pequeno espaço entre a cama e a parede - o esconderijo perfeito para as almofadas! Apostar numa cabeceira de cama permite que as almofadas fiquem sempre seguras e protegidas, para que possas descansar a noite toda sem incómodos. 

    Além disso, escolher a almofada certa para as tuas necessidades também pode amenizar este problema e ajudar a melhorar a qualidade do teu sono. 

  • Uma boa prática de Feng Shui

  • Segundo o Feng Shui, durante o período da noite, estamos mais desprotegidos e energeticamente mais frágeis. Consequentemente, dormir numa cama sem cabeceira pode deixar-nos mais vulneráveis e com maior probabilidade de desenvolver distúrbios do sono. 

    Segundo a arte chinesa, uma cabeceira de cama simboliza proteção, segurança e estabilidade. Por ter uma energia forte e estável, proporciona um sono mais reparador e uma sensação geral de maior suporte na vida. 

    Portanto, uma cabeceira de cama também tem uma grande importância no equilíbrio das energias do quarto e na melhoria da qualidade do sono.

    Como escolher uma cabeceira de cama?

    cabeceiras cama colmol

     

    Na hora de escolher a melhor cabeceira de cama, é essencial que esta respeite alguns requisitos, para que seja realmente uma opção certa. A cabeceira de cama a escolher deve:

    • ter um design intemporal;
    • fornecer o suporte adequado;
    • ser de um material de qualidade;
    • ter o tamanho certo.

    Esteticamente falando, o design e os tons da cabeceira de cama devem estar de acordo com os restantes elementos do quarto e com toda a sua envolvência - ao mesmo tempo que vai de encontro ao gosto pessoal, claro. 

    Optar por um design intemporal fará com que a cabeceira escolhida nunca saia de moda e permaneça sempre atual à medida que o tempo passa.

    No entanto, e acima de qualquer motivação estética, o tipo de material e o tamanho da cabeceira de cama são os dois principais fatores determinantes nesta escolha.

    Qual o melhor tipo de material?

    O material da cabeceira depende das preferências pessoais e do tipo de utilização que é dada à cama. Apesar de existirem vários materiais (como a madeira ou metal), as cabeceiras de cama estofadas são das mais populares.

    As cabeceiras estofadas dão um toque especial de elegância e classe a um quarto. Perfeitas para quem gosta de passar algum tempo sentado na cama a relaxar, a ler um livro ou a ver televisão, as cabeceiras estofadas conferem um bom suporte para a cabeça e pescoço, graças ao seu toque macio e confortável.

    Por serem estofadas, estas cabeceiras são ótimas no que toca ao bloqueio de ruído e de luz, tornando-as a escolha ideal para quem gosta de quartos escuros e silenciosos.

    A escolha dos acabamentos da cabeceira de cama possibilita aliar o conforto ao bom design e permite que uma só cabeceira se adapte a diferentes estilos de decoração, quer seja um estilo mais tradicional ou contemporâneo. 

    Qual o tamanho ideal?

    Saber quais as medidas a escolher é uma tarefa bastante simples. Basicamente, o tamanho da cabeceira vai depender do tamanho da cama.

    Se a tua cama é de casal, vais precisar de uma cabeceira de casal. Pelo contrário, caso durmas numa cama de solteiro ou king, a tua cabeceira deve respeitar essas mesmas medidas. Simples, não é?

    Para facilitar a tua escolha, e para que possas ter uma noção mais real dos tamanhos disponíveis, estas são as medidas das cabeceiras Colmol:

    • Cabeceira de cama solteiro 90x120
    • Cabeceira de cama solteiro 100x120
    • Cabeceira de cama casal 140x120
    • Cabeceira de cama casal 150x120
    • Cabeceira de cama casal 160x120
    • Cabeceira de cama king 180x120
    • Cabeceira de cama king 200x120

    Além da importância de combinar o tamanho da cama com o tamanho da cabeceira, as medidas do quarto não devem ser esquecidas! Na hora de escolher a cabeceira de cama, é essencial considerar o espaço disponível no quarto. Este aspeto pode limitar a escolha do tamanho e altura da cabeceira!

    Assim, quartos pequenos e/ou com muitos elementos decorativos precisam de uma cabeceira de cama não muito alta, evitando que o quarto se torne num espaço confuso e com “excesso de informação”.

    Na dúvida… mergulha no teu lado criativo!

    Não consegues encontrar modelos de cabeceiras à venda no mercado que te encham as medidas? Estás farto/a de fazer scroll no Google à procura de cabeceiras criativas e baratas? Então talvez seja melhor deitar as mãos à obra… 

    Se por acaso até tens uns dotes secretos para a bricolage e DIY 's, porque não fazeres a tua própria cabeceira de cama?! Existem imensos tutoriais disponíveis no Youtube que podem ajudar-te a criar a tua cabeceira, completamente adaptada à tua personalidade e ao estilo do teu quarto.  Podes, inclusive, aproveitar materiais que já tens em casa, como pedaços de madeira, restos de tecido ou até aquele papel de parede que sobrou. Qualquer um destes itens pode ser reaproveitado para criar uma cabeceira de casal ou solteiro à tua medida.

     

    Há imensas ideias que podes retirar da internet para inspiração. Desde cabeceiras mais criativas com desenhos e estampados, até opções mais simples e discretas mas que, mesmo assim, dão aquele toque especial ao quarto.

    Fazer a tua própria cabeceira de cama é uma maneira bastante mais económica de obteres o estilo que realmente desejas. Desta forma, podes ter uma cabeceira criativa e barata e, orgulhosamente, desenvolvida por ti!

    Perguntas frequentes

    Como montar uma cabeceira de cama?

    A montagem da cabeceira vai depender do tipo de cama onde será inserida, bem como do tipo de cabeceira escolhida.

    As cabeceiras de cama podem ter vários tipos de instalação. Existem cabeceiras que se fixam diretamente na parede, cabeceiras montadas diretamente na estrutura da cama e cabeceiras independentes.

    Se não te sentires confortável em montar sozinho/a a tua cabeceira, ao comprares uma cabeceira de cama na Colmol, podes adicionar o serviço extra de montagem. Os nossos técnicos tratam de tudo. Não terás de te preocupar com nada!


    A minha cama não permite a instalação de uma cabeceira. Posso fixá-la na parede?

    Sim, perfeitamente. Nos casos em que a estrutura da cama não contém parafusos e orifícios que permitam o encaixe de uma cabeceira, esta pode ser fixada na parede.

    As nossas cabeceiras incluem suporte de fixação de parede.


    Que cor de cabeceira devo comprar?

    As tendências de design de interiores são como as tendências de moda: vão e vêm. Recomendamos sempre a escolha de uma cor de tecido que combine com a base da cama e com os tons presentes no quarto. Principalmente se o quarto for pequeno, é importante que a cabeceira seja de tons claros para trazer mais subtileza e harmonia ao espaço.

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos