Qual a melhor almofada para dormir? A opção ideal está aqui

A posição em que dormimos é fundamental para definir qual a melhor almofada. Manter uma postura saudável e satisfazer todas as necessidades únicas de cada pessoa durante o sono é essencial para dormir melhor a cada dia. Descobre aqui a tua próxima almofada.

 

 

melhor almofada dormir

 

A estrutura corporal e as posições favoritas para dormir fazem toda a diferença. 

Tendo em conta que passamos muito tempo a dormir (em média, uma noite de sono dura de 6 a 8 horas), é importante que, durante esse período de descanso, as articulações, especialmente da coluna, não sejam sobrecarregadas. 

Já imaginaste o mal que pode fazer passar esse tempo todo com uma má postura?  

A posição em que dormimos deve ser a melhor possível, uma vez que isso vai influenciar vários aspetos relacionados com a nossa saúde, mas também ditará qual o colchão e a almofada que devemos comprar.

Adaptar todos esses acessórios às nossas características é mesmo muito importante para que todo o nosso corpo seja preservado.

Não és tu que te tens de adaptar a eles, eles é que têm de se adaptar a ti!

 

A almofada é importante: descobre porquê

Uma boa postura é a chave para dormir profundamente, noite após noite, sem dor ou rigidez. A almofada tem um papel fundamental para manter uma postura de sono saudável, o que implica ter o corpo alinhado.

Se o pescoço e os ombros não recebem apoio suficiente ou são apoiados num ângulo que causa torção, está tudo estragado! 

A coluna e o resto do corpo não vão ficar alinhados, causando tensão e desconforto no pescoço, ombros e costas. 

Assim, ter uma boa almofada é importante para que a posição da cabeça fique alinhada com a coluna vertebral. Isto vai evitar o aparecimento de dores musculares, torcicolos e outros problemas.

O objetivo de dormir bem é poder descansar, relaxar o corpo e recarregar energia para o próximo dia. Descurar a importância da almofada é diminuir a qualidade do sono. 

Tal como acontece com o colchão, o conforto e o apoio são extremamente importantes na escolha da almofada certa!

 

As almofadas não são iguais para todos

Cada pessoa tem um corpo diferente e posições favoritas para dormir. Por exemplo, a almofada de quem gosta mais de dormir de lado deve diferir da de quem dorme de barriga para baixo.

A posição para dormir requer sempre um tipo diferente de almofada. Dormes de lado, de barriga para cima ou de barriga para baixo? Cada posição pede o seu tipo de almofada.

Para as pessoas com uma estrutura óssea mais larga e com ombros mais largos, as almofadas recomendadas são as mais espessas, para equilibrar o espaço entre o pescoço e o resto do corpo suportado pela almofada.

Pessoas com ombros mais estreitos devem escolher uma almofada menos espessa, para não haver desconforto causado pelo facto de o corpo estar demasiado elevado ao adormecer.

Dependendo do suporte que o corpo precisa em cada uma destas posições, a composição e características da almofada devem suprir todas essas necessidades específicas para que não acha descompensação postural.

Mais alta, mais baixa, mais dura, mais maleável… existem imensas configurações!

 

Elementos a ter com conta na escolha

Escolher a almofada ideal requer analisar elementos que te permitam saber mais sobre a forma como dormes e conhecer melhor as tuas particularidades.

São apenas dois - a posição em que dormes e a dureza da almofada, que está relacionada com a tua posição preferida.

Posição de Dormir

Este é um dos principais fatores a ter em conta na escolha de uma almofada. 

Se preferes dormir de lado, vais precisar de uma almofada firme para obter o alinhamento adequado entre o teu pescoço e a coluna vertebral. 

Mas se a tua praia é dormir de barriga para cima, deves evitar almofadas demasiado suaves, pois neste caso vais precisar de uma que mantenha o teu pescoço e as costas alinhados. 

Deve ser firme para que os contornos da cabeça fiquem bem adaptados.

Se, por outro lado, dormes de barriga para baixo, a tua almofada deve ser o mais baixa e suave possível, para não deixar que a cabeça fique demasiado acima do nível do resto do corpo, sem causar tensão no pescoço, mantendo-o numa posição neutra. 

Muitas vezes, quem dorme nesta posição até prefere dormir sem almofada!

Dureza da Almofada

A firmeza da almofada é importante, pois afeta diretamente o teu nível de conforto e a qualidade do sono. 

Para saber qual a firmeza mais indicada para ti, deves ter em consideração a posição em que dormes e o peso corporal

Importante! Se sentes dores de cabeça ou no pescoço ao acordar e durante a noite deves ter um cuidado redobrado: se almofada não for firme o suficiente para suportar a cabeça e o pescoço, a dor e o desconforto podem tornar-se um problema a longo prazo.

  

Tipos de Almofadas

Antes de falarmos sobre qual a melhor almofada para cada posição, é importante que primeiro conheças a gama de almofadas disponível na Colmol:

Almofada Clássica

  • Acarsan com tratamento antiácaros

Almofada Standard

  • Fibra Dalia

Almofadas Premium

  • Penas
  • Viscoelástica
  • Viscoelástica de Aromaterapia
  • Sumaúma

 

As melhores almofadas para dormir de lado

Esta é a melhor posição para proteger a coluna! E não só!

Dormir de lado pode também ser excelente para quem ressona. A única desvantagem é mesmo para quem tem artrite, pois esta posição pode agravar as dores já existentes.

Para quem sofre de dores nas costas, dormir de barriga para baixo ou para cima pode não ser muito bom. Dormir de lado é mesmo a solução mais consensual para isso.

Há até quem coloque uma almofada entre os joelhos para manter as ancas alinhadas e diminuir o desconforto.

Outra vantagem: quando se dorme para o lado esquerdo, os alimentos conseguem passar mais facilmente pelo intestino, favorecendo a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunitário.

Portanto, se tens a sorte de pertencer a este clube, deves ter em atenção determinadas características que a tua almofada não deve descurar.

Para que consigas relaxar por completo nesta posição sem prejudicar a coluna, deves escolher uma almofada ajustada ao teu pescoço. 

A tua almofada deve ser mais espessa, respeitando o alinhamento da tua coluna com a cabeça.

Para dormir nesta posição, a Colmol oferece almofadas viscoelásticas de sumaúma e de penas, que se adaptam ao teu corpo, proporcionam uma sensação refrescante durante a noite e, claro, todo o conforto necessário para evitar dores e cansaço no dia seguinte:

Almofada Viscoelástica

A espuma viscoelástica contribui para o alívio da pressão da cabeça e do pescoço. 

Os orifícios desta almofada tornam-na mais respirável através da circulação de ar, mantendo o equilíbrio térmico enquanto dormes. 

A capa com tecido Stretch de fibra sintética elastano, proporciona o ajuste otimizado à almofada, aumentando a elasticidade e conforto para uma noite de sono agradável.

Esta almofada foi feita a pensar nos dorminhocos que adoram sentir-se envolvidos. Proporciona total conforto e sensação de aconchego. 

E mais: a sua proteção antiácaros impede a proliferação de bactérias e ácaros para que nada te impeça de ter boas noite de sono!

 

Almofada de Sumaúma

As fibras finas e brancas de Sumaúma desenvolvem-se na mafumeira, uma árvore tropical. Crescem dentro de um fruto de cápsulas verdes que, quando maduras, rebentam e são colhidas. 

Estas fibras não necessitam de qualquer tratamento, o que as tornam num produto orgânico, não tóxico e amigo do ambiente.

A almofada de Sumaúma proporciona um descanso reparador e luxuoso. É hipoalergénica e adapta-se perfeitamente à tua posição de dormir. 

As características da sua fronha de algodão conferem uma sensação de frescura e bem-estar.

 

Almofada de Penas

Procuras um descanso luxuoso? A almofada de penas é antialérgica e antibacteriana. 

O seu enchimento permite uma boa circulação do ar, o que lhe confere um bom comportamento ao nível da elasticidade/deformação. 

Adapta-se perfeitamente à tua posição de dormir e as características da sua fronha de algodão conferem uma sensação de frescura e bem-estar.

 

 

As melhores almofadas para dormir de barriga para cima ou para baixo

Estas posições são, em regra, as menos aconselháveis para a coluna, pois o peso do corpo exerce muita pressão sobre ela. 

 

Dormir de barriga para cima pode também desencadear dor lombar. Se ressonares ou tiveres apneia do sono, esta não é a melhor opção. 

Por outro lado, nem tudo é mau: a tua cabeça, pescoço, e coluna vertebral ficam numa posição neutra, pelo que é menos provável que venhas a ter dores de pescoço se dormires nesta posição.

Sabias que dormir de costas com a cabeça ligeiramente elevada com uma almofada é considerada a melhor posição de sono para a azia? Curioso, não é?

 

Dormir de barriga para baixo pode diminuir o ressonarmas pode agravar outras condições, criando tensão no pescoço ou nas costas. 

Nesta posição, o pescoço e a coluna vertebral não estão numa posição neutra. Dormir sobre a barriga pode pressionar os nervos e causar dormência, formigueiro e dores. 

Há ainda quem durma de barriga para baixo com a cabeça de lado, com as mãos debaixo da almofada ou a abraçá-la. 

Contudo, se não consegues mesmo evitar estas posições e é impossível para ti habituares-te a dormir de lado, analisa as seguintes opções que a Colmol te apresenta:

Almofada de Fibra Dalia

Transforma o teu quarto num hotel de luxo com esta almofada!

A sua capa de tecido de microfibra e tato de seda evitando impurezas. 

É higiénica, transpirável e muito resistente ao uso e às lavagens. 

O enchimento é composto por Fibra oca de silicone Neotherm. 

Tem volume, suavidade, leveza e uma grande capacidade de recuperação de todas as mudanças de posição durante a noite.

 

Almofada Acarsan com Tratamento Antiácaros

Esta almofada foi desenhada especialmente para pessoas alérgicas aos ácaros e para aquelas que procuram um descanso saudável. 

É composta por fibra 100% poliéster de silicone com tratamento Acarsan Natural com extratos vegetais. 

A capa algodão amortece as mudanças de temperatura e humidade, protegendo das impurezas. Como é ergonómica, ajuda-te a manter uma postura correta enquanto dormes.

 

Almofada Viscoelástica de Aromaterapia

Lavanda, eucalipto ou camomila: escolhe o aroma que mais te deixa relaxado/a.

A aromaterapia utiliza aromas relaxantes para ajudar as pessoas que precisam de dormir melhor, de forma mais tranquila, relaxante e profunda.

A capa com tecido Iceberg proporciona uma sensação instantânea de frescura, pois dissipa o calor instantaneamente, ajudando o corpo a permanecer fresco e a adormecer mais rápido.

 

 

A almofada ajuda mas não chega! Dicas para dormir melhor em cada posição

A almofada certa para a posição em que dormes é meio caminho andado para que possas dormir nas nuvens, sem qualquer consequência física. 

Seja qual for a posição em que durmas, para além de escolher a almofada ideal consoante a tua forma de dormir, deves ter em conta certas dicas que podem ajudar-te a manter uma postura correta enquanto dormes em cada posição:

Dormir de lado

  • Mantém a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo 
  • Dobra um pouco os joelhos 
  • Coloca uma almofada fina entre os joelhos para impedir a sua rotação e a extensão da lombar
  • Não deixes as mãos sobre a cabeça, para não comprometer a circulação nos braços
  • Não durmas com o corpo todo encolhido para que os ombros e a cabeça não fiquem muito para a frente

Dormir de barriga para cima

  • Dobra um pouco os joelhos 
  • Coloca uma almofada fina entre os joelhos, deixando as ancas bem posicionadas e os músculos lombares relaxados
  • Não durmas com as pernas muito esticadas, porque isso vai aumentar a tensão na lombar 
  • Não dobres a almofada para que ela fique mais alta. Isso vai forçar demasiado o pescoço
  • Se te sentires mais confortável, podes utilizar várias almofadas na parte de trás das pernas ou dos joelhos, para criar volume, diminuir a curvatura da lombar e a tensão nessa zona

Dormir de barriga para baixo

  • Coloca uma ou duas almofadas na barriga, para que a tensão diminua na região lombar
  • Coloca uma almofada fina entre os joelhos, deixando as ancas bem posicionadas 
  • Se for confortável, podes colocar uma almofada com pouco volume no peito dos pés, para que os joelhos fiquem um pouco dobrados - quanto mais esticadas estiverem as pernas, mais tensão vais colocar em cima do teu corpo

 

 

Quem diria que a escolha de uma almofada tinha assim tanto que se lhe diga, não é? Mas com todas estas opções apostamos que a tua decisão acabou de ficar mais fácil! Diz-nos como dormes, dir-te-emos quem és 😀

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Qual é o teu tipo de almofada favorito? ⬇️💬

3 comentários

  • Olá Ana Paula e obrigado pela visita ao nosso blog! 😊

    A tua almofada deve ser mais espessa, para respeitar o alinhamento da tua coluna com a cabeça. Para dormir nesta posição, a Colmol oferece almofadas:

    - Viscoelástica: https://colmol.pt/collections/almofadas/products/almofada-viscoelastica
    - Sumaúma: https://colmol.pt/collections/almofadas/products/almofada-de-sumauma
    - Penas: https://colmol.pt/collections/almofadas/products/almofada-de-penas

    Estes modelos adaptam-se ao teu corpo, proporcionam uma sensação refrescante durante a noite e, claro, todo o conforto necessário para evitar dores e cansaço no dia seguinte.

    Colmol
  • Gostava de saber sobre uma almofada para mim que durmo de lado e gosto de almofadas altas. Obrigada

    Ana Paula
  • Boa tarde, agradecia que me enviassem o preço da almofada termorreguladora e da viscoelástica de aromaterapia obrigada. Bom fim de semana.

    Leonilda raposo

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt