Dormir melhor através do Feng Shui

quarto zen feng shui

Para muitos, o quarto é uma das divisões mais sagradas e especiais da casa. Afinal, é nele que moram os nossos momentos de descanso e repouso, e é onde renovamos e equilibramos as nossas energias para enfrentar um novo dia. 

Por ser um dos locais das nossas casas onde passamos grande parte do tempo, também é dentro dele que, inevitavelmente, se acumulam energias: boas e más. Através do Feng Shui, é possível equilibrar essas energias e transformar os nossos quartos em locais de paz, harmonia e que transmitam boas sensações. 

O que é o Feng Shui?

Com origem na China há pelo menos três mil anos, o Feng Shui é uma arte chinesa que se debruça sobre a influência do espaço no nosso bem-estar, e a forma como os locais onde vivemos se refletem no modo como nos sentimos. 

A maior função do Feng Shui é equilibrar as energias da casa ou do local de trabalho através da harmonização de móveis, cores e objetos. O termo é composto por duas palavras: “Feng”, que significa vento e “Shui” que significa água

A base do Feng Shui é a energia vital - denominada de chi - que está presente e circula nos móveis e ambientes. Basicamente, ela atua da mesma forma que um tratamento terapêutico, equilibrando a energia vital do ambiente.

Através do fluxo de energia positiva, o Feng Shui enfatiza a saúde física e mental, o sucesso e os relacionamentos saudáveis tendo, também, um poderoso impacto na qualidade do nosso sono.

Os especialistas em Feng Shui acreditam que uma boa energia a fluir no quarto é capaz de melhorar o nosso sono, o que se repercute positivamente em todas as restantes esferas das nossas vidas.

Apesar de os princípios do Feng Shui se aplicarem a muitos elementos da vida, eles são maioritariamente colocados em prática no design de interiores, uma vez que as ferramentas usadas na análise do Feng Shui podem aplicar-se com mais facilidade no contexto de uma casa.

Quais os benefícios?

O Feng Shui é capaz de contemplar diversas áreas da nossa vida, trazendo benefícios nas esferas profissional, familiar, financeira, espiritual, bem como nas relações interpessoais e na saúde física, emocional e mental.

O Feng Shui tem como objetivo promover e estabelecer harmonia e equilíbrio, tanto em cada um de nós como no(s) espaço(s) onde é aplicado, ajudando a canalizar e fazer fluir as energias em todos os ambientes.

Na prática, a aplicação correta do Feng Shui permite:

  • espantar energias negativas;
  • melhorar as relações afetivas; 
  • trazer segurança e estabilidade;
  • aumentar a produtividade no trabalho; 
  • atrair mais prosperidade; 
  • combater a insónia e outros distúrbios do sono.

Feng Shui para dormir melhor: como deves utilizar esta prática no teu quarto?

Ao aplicar o Feng Shui no quarto - um dos “cantos” das nossas casas onde, provavelmente, passamos mais tempo - as noites de sono podem vir a tornar-se melhores.

Para estar de acordo com os princípios do Feng Shui, os quartos de casal/solteiro devem respeitar determinados requisitos, como o posicionamento dos móveis, a escolha dos objetos decorativos e as cores etc. 

Antes de tudo, é essencial que o processo de “destralha” seja feito!  Livrarmo-nos de tudo aquilo que não utilizamos e/ou que está “a mais”, é o primeiro passo para a criação de um ambiente harmonioso e carregado de boas vibrações - até porque é impossível haver paz num espaço desarrumado e cheio de coisas que não fazem falta, certo?

6 formas de atrair boas energias para o teu quarto 

Há algumas práticas recomendadas que devem ser seguidas por quem tenciona trazer o Feng Shui para o quarto (seja de casal ou de solteiro) e, consequentemente, dormir melhor. Descobre as nossas 8 dicas.

  • A cama deve ser posicionada no centro do quarto

Sabias que a posição em que está colocada a nossa cama pode influenciar diretamente na troca de energias que circulam pelo quarto? 

A forma mais correta de posicionar a cama deve ser no centro do quarto, idealmente na diagonal da porta. A ideia é que, quando estiveres na cama, não estejas diretamente de frente para a porta mas, mesmo assim, consigas vê-la.

cama no quarto

  • Certifica-te de que há uma mesa de cabeceira em ambos os lados da cama

De acordo com o Feng Shui, uma das coisas mais importantes na disposição do quarto é garantir espaço igual em ambos os lados da cama.

Colocar uma mesa de cabeceira de cada lado da cama é uma maneira fácil de criar simetria e equilíbrio no quarto. Para potenciar este efeito harmonioso, pode também ser colocado um candeeiro em cima de cada uma das mesas.

cama com mesinhas de cabeceira

  •  Recorre a lâmpadas de baixa luminosidade

Apostar em lâmpadas e candeeiros de baixa luminosidade ajuda a trazer a calma e a tranquilidade para o quarto (dois aspetos importantes para boas noites de sono). 

Durante o dia, a luz natural deve ser uma prioridade! Decorar o quarto com cortinas que maximizem a entrada de luz natural e ar fresco no quarto, é super importante para o fluxo e renovação de energias.

candeeiro ao lado da cama

  •  Prioriza as roupas de cama de materiais orgânicos e naturais

Procura utilizar roupas de cama fabricadas de materiais orgânicos e naturais, como o algodão, para ajudar a reduzir a quantidade de material sintético no quarto. 

Os materiais orgânicos são ótimos não só para melhorar os níveis de Feng Shui no quarto, mas também para uma melhor regulação da temperatura, uma vez que estes materiais têm uma maior capacidade de absorção de humidade.

Além disso, a cor da roupa de cama deve ser de tons claros e suaves: ideais para transmitir sensações de paz e harmonia no espaço.

  • Incorpora objetos de valor sentimental na decoração

Principalmente no quarto de casal, o feng shui deve procurar o fortalecimento das relações afetivas e da união, portanto é necessário usar elementos que o estimulem.

Para reavivar bons momentos e reforçar a felicidade, a prática do Feng Shui recomenda que sejam colocados objetos especiais ou fotografias de momentos felizes no quarto. Estes itens podem ser distribuídos pelo quarto ou colocados nas mesas de cabeceira, a fim de atrair boas energias relacionadas com o amor.

fotografias de família

  • Experimenta a aromaterapia 

Existe uma ligação poderosa entre a aromaterapia e o Feng Shui, pois as propriedades medicinais dos aromas podem ser combinadas para influenciar a energia da casa. 

Os aromas interferem diretamente no nosso bem-estar e têm um grande efeito no fluxo da energia. Incensos, velas, óleos essenciais ou almofadas de aromaterapia podem ser usados no quarto para o equilíbrio das energias e para noites de sono relaxantes e tranquilas. 

Aromas como a lavanda, eucalipto e camomila devem ser privilegiados quando o assunto é dormir melhor!

 

Para potencializar o Feng Shui, há algumas práticas que devem ser evitadas, de forma a não prejudicar o fluxo de energias positivas que tanto necessitamos. Assim, no quarto, deve evitar-se:

  • O uso de ecrãs e aparelhos eletrónicos;
  • Plantas com folhas bicudas;
  • Espelhos em frente à cama;
  • Móveis grandes e imponentes;
  • Tons escuros e/ou chamativos.

A influência dos elementos e das cores no Feng Shui

A técnica do Feng Shui é colocada em prática através da disposição dos móveis, do uso de determinadas cores, objetos, imagens, formas e elementos.

O Feng Shui possui 5 elementos: água, terra, fogo, madeira e metal. De acordo com as suas bases, para alcançarmos uma vida equilibrada é necessário que os espaços contenham todos esses elementos.

5 elementos do feng shui

Os 5 elementos do Feng Shui necessitam de ser equilibrados a fim de criar um ambiente harmonioso. Cada um dos 5 elementos do Feng Shui está associado a cores, formas e energia específicas e, quando adicionados às diferentes divisões de uma casa, ajudam a melhorar o fluxo de energia e a criar harmonia nos espaços.

Assim, dependendo do nosso elemento raiz - e da cor associada a este -, é possível criar/decorar cada divisão da casa de acordo com a personalidade e energia de quem nela habita. Isto porque, cada um dos 5 elementos tem a sua própria cor que, juntamente com o elemento, gera e espalha a energia chi.

Jogar com as cores pode ser uma maneira fácil, divertida (e não permanente) de mudar a energia de uma casa. De acordo com as bases do Feng Shui, a escolha de objetos de forma/cor correta num determinado espaço melhora o fluxo de energia vital: o chamado chi.

A alteração da cor de uma parede ou a simples troca de uma almofada no quarto podem fazer uma grande diferença na forma como as energias fluem e, consequentemente, no quanto isso vai interferir no nosso bem-estar e na qualidade do nosso sono.

Porém, é importante que sejam usadas as cores certas nas divisões certas, caso contrário, pode criar-se falta de harmonia e desequilíbrio nas nossas casas. Algumas cores são capazes de atrair boas energias, enquanto que outras podem afastá-las. 

A representação de cada elemento através da cor

Para criar uma divisão equilibrada e rica em boas energias e vibrações através do Feng Shui, as cores e os seus significados devem ser tidos em conta. Como já referimos mais acima, é essencial que todos os elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) estejam representados pelas suas cores correspondentes. 

Terra: representa força e estabilidade. Para representar este elemento do Feng Shui no quarto, e tal como o próprio nome indica, podem ser utilizados objetos de tons terra (amarelos, castanhos, beges, etc.).

elemento terra

Fogo: o elemento mais poderoso, figura da paixão e transformação. Para canalizar a energia do fogo para um quarto, decorá-lo com objetos que emitam calor (como velas) e utilizar tons rosados, avermelhados ou alaranjados é uma ótima ideia.

elemento fogo

Metal: significado da clareza e criatividade. Tal como nos objetos metálicos, os tons predominantes na representação deste elemento são os cinzas, os pratas e os brancos.

elemento metal

Madeira: este elemento canaliza os poderes da criatividade, esperança e crescimento. Objetos como plantas ou terrários de tons verdes e castanhos podem trazer para o espaço as características do elemento madeira. 

elemento madeira

Água: relacionado com a emoção, a pureza e a inspiração, o elemento água pode ser representado através de objetos de cores azul ou preto.

elemento água

Os essenciais para um quarto repleto de boas energias 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura.

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através:

  • do telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos