Colchão de molas ensacadas: o que é, quais as principais vantagens e como escolher

Para manter um sono reparador, é importante escolher um colchão de boa qualidade e durabilidade. Existem diversos modelos e tipos de colchões. Descobre se o colchão de molas ensacadas pode ser uma boa opção para ti.


Na Colmol encontrarás alguns destes modelos desenhados para te proporcionar o apoio e o conforto de que precisas para dormir sempre bem, só ou acompanhado/a.

 imagem molas ensacadas

O que é um colchão de molas ensacadas?

Como uma grande evolução para os tradicionais colchões de molas, surgem os colchões de molas ensacadas. Neste tipo de colchão, as molas são ensacadas e costuradas uma a uma individualmente, o que gera maior conforto e estabilidade, adaptando-se perfeitamente ao corpo. 

Estes garantem uma boa firmeza, proporcionam maior conforto no teu descanso e destacam-se pela sua grande resistência à passagem do tempo. Nestes colchões, o movimento não se propaga. Portanto, se dormires acompanhado e o teu parceiro se mexer do outro lado da cama, não sentirás o balanço do colchão.

Dentro dos colchões de molas ensacadas existem os de Visco SSI. A camada visco elástica auto-moldável adapta-se perfeitamente ao corpo, nivelando o peso e distribuindo-o ao longo da superfície, particularmente na zona lombar e ombros. Assim, oferecem um conforto extra, independente e adaptável.
 

Como funciona o mecanismo das molas ensacadas?

Um colchão de molas ensacadas é, tal como o nome indica, feito de molas ensacadas de forma individual, ou seja, cada mola está contida no seu próprio bolso de tecido. Uma vez que estão em sacos individuais, cada mola trabalha de forma independente uma da outra, reagindo apenas à pressão aplicada a essa área.

Ao contrário dos tradicionais colchões de molas, as molas ensacadas não se movem como uma unidade inteira. Assim, cada mola funciona individualmente para apoiar corretamente o teu corpo e reduz a transferência de movimento para outras áreas do colchão. Isto resulta num maior nível de suporte e resposta personalizados para cada pessoa que dorme no colchão.

A firmeza e homogeneidade deste sistema mantém uma excelente independência das camas.

 

O colchão de molas ensacadas é indicado para toda a gente?

Cada pessoa tem um colchão mais indicado. Tudo depende das suas necessidades de descanso e do seu perfil.

Devido à sua mecânica já explicada, os colchões de molas ensacadas são particularmente indicados para quem tende a mexer-se bastante durante a noite e/ou para quem dorme com uma pessoa ao seu lado de peso diferente. Assim, um casal que dorme junto não sente os movimentos um do outro.

 

Quais os tipos de molas existentes?

Um colchão de molas é, sem dúvida, uma excelente opção para quem procura uma opção que combine conforto e durabilidade. 

No entanto, no momento da escolha do colchão ideal poderás deparar-te com a existência de vários tipos de molas. Na Colmol, trabalhamos com: 

  • molas ensacadas;
  • molas SSW (Bonnel);
  • molas SPA. 

comparativa_colchoes

O sistema de molas ensacadas é o mais conhecido. Por serem ensacadas e costuradas uma a uma (individualmente), possibilitam uma melhor adaptação às curvas do corpo e proporcionam um maior conforto ao teu descanso. 

A homogeneidade deste sistema mantém uma excelente independência das camas. Isto deve-se ao facto de cada mola ser colocada num saco individual que, juntamente com a rede, forma um núcleo sólido no colchão. 

Mais firme e tradicional, a mola SSW - também conhecida por mola Bonnell - era muito usada no passado. A suspensão dinâmica e progressiva deste sistema está adaptada a pessoas ativas e corpulentas, que mudam com frequência de posição durante o sono. 

Este tipo de molas são conhecidas principalmente pela sua flexibilidade, firmeza e por possuírem um bom custo-benefício.

Por último, a mola SPA é como se de um upgrade para a mola SSW se tratasse. É um sistema constituído por ainda mais molas, que reforçam o suporte proporcionado por estes colchões e conferem maior apoio à coluna. 

 

Molas Bonnel vs Molas Ensacadas: qual a melhor opção?

A resposta a esta questão é: depende! Ambas as opções garantem ótimas noites de conforto.

No entanto, a escolha do tipo de molas está diretamente relacionada com as necessidades de cada pessoa, tendo em conta se dorme sozinho/a ou acompanhado/a. Este é, sem dúvida, o game changer na altura de decidir entre as duas variantes de molas.

As molas ensacadas movem-se de forma independente e oferecem mais suporte para o teu corpo. São ideais para quem dorme acompanhado por alguém cujo peso é diferente, para que não sintam os movimentos um do outro durante a noite. 

Pelo contrário, as molas bonnel são todas diretamente conectadas umas às outras e movem-se juntas. Isto significa que, caso durmas acompanhado/a, irás certamente sentir os movimentos da outra pessoa durante a noite, o que pode tornar-se bastante desconfortável e interferir na quantidade e qualidade do teu sono. 

Portanto, aquilo que te vai fazer decidir entre uma ou outra opção, é a forma como as tuas noites são passadas. 

Se costumas dormir sozinho/a, o colchão de molas bonnel pode ser uma boa escolha. Mas, se o fizeres acompanhado/a, talvez seja melhor optar por um colchão de molas ensacadas. Obterás mais conforto e suporte! 

Assim:

  • molas bonnel: perfeitas para solteiros
  • molas ensacadas: perfeitas para casais

 

Qual é melhor: o colchão de molas ensacadas ou o de espuma?

Não há um colchão melhor do que outro, há sim colchões mais adequados para o caso de cada pessoa.

Por design, os colchões de molas facilitam o fluxo de ar no seu interior e, geralmente, são mais frescos à noite em comparação com os de espuma.

Dito isto, nos últimos anos, muitas espumas agora incluem géis de resfriamento e uma estrutura aberta para ajudar a regular a temperatura corporal. Ambos os tipos oferecem independência de movimentos e um bom suporte.

Tendo em conta o factor durabilidade, os colchões de espuma duram bem menos do que os colchões de molas ensacadas. Isto porque, com o tempo de uso, a espuma começa a deformar-se, o que resulta em fracas noites de sono e dores no corpo. 

No colchão de molas ensacadas isso não acontece. São colchões mais resistentes que se adaptam ao nosso corpo de forma mais uniforme, levando mais tempo a deformar-se e, por isso mesmo, duram mais tempo!

Um colchão de espuma dura em média 2 a 3 anos, enquanto que, um colchão de molas pode durar de 5 (molas bonnel) a 10 anos (molas ensacadas). 

Ainda assim, qualquer uma das opções pode ganhar mais tempo útil de vida se forem tidos em conta todos os cuidados de limpeza e higiene do colchão, como rodá-lo/virá-lo com frequência, protegê-lo devidamente, etc. 

 

A melhor opção para a tua coluna!

Esta é uma questão muito frequente: mas, afinal, qual o melhor colchão para a coluna? Molas ou Espuma?

Uma coisa é certa: se acordas sem sentir que repousaste devidamente durante a noite, provavelmente não tens o colchão mais adequado à tua posição de dormir. 

Um bom colchão, que assegure que temos a coluna corretamente posicionada enquanto dormimos, é essencial para obter qualidade de vida e evitar desenvolver problemas graves mais tarde. 

A escolha do melhor colchão para a tua coluna depende sempre dos cuidados que o teu corpo necessita. Assim, um colchão com maior resistência, como o colchão de molas ensacadas, é bom para quem sofre de dores na coluna… ou quer evitar sofrer.

Se costumas acordar com dores na coluna, recomendamos que adotes alguns tipos de práticas que, em conjunto com o colchão certo, podem amenizar este problema. Experimenta alongar os músculos das costas antes de dormir e/ou utilizar técnicas de meditação e relaxamento para ajudar a libertar a tensão muscular. 

Fará muita diferença na forma como dormes, mas também como acordas!

 

Colchão de molas ensacadas: as vantagens 

  1. Sem transferência de movimento

Ao contrário de outros tipos de colchões onde o peso do corpo é distribuído pela superfície, cada mola ensacada reage de forma independente, o que promove uma boa noite de sono.

  1. Alívio da pressão e da dor

Nem muito duros, nem demasiado macios: cada mola destes colchões atua de forma individual para apoiar todo o teu corpo, proporcionando a pressão certa em áreas individuais, como quadris e ombros. Assim, são colchões frequentemente recomendados para pacientes ortopédicos com problemas nos quadris e ombros.

  1. Muito confortáveis – sensação de luxo

São de elevada qualidade e estão equipados com uma luxuosa camada superior de espuma, que torna o colchão de molas ensacadas macio ao toque e ainda mais confortável para dormir.

  1. Suporte para todos

Devido aos invólucros individuais de cada mola, os colchões de molas ensacadas ajustam-se e oferecem conforto para uma boa noite de sono, mesmo que durmam duas pessoas de tamanhos e pesos muito diferentes no mesmo colchão.

  1. Durável

Com os devidos cuidados e devida manutenção, não será uma surpresa se o teu colchão de molas ensacadas durar pelo menos uma década, se não mais!

  1. Não aquecem

Por design, as molas no interior do colchão são mais eficientes a deixar circular o ar no seu interior, criando um colchão mais fresco.

 

Quais são as desvantagens dos colchões de molas?

A verdade é que não existem, praticamente, desvantagens nos colchões de molas ensacadas. E é, também, por isso que estes são uma excelente opção para quem tenciona investir num novo colchão.

O único inconveniente poderá ser o factor preço, visto que os colchões de molas ensacadas têm um custo mais elevado em relação às restantes tipologias de colchões. 

Porém, esta pode não ser considerada uma desvantagem, uma vez que estamos a falar de um tipo de colchão super completo, e que garante máximo conforto e durabilidade! E isso também se paga… certo?

Por sua vez, os colchões com tipos de molas mais acessíveis (como é o caso dos colchões de molas bonnel), apresentam um maior número de desvantagens, principalmente  no que toca à sensibilidade de movimentos e aos ruídos que estes podem causar. 

Comparação de Molas

Molas Ensacadas  Molas SSW (Bonel) Molas SPA
Tipo de mola Molas individuais, envoltas em sacos de tecido. Molas contínuas, ligadas entre si. Molas contínuas, com mais espirais do que as molas SSW.
Adaptação ao corpo Excelente Boa Boa
Suporte Ótimo Bom Muito bom

Transferência de movimento Nenhuma Parcial Parcial
Durabilidade Alta Média Alta
Preço Elevado Moderado Moderado
Indicação  Para todos, especialmente para casais. Para pessoas que dormem sozinhas  Para pessoas que dormem sozinhas e que procuram um colchão mais firme.

 

Colchões de molas ensacadas Colmol

Colchão SSI Millenar


Acordas várias vezes durante a noite quando dormes acompanhado/a? A causa pode estar no sentir os movimentos da outra pessoa. Este colchão de molas ensacadas adapta-se a cada tipo de pessoa, mesmo com pesos diferentes. Com uma suspensão adaptável ao corpo, proporciona noites perfeitas e reparadoras, onde nenhum movimento te irá acordar.

Cada uma das camadas que compõe este colchão foram pensadas para te ajudar a dormir melhor. O equilíbrio térmico é obtido pelo tecido Carbon com tecnologia 4D’Air, que melhora a circulação de ar no colchão e ajuda na dissipação da temperatura, diminuindo a humidade e proliferação de bactérias. Em conjunto com as fibras hipoalergénicas, que estão lá para te proporcionar uma melhor adaptação ao corpo, resulta numa manutenção constante e eficiente da temperatura do colchão e a não provocar alergias.

A Espuma Comfort aumenta a sensação de suavidade ao deitar, mas é equilibrada pelo sistema de molas ensacadas SSI, que garante um ajuste perfeito da coluna e um suporte ergonómico. Absorve progressivamente o peso e alivia os pontos de pressão, enquanto apoia a coluna vertebral.

O SSi Millenar é ideal para quem adora sentir-se delicadamente envolvido através da viscoelástica, que se molda ao corpo e dá suporte ponto por ponto.



 

Colchão de Molas SSI Planet (sustentável)


Dormir envolvido em conforto é muito bom, mas dormir sabendo que o colchão que escolhemos contribuiu um pouco mais para o ecossistema é ainda melhor. O colchão de Molas SSI Planet é a escolha sustentável, feito a partir de 60 garrafas de plástico recicladas. Agora é possível salvares o planeta enquanto dormes!

Composto pelo tecido com fibras Repreve, feito a partir de garrafas de plástico recicladas, o Planet — nome que não é por acaso — incorpora propriedades de alto desempenho, como a gestão de humidade, regulação térmica, controlo de odores e resiliência, para uma alta qualidade e durabilidade do colchão e para assegurar uma excelente qualidade do sono.

Uma camada de Viscoelástica adaptável promove o alívio da pressão, proporcionando momentos de maior leveza e tranquilidade. A sua capacidade de memória permite adaptação, sem perder a forma. A espuma Comfort aumenta a sensação de suavidade ao deitar e as fibras de poliéster mantêm a temperatura do colchão amena.

Tecnologia de molas ensacadas SSI® Multizone 700, que oferece um ajuste perfeito da coluna e um suporte ergonómico. Absorve progressivamente o peso e alivia os pontos de pressão, enquanto apoia a coluna vertebral. Sistema adaptável com independência no movimento e ótima respirabilidade.

Cada uma destas camadas foi desenhada para proporcionar uma melhor noite de sono e sensação de conforto. Esta é a tua escolha sustentável com uma grande área útil para um descanso reparador.

Ideal para quem adora sentir-se delicadamente envolvido, com um melhor descanso através da viscoelástica adaptável que se molda ao corpo e suporte ponto por ponto, adaptável ao corpo com independência no movimento.



 

Colchão SSI Titanium Coolgel


Este é um verdadeiro colchão premium com tecnologia exclusiva em molas ensacadas com mistura em liga de titânio. Oferece conforto equilibrado e independência no movimento, ao mesmo tempo que absorve progressivamente o peso e alivia os pontos de pressão, enquanto apoia a coluna vertebral. Resultado? Maior suporte, maior durabilidade e máxima ventilação.

O calor deixará de perturbar as tuas noites de sono: o Coolgel promove a troca inteligente de calor e deixa-te dormir toda a noite com a temperatura corporal perfeita.

O tecido Thermic diminui a humidade ao mesmo tempo que mantém uma sensação de frescura, sendo responsável por manter o equilíbrio térmico dentro do colchão. Este incorpora uma tecnologia de cápsulas que armazenam, libertam ou absorvem calor à medida que oscilam. Este tecido é respirável, o que causa a diminuição da humidade e a proliferação de bactérias. A camada viscoelástica de memória com infusão de gel adaptável permite a dispersão da pressão, melhorando significativamente a transferência de calor quando a espuma é comprimida. Desta forma, reduz a transpiração e melhora a qualidade do sono com sensação de frescura.

A espuma de alta densidade confere maior durabilidade ao colchão e estabilidade ao corpo, enquanto a Espuma Comfort aumenta a sensação de suavidade ao deitar.

O SSI Titanium Coolgel é ideal para quem adora sentir-se delicadamente envolvido, com sensação de gravidade zero e frescura de infusão de gel.


 

3 coisas que deves saber antes de escolher o teu colchão

Quer seja um colchão de molas ensacadas ou de outro tipo, na hora de definir a melhor opção para ti e para o seu sono, há alguns aspetos a ter em conta para uma escolha consciente mas, sobretudo, acertada! 

Conhece as nossas recomendações:

 

  1. Avalia as tuas necessidades

O colchão ideal para cada pessoa é aquele que corresponde às suas necessidades de sono específicas e proporciona o maior nível de conforto. Pelo que, antes de tomar uma decisão sobre o colchão que irás comprar, deverás ponderar sobre as tuas preferências e, até, necessidades em termos de saúde.

 

  1. Responde ao nosso quiz

No site da Colmol encontras um quiz que te vai ajudar a perceber qual o colchão mais adequado para ti.

O nosso quiz foi pensado para te ajudar ao máximo, e tornar o processo de escolha do colchão em algo muito mais prazeroso. Demora menos de 2 minutos a ser respondido e, mediante as tuas respostas, iremos mostrar-te qual o colchão Colmol que melhor se adapta a ti e às tuas preferências.

Responde aqui ao nosso quiz.

 

  1. Experimenta antes de comprar

Nada como fazer um test drive! 

Sabias que podes experimentar colchões de vários tipos em qualquer loja/showroom Colmol? Durante todo o processo serás acompanhado por um dos nossos Especialistas do Sono que possuem todo o conhecimento necessário para te ajudar na escolha do teu colchão ideal.

Temos vários showrooms espalhados pelo país. Descobre o mais próximo e agenda a tua visita.

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Os colchões de molas ensacadas são a tua escolha? ⬇️💬

2 comentários

  • Olá Maria, daqui a Equipa de Especialistas de sono da Colmol. Obrigado pela tua pergunta, e respondendo à tua questão:

    Um Colchão de Molas desta medida pode oscilar entre os 30 a 40 kg, e um Colchão de Espuma pode oscilar entre os 20 e os 25kg.

    O que recomendamos apesar de tudo é que o colchão que escolha, seja o melhor tipo de colchão para conseguir obter um sono descansado.

    Se tiver alguma dúvida, pode sempre contactar-nos via email ou telefone, e nós, enquanto especialistas vamos ajudar a recomendar a melhor solução para os seus problemas.

    Obrigado,
    Equipa Colmol ✅

    Colmol
  • Boa noite gostaria de saber o peso de cada colchão de casal 1.40 x1.90 pois já, tenho uma certa idade e colchões pesados não posso ter e com molas, penso que devem ser ainda mais pesados que os de,espumas agradecia que me informassem deste pormenor pois tenho visto muitos reclames de colchões mas não dizem o peso obrigada

    Maria Helena Prista da Graça

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos