Colchões enrolados: as respostas a todas as tuas questões

Já te deves ter questionado o porquê de os colchões serem entregues enrolados. Curioso/a? Este método tem as suas vantagens. Conhece-as já!

 

quarto com colchao enrolado e cama

 

Atualmente, muitos colchões são entregues enrolados. Uma vez que é um método mais ou menos recente, pode causar algum desconforto entre os seus utilizadores, que se questionam como é possível que um colchão possa ser compactado desta forma. 

Se é o teu caso e tens dúvidas sobre isto, este artigo é para ti!

O que são colchões enrolados?

Os colchões enrolados são exatamente o que o nome indica: colchões normais que chegam enrolados até ti.

Se compraste um colchão recentemente, é provável que te tenha sido entregue neste formato. Pode causar alguma estranheza, mas este método é utilizado para:  

  • facilitar o transporte 
  • preservar a higiene 
  • aumentar a comodidade
  • tornar o processo o mais sustentável possível

Muito simples!

Quais as vantagens?

Este tipo de embalagem enrolada tem diversos benefícios, tanto para o fornecedor como para o consumidor. O colchão desdobrável é prensado, ficando com um tamanho muito reduzido:

💯 Maior qualidade

Só um colchão de alta qualidade é capaz de ser enrolado, para a seguir poder voltar ao seu estado normal sem ficar amassado ou apresentar outros problemas. 

As empresas que fazem este tipo de colchão investem em materiais resistentes e de qualidade para fabricá-lo, como, por exemplo, espuma de alta densidade, boas molas e embalagens. 

Tudo isto para garantir que tudo sairá como planeado na altura em que vai ser entregue!

🚚 Mais fácil de manusear e de transportar

Uma vez que o colchão desdobrável ocupa menos espaço, é possível transportar mais produtos em simultâneo. 

O transporte torna-se muito mais prático quando o colchão é enrolado, uma vez que é muito mais simples carregar uma caixa do que o colchão aberto, não achas? 

Na caixa, o colchão enrolado torna-se menor e mais estável. Portanto, fazê-lo passar por uma escada, por exemplo, é bem mais fácil e rápido.

Além disso, transportá-los por portas de elevadores, de apartamentos ou de casas independentes, e depois fazê-lo chegar ao seu destino, também se torna mais simples porque o seu tamanho é muito menor.

Devido ao seu tamanho compacto e à sua leveza, há também a opção de seres tu a transportar o teu novo colchão.

Para o levares para dentro de tua casa, tendo que passar por todas essas barreiras - escadas ou portas, vai-se tornar muito mais fácil. Em apartamentos, até no elevador vais poder transportá-lo!

Outro fator que facilita o transporte é o peso: o colchão neste formato é naturalmente mais leve em relação aos colchões tradicionais, sendo mais prático e fácil para todas as partes envolvidas. 

Assim, para além de melhorar o espaço e a comodidade no transporte, esta variante permite que se reduza o tempo de espera a nível logístico. 

🌿 Produção sustentável

A facilidade no transporte traduz-se na redução de preços e numa diminuição considerável da emissão de CO2 para a atmosfera. Daí haver preservação do meio ambiente.

Como o colchão enrolado e embalado a vácuo é compacto, vai ocupar menos espaço no transporte e, assim, o número de viagens necessárias para entregar todos os colchões vai ser menor.

Deste modo, este processo vai ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes! 

E é assim que o colchão enrolado se torna mais sustentável em relação aos restantes. Num mundo em que precisamos de cuidar cada vez mais da natureza, esta é uma grande vantagem!

🛁 Mais higiénico

O colchão enrolado é mais higiénico, porque passa por um tratamento antibacteriano. 

Fica isolado de agentes externos na embalagem, como ácaros, bactérias e poeiras. Assim, é a solução perfeita para quem sofre de alergias e problemas respiratórios.

🤺 Mais protegido

Há também a vantagem da diminuição do risco de danificar o colchão quando é enrolado a vácuo. Isto acontece por estar protegido dentro da embalagem, mas também devido ao seu tamanho reduzido.

🔝 Maior durabilidade e garantia

Por serem fabricados com materiais de primeira qualidade, os colchões enrolados a vácuo têm alta durabilidade. 

Por isso, quando comprares um colchão destes, vais demorar mais tempo até teres de o trocar. Que bom, não é?

Adicionalmente, por estes colchões serem enrolados e mais resistentes, as marcas costumam oferecer garantias alargadas para este tipo de colchões.

No caso da Colmol, os seus colchões oferecem até 3 anos de garantia. Portanto, além de teres um colchão desdobrável com uma grande vida útil, vais ter maior segurança quando fizeres a tua compra.

🚀 Versátil

Uma das vantagens do colchão embalado a vácuo é a sua versatilidade. 

Apesar de nem todos os colchões poderem ser enrolados a vácuo, há diversos modelos de colchões com diferentes tamanhos e composições que são embalados dessa forma. E isso é muito bom!

 

Quais as desvantagens?

Como já vimos, existem diversas vantagens em ter um colchão que vem enrolado a vácuo, mas, quais são as desvantagens? Bem, a verdade é que, felizmente, só há apenas um ou dois pontos negativos.

O valor do colchão enrolado a vácuo pode parecer ser um problema, mas compensa, já que é feito com o uso de tecnologia e materiais de alta qualidade. 

Assim, vai durar muito mais do que um colchão com menor qualidade!

Pelo facto de ser produzido com bons materiais, vai ter uma vida útil longa. Por isso, o custo-benefício do colchão desdobrável é bastante atrativo.

No entanto, as técnicas para enrolar o colchão têm vindo a ser melhoradas, tornando-se um processo cada vez mais comum. 

Consequentemente, o preço fica mais em conta, uma vez que o colchões são enrolados e produzidos em maior quantidade. 

O cheiro do colchão enrolado pode representar uma desvantagem. Como o colchão é enrolado e embalado a vácuo, pode ter um cheiro mais forte quando desenrolado pela primeira vez, porque há a possibilidade de o odor aumentar neste tipo de embalagem.

Contudo, o cheiro mais forte desaparece totalmente cerca de 24 horas depois. Para que ele saia mais rapidamente, é importante manter as janelas e porta do quarto abertas quando se desenrola o colchão desdobrável.

 

Como são embalados e transportados?

Todos os colchões passam por um controlo de qualidade e de higiene antes de serem embalados. Este processo serve para verificar se o fabrico foi efetuado de forma correta. 

A Colmol garante que o colchão que chega até ti, é sempre de qualidade e apresenta as melhores condições. 

 

Como enrolar um colchão?

Os colchões enrolados a vácuo passam por um método para permanecerem dessa forma e voltarem ao seu formato original. Mas, como funciona esse processo? Muito resumidamente é isto:

  1. O colchão que vai ser enrolado a vácuo é colocado num saco de plástico muito resistente

  2. Passa por uma prensa industrial que o comprime, o que evita que bactérias e outros resíduos se infiltrem

  3. É embalado a vácuo: todo o ar dentro da embalagem é retirado, sendo selada para não entrar ar novamente

  4. Após a compactação e retirada do ar, o colchão é enrolado respeitando a tensão máxima que o colchão suporta

  5. O seu tamanho é reduzido até um terço do original

  6. O colchão desdobrável é colocado numa caixa, ficando pronto a ser transportado

 

Quanto tempo até poder usar?

Uma das questões mais colocadas por quem compra colchões que vêm neste formato é quanto tempo tem de passar até o poderem usar.

Se vais comprar um colchão que vem enrolado a vácuo, podes esperar recebê-lo dentro de uma caixa, embalado a vácuo. 

Para utilizá-lo, deves desenrolá-lo no local em que vai ficar: em cima de um estrado ou na base da cama.

Depois de receberes o teu colchão enrolado a vácuo, basta abrir a embalagem, colocar o colchão em cima da cama e aguardar que este recupere a sua forma original. 

Uma vez que foi comprimido, é necessário esperar que atinja o seu tamanho normal. Um colchão Colmol, geralmente, leva cerca de 8 horas até recuperar a sua forma original.

Mas, se quiseres, podes usar o teu colchão antes disso. Não te preocupes, não lhe vais causar nenhum dano! 

No entanto, é possível que até esse período de horas passar, a forma ergonómica do colchão não tenha sido atingida, o que pode causar algum desconforto ao deitar. 

Não há problema! Mesmo assim, ao fim de algum tempo, o teu colchão estará pronto para te proporcionar o melhor descanso!

 

Um colchão enrolado a vácuo é bom?

Sendo um colchão um elemento tão importante, uma vez que afeta o nosso descanso e o nosso bem-estar, é natural que te preocupes com tudo o que possa interferir na sua qualidade.

Mas descansa! 

Este processo não afeta a qualidade do colchão desdobrável a curto, médio ou longo prazo. Na verdade, é um método que praticamente só traz vantagens.

 

Qualquer colchão pode ser enrolado?

Enrolar um colchão para entregá-lo ao cliente é cada vez mais comum. Por isso, é normal que haja dúvidas sobre isso. 

A pergunta que é mais frequentemente feita é se qualquer colchão pode ser enrolado a vácuo.

A verdade é que não! Nem todos os colchões podem passar por este processo. 

Isto prende-se com o tipo de material de que são feitos, uma vez que a questão não é apenas se podem ser enrolados, mas sim se são capazes de regressar à sua forma original mais tarde.

Só os colchões que são fabricados com materiais de alta qualidade - boas fibras, espuma e molas, podem ser enrolados a vácuo e voltar à forma normal.

Além disso, o saco que envolve o colchão desdobrável também deve ser de boa qualidade. Dessa forma, é possível garantir que ele não vai rasgar até chegar a tua casa.

São estes os requisitos para poderem ser enrolados, uma vez que estes materiais aguentam a compressão sem haver qualquer dano associado.

Contudo, é importante destacar que a firmeza não influencia esta questão. 

Estes colchões oferecem a possibilidade de serem enrolados para o transporte, uma vez que os seus materiais e as suas propriedades não são afetados. 

Todos os outros podem ser danificados no processo, bem como não voltar ao seu tamanho normal, perdendo a capacidade de proporcionar conforto em algumas zonas.

 

Colchões Enrolados Colmol

A Colmol tem uma variada gama de colchões enrolados a vácuo:

 

Conhece-os já!

 

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Já conhecias a dinâmica dos colchões enrolados? ⬇️💬

3 comentários

  • Olá Ricardo! E obrigado pela visita!

    Como o André indica, e bem, o ar também pesa. Ao enrolar os colchões a vácuo reduzimos a quantidade de ar na caixa e portanto o seu peso, facilitando assim o seu transporte.

    A qualidade dos materiais dos Colchões Colmol garante que o produto chega a sua casa em perfeitas condições 😊

    Colmol
  • Porque um colchão enrolado tem menos ar, e o ar pesa.

    Andre
  • Como explicam que o colchão só por ser enrolado fica mais leve?

    Ricardo

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt