Como escolher o tamanho do colchão? Tudo o que precisas de saber

O colchão certo é sempre aquele que se adapta a ti e aos teus hábitos. É por isso que estamos aqui para te dar as melhores dicas para conseguires decidir facilmente.

O tamanho é, sem dúvida, a parte mais importante a considerar na altura de escolher o colchão. Se a escolha não for a mais acertada e o colchão não se adaptar ao teu corpo, a qualidade do teu sono vai diminuir. 

Esta decisão deve ser sempre tomada tendo em conta os teus hábitos de sono e o teu tipo de corpo.

Até porque não é nada confortável dormir numa cama demasiado pequena para ti, certo?

Quais as medidas de colchão mais comuns?

Existe uma grande variedade de opções para atender às diferentes necessidades. Entre as medidas de colchão mais comuns, em Portugal destacam-se as  medidas de colchão de solteiro/casal.

Os colchões de solteiro, frequentemente utilizados em quartos individuais ou de hóspedes, geralmente possuem as dimensões de 90 cm x 190 cm ou 90 cm x 200 cm. Estas medidas de colchão são uma ótima opção para quartos/espaços mais pequenos.

Já nos colchões de casal, as dimensões comuns são 140 cm x 190 cm, 150 cm x 190 cm e 180 cm x 200 cm. Esta diversidade de opções permite escolher o tamanho que melhor se adapta ao espaço, preferências pessoais e estilo de vida.

Além disso, há ainda algumas opções adicionais, como os colchões Queen Size, King Size e Super King: a escolha ideal para quem procura um espaço mais generoso para um sono partilhado.

Como escolher o tamanho do colchão? 

Ao escolher o tamanho do colchão ideal, deves ter em conta alguns fatores pessoais que podem influenciar diretamente na qualidade do sono e no teu conforto. Responder a algumas perguntas fundamentais podem orientar-te nessa decisão, e garantir que o tamanho do colchão corresponde às tuas necessidades.

Dormes sozinho/a ou partilhas a cama?

  • Se dormes sozinho/a, um colchão de tamanho individual pode ser uma escolha prática, otimizando o espaço no quarto.
  • Caso partilhes a cama, avalia também as preferências de espaço do/a teu/tua parceiro/a. Um colchão de casal ou maior poderá ser o mais adequado para proporcionar espaço suficiente para ambos se movimentarem confortavelmente durante a noite.

Qual é o tamanho do teu quarto?

  • Mede o espaço disponível no teu quarto para determinar qual o tamanho máximo que o colchão deve ter, sem comprometer a estética e funcionalidade do espaço.
  • Presta atenção à disposição dos outros móveis do quarto - como guarda-roupa e mesas de cabeceira - para garantir que sobra espaço suficiente para a circulação.

Preferes mais espaço para te movimentares durante a noite?

  • Avalia o teu estilo de sono e de movimentação durante a noite. Se és dos que gosta de ter espaço para esticar os braços e as pernas, um colchão maior - como Queen ou King Size - poderá ser a medida mais apropriada.
  • Por outro lado, se preferes dormir aconchegado/a e tens facilidade em adaptar-te a espaços mais compactos, um colchão de tamanho padrão pode ser suficiente.

Ao responderes a estas perguntas, poderás tomar decisões mais informadas sobre o tamanho ideal do colchão, garantindo não apenas uma noite de sono reparadora, mas também uma adaptação harmoniosa ao ambiente do teu quarto e às tuas preferências e necessidades individuais.

Dormes sozinho/a? Acompanhado/a? Descobre a medida de colchão ideal 

Graças à grande variedade de tamanhos disponíveis, é possível personalizar a escolha do tamanho do colchão, de forma a garantir uma noite de sono confortável e revigorante.

Ainda assim, se sentes dificuldade em perceber qual a medida de colchão ideal para ti, vamos ajudar-te! A forma como dormes (sozinho ou acompanhado) poderá ser um bom ponto de partida.

Durmo sozinho/a

Se este é o teu caso, deves saber quais as medidas indicadas para o teu colchão de solteiro, que é o tipo de colchão que vais precisar. Existem várias opções:

90 x 190 cm

Este colchão tem um tamanho padrão, e é o de menor dimensão disponível para adultos.

Pode ser usado em beliches e é compatível com todas as bases de cama, com ou sem estrado.

Se tens um quarto pequeno ou vives num estúdio, este colchão é uma boa opção, além de que é o mais barato de toda a gama.

90 x 195 cm

No caso de preferires um colchão pequeno, mas não o menor de todos, sugerimos esta medida de colchão intermédia com uns centímetros a mais, que podem fazer toda a diferença.

90 x 200 cm

Dormes sozinho/a mas gostas de te sentir “à larga”? Então esta pode ser a medida certa para ti. 

Este tipo de colchão vai dar-te maior liberdade de movimentos, não descurando o conforto. É a combinação perfeita entre um colchão de solteiro e mais espaço.

Se a tua altura é superior a 1,85 m e te queres sentir nas nuvens, esta é uma boa solução.

Durmo com outra pessoa

Se dormes com outra pessoa, é muito importante que penses nos vários fatores que devem influenciar esta escolha:

  • Dimensões do quarto
  • Forma do corpo
  • Forma como dormem juntos
  • Tipo de colchão que mais gostam 

Nesse sentido, apresentamos-te aqui algumas das medidas de colchão de casal para que possas escolher com consciência:

140 x 190 cm

Esta é a medida de colchão mais pequena da gama de colchões de casal. Portanto, mesmo que sejas solteiro/a e se gostas de espaço, esta é uma boa opção.

Se o teu quarto é pequeno, mas dormes acompanhado/a, esta também continua a ser a escolha acertada.

140 x 200 cm

Se cumpres os requisitos para a medida de colchão anterior, mas a tua altura ou a da pessoa que dorme contigo é considerável, então o melhor é mesmo optar por esta solução.

Sabemos bem que dormir num colchão pequeno pode ser um verdadeiro pesadelo para quem é alto!

Mas, se, por outro lado, dormes com os teus filhos ou com animais de estimação, este colchão pode tornar-se pequeno, não te proporcionando o descanso que mereces.

150 x 195 cm

Se queres aliar todas as características que já referimos, mas não queres um colchão de tamanho “monstruoso”, não procures mais. Esta é a medida de colchão que se vai adequar na perfeição.

Família toda na mesma cama? Animais de estimação? Filhos e pais? Altos e baixos? Cabem todos! 

160 x 200 cm

As dimensões do teu quarto são generosas q.b. e queres apostar num colchão espaçoso para ti e para a tua cara-metade? Então não procures mais, esta é a vossa medida de sonho!

Um colchão desta dimensão vai dar-te a liberdade de movimentos que tanto anseias, enquanto reduz eventuais dores musculares, aumentando em 200% o conforto durante a noite.

É perfeitamente adaptável a um quarto de tamanho médio e deve ser combinado com uma base da mesma dimensão.

180 x 200 cm

Este colchão é dos maiores que podes encontrar no mercado. Há também quem lhe chame King Size

É bastante espaçoso e oferece a maior liberdade de movimentos possível. É como se estivessem a dormir sozinhos, mantendo ao mesmo tempo, todo o espaço do mundo. 

É ideal para casais que precisam de muito espaço, ou que se mexam muito durante a noite. Mesmo que um dos elementos acorde nas posições mais inóspitas, isso não vai seguramente incomodar o outro. 

Este colchão é indicado para quando os filhos não gostam de dormir sozinhos e saltam para a cama dos pais sempre que podem. E não só. O amigo de quatro patas que só gosta de dormir acompanhado pelos donos também é bem-vindo aqui.

Mas atenção! Ter um quarto grande é essencial para poderes ter este tipo de colchão. 

200 x 200 cm

Esta é a maior medida de colchão de casal que existe no mercado. 

Se estás interessado/a em ter este colchão, não te esqueças que as dimensões do quarto devem ser o fator mais importante a ter em conta. 

O teu quarto deve ser suficientemente grande para que a cama não o ocupe por inteiro. Deves ter espaço de circulação.

Na Colmol temos colchões por medida, adaptados às tuas necessidades. A escolha deve ser sempre feita por ti, tenho em conta todas as opções que te apresentamos. As dimensões do teu quarto contam, mas o teu bem-estar é sempre o mais importante.

Do colchão à roupa de cama: como criar uma combinação de sonho

Na hora de escolher o tamanho do teu colchão, é muito importante prestar atenção à roupa de cama! Certifica-te de que os lençóis, as fronhas e os edredons correspondem ao tamanho do novo colchão. Assim, evitas desconfortos na hora de dormir e tudo fica mais “bonitinho”!

O que achas da ideia de pensar logo no conjunto completo? Na Colmol, encontras vários packs compostos por colchões, roupas de cama e acessórios cuidadosamente selecionados para uma experiência de sono confortável e descomplicada. Ah…! E, além disso, são uma excelente forma de economizar dinheiro!

Graças aos nossos packs, levas para casa não só um colchão, mas um pacote completo de conforto e estilo. Portanto, da cabeça aos pés, faz as tuas escolhas com carinho e cria o ambiente perfeito para uma boa noite de descanso.

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Com dúvidas na escolha do tamanho ideal para o teu colchão? Partilha-as nos comentários ⬇️💬

2 comentários

  • Olá Maria! Obrigado pelo seu contacto. O colchão seria para criança ou adulto? Também contactamos por email. Até já! 😊

    Fátima da Colmol
  • Pretendo um colchâo viscó elástico com as medidas de 1,95 comprimento e 95 de largura.

    Maria Manuela pereira Pinto Caeiro

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos