Colchão com ou sem estrado? Qual a solução ideal para ti

 imagem de sommier tidy da colmol

Se queres comprar uma cama nova, é normal que fiques na dúvida entre ter uma base com ou sem estrado. Estes dois tipos de suporte têm várias diferenças. Conhece-as aqui.

É importante que o teu corpo tenha o suporte ideal para dormir bem.  A coluna, pernas, ombros e cabeça são as zonas que devem ser mais protegidas para que consigas ter uma boa noite de descanso e… um dia ainda melhor!

Se isto não for acautelado, podes ter a certeza que a tua motivação e postura vão ser afetadas, podendo causar problemas de saúde. Se não estás a dormir bem, chegou a hora de mudar isso.

O que é um estrado?

Para muitos, esta pode ser uma questão com resposta óbvia. No entanto, com o avanço do mercado e das inúmeras novas opções que ele nos oferece, pode ser importante regressar aos conceitos mais tradicionais.

Um estrado é a parte da cama que sustenta o colchão. Aquela estrutura composta por ripas de madeira - certamente saberás qual é - cuja função passa por suportar o peso e a pressão exercida sobre o colchão. Este apoio conseguido pelo estrado garante a estabilidade do corpo durante o sono.

Para muitas pessoas, o estrado continua a ser a opção preferida, porém, esta deixou de ser a única escolha disponível no mercado para quem procura um maior suporte e conforto. 

Hoje em dia, já existem outros tipos de ofertas mais atuais (como as bases), e até os próprios estrados tradicionais têm vindo a ser reformulados e atualizados na sua composição, para fazerem face às exigências do mercado e do consumidor. 

Um bom estrado é aquele que:

  • garante o suporte e a durabilidade do teu colchão;
  • amortece e suporta todo o tipo de movimentos;
  • garante uma maior ventilação do colchão;
  • permite fácil manuseamento e limpeza.

Aspectos a considerar na hora de comprar um estrado

 Comprar um estrado pode ter muito que se lhe diga. Não basta escolher o mais resistente da loja “e pronto”. Mesmo assim, é uma tarefa relativamente simples se tiveres em conta, pelo menos, estes 2 pontos essenciais:

 

A medida do colchão

Para garantir estabilidade, é essencial que o teu colchão encaixe perfeitamente no estrado. Deves medi-lo de forma correta, tendo em conta os cantos arredondados, para que o colchão não deslize sobre o estrado.

O Estrado de Cama Paris da Colmol contém suportes anti deslizantes que evitam que o teu colchão se mova. Permitem um maior encaixe das lâminas e maior adaptabilidade ao colchão, para que este não se desloque com qualquer movimento.

 

O tipo de estrado

Existem dois tipos de material utilizados na composição dos estrados:

Estrados metálicos - têm arestas suaves e arredondadas e são mais resistentes;

Estrados em madeira - são mais tradicionais, mas podem estragar a roupa de cama se a superfície for áspera (pode acontecer nos tipos de madeira mais fracos).

É óbvio que o valor difere entre os dois tipos e que, hoje em dia, a oferta é imensa. O ideal é que avalies bem o material do estrado (caso seja de madeira ou de metal) e decidas consoante as tuas necessidades.

Existem, também, estrados com pés ou sem pés. O que te recomendamos é que optes por um estrado com pés, uma vez que permite uma melhor respiração do colchão e maior facilidade de limpeza. É, também, a opção mais indicada para pessoas com excesso de peso e para colchões com mais de 118cm de largura. 



Estrado VS Base: quais as principais diferenças? 

Os colchões são um dos utensílios domésticos mais populares do mundo. Não é surpreendente que querias saber se deves comprar uma cama com ou sem estrado. Existem pontos fracos e fortes em cada uma das opções.

 

Estrados de Ripas

Os estrados de ripas são a solução tradicional mais conhecida. Principalmente para quem utiliza colchões mais antigos, estes continuam a ser a melhor escolha, uma vez que conferem uma maior ventilação e respiração ao colchão graças ao espaço presente entre cada ripa.

Todos nós os conhecemos. São a solução mais utilizada desde sempre. Mas, será que ainda fazem sentido?

Vantagens

Maior ventilação

Sabias que o teu colchão também precisa de respirar? Normalmente, os materiais com que são feitos os colchões não deixam que a circulação do ar ocorra. Os espaços entre as ripas permitem que o colchão respire, evitando que a humidade e os ácaros se entranhem. Isto é especialmente importante nos colchões mais antigos.

Maior segurança

Uma cama com um estrado bem nivelado vai dar mais apoio ao colchão, evitando que este deslize com mais facilidade e que não caia da cama. Vai mantê-lo sempre no sítio!

Desvantagem

Deformações

Grande parte da superfície do colchão fica sem suporte, devido aos espaços livres do estrado. Por isso é que os colchões que estão em cima de estrados podem ficar mais facilmente deformados e com zonas que afundam.

 

Estrado VS Base - Principais Diferenças

ESTRADO BASE
Maior ventilação: permite circulação do ar. Menor ventilação: estrutura uniforme sem espaços.
Maior segurança: evita que deslize. Evita deformações:  mais firme e sem espaços.
Deformações: devido aos espaços livres do estrado. Estabilidade: estruturas uniformes sem espaços.

Bases forradas - sem estrado

Mais recentemente, surgiu a opção das bases forradas. Basicamente, trata-se de uma cama sem estrado.

Consistem em superfícies planas que suportam o colchão de forma mais uniforme, reduzindo a probabilidade de, a longo prazo, surgirem deformações - ao contrário do que pode mais facilmente acontecer com os estrados de ripas. 

Com o intuito de melhorar a sua ventilação, geralmente são utilizadas placas com perfurações e tecidos bastante transpiráveis. Desta forma, as bases podem ser usadas com qualquer tipo de colchão. 

A solução da cama sem estrado (bases forradas) tem sido mais procurada recentemente, para que o apoio do colchão seja mais uniforme.

Vantagens

Evita deformações

Como é mais firme e não tem espaços, esta estrutura vai dar ao colchão o suporte necessário, sem que as deformações aconteçam. É a solução perfeita para eliminar aquela sensação de que estás a afundar no colchão.

Estabilidade

As bases são estruturas uniformes, sem espaços. Estas características dão ao colchão maior estabilidade, fazendo com que não haja pontos em que o colchão se apoia “no ar” e, por isso, são melhores para a coluna. 

Desvantagem

Menor ventilação

Já que nada é perfeito, esta solução vai limitar um pouco mais a ventilação do colchão. Por não ter espaços e por ser uma estrutura uniforme, a humidade e o pó podem ficar retidos no colchão com maior facilidade.

Contudo, com os materiais respiráveis com que os colchões e as bases de hoje em dia são feitos, esse problema deixa de existir. Hoje já podes ter um colchão sem estrado, mantendo toda a segurança.


E dores de costas, não vão aparecer?

senhora com mão nas costas a sentir dor

 

É uma preocupação bastante legítima. Provavelmente, já deves ter tido más experiências - não consegues dormir bem, acordas com dores nas costas, dores na lombar e pelo corpo todo. Se isto acontecer, é sinal que o teu colchão ou base/estrado não estão nas melhores condições.

Se o problema não for o colchão mas sim o seu apoio, quando acordas neste estado de desespero, podes até pensar que dormir no chão ou pôr o colchão no chão é a melhor solução. Como os japoneses, não é?

Na cultura japonesa, esta prática era bastante utilizada. Tal como se sentam no chão, também tinham o hábito de adaptar o quarto com colchão no chão. Por uma questão de tradição, os japoneses acreditavam que dormir no chão era melhor para a coluna, diminuindo as dores nas costas e mantendo a postura correta.

No resto do mundo, a venda de colchões para a coluna já é uma realidade. Hoje em dia, não é preciso (nem se deve!) dormir no chão para que a coluna seja preservada. Há imensas soluções para isso. O problema é quando o colchão ou o seu apoio não é o melhor.

Com apoio fraco e inadequado, o teu colchão não vai ventilar nem manter a proteção que deve dar à tua coluna. E isto pode trazer consequências graves com o passar do tempo:

  • Escoliose: coluna desviada e deformada em forma de “S”
  • Hérnia: o disco entre as vértebras desgasta-se e pode até sair do sítio 
  • Lombalgia: dores na lombar
  • Artrose: coluna enfraquecida e bloqueada

Dá que pensar, certo? Por isso é que é tão importante investir numa base e num colchão adequados a ti. Colchão no chão? Nunca!

 

Como aliviar a dor na coluna sem dormir no chão?

Se te disseram que dormir no chão faz bem às costas, enganaram-te! Se sofres com dores na coluna, essa está longe de ser a solução! Além disso, um quarto com colchão no chão não é nada estético…!

Se costumas dormir de lado ou de barriga para cima podes, por exemplo, colocar uma almofada atrás ou entre os joelhos para que a coluna fique devidamente alinhada. 

Independentemente da posição em que durmas, lembra-te de não fazê-lo sob almofadas fofas demais e/ou que elevem muito a cabeça. A não ser que ressones durante a noite… nesse caso, convém que a almofada seja um pouco mais alta.

No entanto, a posição em que dormes e a forma como preparas a tua cama para o teu sono, não são os únicos fatores capazes de influenciar na saúde das tuas costas. Também a prática de exercício físico, a tua alimentação e os hábitos do dia-a-dia podem ser determinantes na forma como acordas no dia seguinte (física e psicologicamente).

 

Como deves limpar a tua base forrada?

Se a melhor opção para o teu sono for um colchão sem estrado (base forrada) não deves esquecer-te de o limpar com frequência. De nada adianta limpares o teu colchão e descurares a limpeza da base que o suporta… afinal, também ela faz parte do teu sono, certo?

As bases são super simples de serem higienizadas! Mesmo assim, à semelhança do que acontece com a limpeza do colchão, deves evitar utilizar receitas caseiras como bicarbonato de sódio ou vinagre.

Para limpar a tua base forrada, deves começar por aspirá-la para remover poeiras e impurezas que possa ter acumuladas. Depois, com um pano de microfibra húmido e livre de qualquer produto, deves esfregar gentilmente toda a área da base em movimento circulares. Tão simples quanto isto!

Ah! E não te esqueças de arejar o teu quarto diariamente! É extremamente importante para eliminar toda a humidade presente na roupa de cama, evitando que os ácaros se reproduzam. Temos a certeza que não queres essa companhia nas tuas noites!

 

Então qual é a melhor solução para o meu colchão?

Para saberes se o teu colchão se adequa mais a uma base ou a um estrado, deves perceber qual é o tipo de colchão que tens/queres comprar.

Se o teu colchão é de molas, vai permitir uma maior circulação de ar que os restantes. Por isso, é perfeito para ser utilizado sobre uma base sem estrado.

Este tipo de colchões beneficia mais da firmeza dada pela base do que da elasticidade dada por um estrado.

Por outro lado, se tiveres um colchão de espuma, a ventilação vai depender da densidade da espuma. Quanto maior for a densidade, menor será a respiração do colchão. Em regra, será mais adequado usar um estrado - principalmente se moras numa zona com um clima mais húmido.

Mas podes usar uma base na mesma! Porquê? Porque hoje em dia, este tipo de colchões já podem ser colchões sem necessidade de estrado, uma vez que são construídos para se adaptarem às bases.

Se o teu colchão é mais antigo (+ de 5 anos) é aconselhável usá-lo sobre um estrado, uma vez que com o passar do tempo, o seu material se degrada, perdendo a capacidade de fazer circular o ar.


Soluções Colmol

Na Colmol não tens de te preocupar! As nossas bases estão adaptadas a qualquer tipo de colchão!

Conhece as nossas recomendações: 

Sommier com Arrumação Tidy

Para muitas pessoas, a batalha “sommier vs cama” pode causar algumas dúvidas no que toca à escolha da solução ideal. A verdade é que um bom sommier proporciona maior conforto e estabilidade, amortecendo o peso do corpo e a pressão que ele exerce sobre o colchão.

É uma excelente solução que permite:

  • Organização
  • Arrumação
  • Espaço
  • Conforto elevado
  • Maior suporte
  • Estabilidade
  • Sustentabilidade
  • Escolha de  tecidos e cores
  • Escolha de tamanhos
  • Fácil limpeza

Se és uma pessoa que gosta de ter tudo arrumado e organizado,  esta base é perfeita para ti. Nela podes guardar tapetes, toalhas, roupa de cama e outros acessórios que queres ter à mão mas não à vista.

Esta arrumação vai manter os teus objetos longe do pó, e, ao mesmo tempo, vai potenciar o design atual e moderno do teu quarto.

É uma plataforma elevatória que mantém a roupa de cama e o colchão no sítio enquanto organizas as tuas coisas, para que possas arrumá-las rapidamente e sem esforço!

É aconselhada para todos os tipos de colchão. Permite que o teu colchão dure e que haja circulação do ar, evitando a acumulação de humidade e garantindo melhor conservação.

  

Base Bett Decor

É uma boa escolha porque permite:

  • Conforto elevado
  • Estabilidade
  • Durabilidade do colchão
  • Amortecimento de peso e pressão
  • Sustentabilidade
  • Escolha de tecidos e cores
  • Escolha de tamanhos
  • Fácil limpeza

Se queres que o teu quarto seja digno de capa de revista e és fã das linhas modernas, esta base é a escolha ideal para ti. O teu quarto vai ter um ambiente confortável e atual e, vai por nós, não vais ter vontade de sair de lá!

É adaptada a todos os tipos de colchão. Permite a ventilação do ar que o teu colchão precisa, evitando a acumulação de humidade e pó.

O teu colchão vai durar mais tempo se estiver sobre esta base, uma vez que o protege de agentes externos, ao mesmo tempo que preserva os seus materiais.

Com qualquer uma destas soluções ficarás satisfeito - agora cabe-te a ti decidir! De uma coisa podes ter a certeza, se optares pelas bases Colmol, podes dizer adeus às dores nas costas! 


Estrado de Cama Paris 


O Estrado de Cama Paris da Colmol é económico, leve e arejado! A opção perfeita para um quarto de hóspedes ou para os dias em que os teus amigos ou familiares ficam a dormir lá em casa.

Destaca-se por:

  • Conter suportes que permitem que o colchão não se mova;
  • Boa adaptabilidade a qualquer tipo de colchão;
  • Reforço da zona central com regulação lombar;
  • Ser fácil de manusear e limpar. 

É a nossa opção mais económica, ideal para quem procura conforto a bom preço.

 

  

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Preferes dormir em bases com estrado, ou sem estrado? Partilha connosco nos comentários ⬇️

2 comentários

  • Para o v/ colchão milenar* sugerem que tipo de estrado: ripas? outro?

    ja agora, esse colchão quantos cm de visco tem?
    Jorge correia
  • Estou interessado em adquirir o v/ colchao milenar de molas ensacada s k visco* e gostaria de saber qual é a v/ sugestão: estrado? outro?

    já agora qt centímetros de visco?
    Jorge correia

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos