Como se faz um colchão? Da história ao fabrico

O colchão é o aliado perfeito do bem-estar. É nele que podemos descansar o nosso corpo e mente para enfrentarmos o dia-a-dia da melhor forma possível. Ao darmos importância ao colchão que temos, estamos a dar valor a nós próprios. 

 

Colchão de casal com almofadas brancas colmol

 

Como em tudo na vida, para tomarmos as melhores decisões, precisamos de estar informados sobre como as coisas funcionam. Com os colchões não é diferente. Por isso, é fundamental perceber como são feitos.

Curioso/a?

Como surgiu o colchão?

Se queres saber como se faz um colchão, é importante perceberes primeiro como surgiu. Não te preocupes, não te vamos dar uma aula de história. 

Na Idade da Pedra, as pessoas viviam em cavernas, o que era bastante desconfortável. Como dormiam no chão, as costas sofriam bastante. Foi aí que surgiu a ideia de juntar muitas folhas para se deitarem sobre elas, dando um assim o primeiro contributo à odisseia do colchão.

No Antigo Egipto, já utilizavam técnicas para costurar tecidos, adicionando palha, folhas e galhos dentro destes tecidos. Desta forma, as superfícies em que dormiam tornavam-se mais confortáveis.

Os Romanos foram os primeiros a idealizar aquilo a mais se assemelha ao colchão que hoje conhecemos. Podemos dizer que revolucionaram a forma de dormir, porque desenvolveram superfícies mais estáveis, feitas de algodão, pêlo de animal, lã e penas.

No início do século XX, começaram a crescer fábricas de colchões e a ser desenvolvidos colchões de molas, levando a uma grande procura depois da Segunda Guerra Mundial. Ao colocar um conjunto de molas uniformes dentro das camadas do colchão, os fabricantes podiam também começar a dar-lhe uma textura firme, forte e uniforme.

Hoje em dia, os colchões não são meros objetos para nos deitarmos. São cada vez mais um produto que deve ser valorizado e bem construído. Atualmente, são projetados para proporcionar o melhor conforto e suporte possível. Por isso, oferecem uma grande variedade de camadas, distribuindo o peso do corpo e prevenindo o desgaste com o passar do tempo.

Quais os passos do processo de produção?

Agora que já conheces um pouco acerca de como surgiram os colchões, chegou a altura de perceberes o que se passa na fábrica de colchões e como é o processo de produção de um colchão:

  1. A espuma faz com que o colchão se torne confortável e adaptável ao corpo. Para fazer espuma é necessário um processo demorado, juntando água a substâncias químicas. Esta mistura tem de repousar durante pelo menos 3 dias até ficar finalizada.
  2. Depois de terminado o processo químico, são efetuados testes de qualidade muito rigorosos, para que se consiga calcular a densidade. A espuma é sujeita a várias deformações seguidas, para imitar o uso que vai ser dado ao colchão. 
  3. Em seguida, são produzidas as molas, em aço de carbono altamente resistentes ao longo do período de vida útil. Permitem uma maior ventilação, logo o produto torna-se mais ventilado e fresco.
    Nos colchões de espuma este passo não se aplica.
  4. Para terminar em beleza, é necessário fazer a capa do colchão - que o vai proteger de agentes externos. É normalmente constituída por tecido 100% poliéster resistente, toque suaves e eficaz na transpiração

Como é feito um colchão sustentável?

Na Colmol, a  sustentabilidade é o lema. Como levamos este assunto muito a sério, aplicamos isso também nos nossos colchões. Agora perguntas tu, como fazem os vossos colchões sustentáveis? É muito simples:

  1. Garrafas de plástico utilizadas são recolhidas e depois transportadas para a nossa fábrica
  2. As garrafas são derretidas, obtendo-se um granulado
  3. O granulado é transformado num filamento com textura
  4. Esse filamento é transformado em tecido e incluído no processo de produção do colchão
  5. Uma tecnologia de compressão é aplicada ao colchão, para que o seu volume seja reduzido na embalagem, diminuindo a pegada de carbono no transporte
  6. O colchão é depois distribuído, nunca esquecendo o grande objetivo deste processo: SALVAR O PLANETA!

O Colchão Espuma X Planet é um dos nossos colchões sustentáveis:

 

 

Os nossos colchões são produtos nacionais e exclusivos, oferecendo o melhor nível de conforto, sem nunca esquecer o suporte adequado ao peso do corpo e à coluna vertebral.

Todos os colchões que produzimos são pensados para se adaptarem às necessidades de cada pessoa. Os materiais que os compõem são de origem Europeia e criteriosamente selecionados para que a qualidade se mantenha elevada.

No processo de fabrico, temos o cuidado extra de reduzir ao máximo o desperdício, reciclando e maximizando a gestão dos recursos energéticos. 

Cumprindo todas as normas de produto nacional, os nossos colchões foram desenhados para todos os gostos e funções. É nesse sentido que a nossa gama inclui colchões de molas ensacadas, colchões de molas e de espuma; com camadas viscoelásticas e ortopédicas.


Colchões de Molas Ensacadas

  • Garantem boa firmeza, maior conforto e são extremamente resistentes ao passar dos anos
  • O movimento não se propaga: podes dormir com outra pessoa, sem perturbar o seu sono com o teu movimento
  • Têm uma camada viscoelástica que se adapta perfeitamente ao teu corpo, distribuindo o peso ao longo da superfície
  • Cada mola está contida no seu respetivo bolso de tecido, funcionando individualmente para apoiar o corpo
  • Com esta tecnologia de molas, há um maior suporte e bem-estar das pessoas que dormem sobre este tipo de colchões
  • São ideais para quem se mexe muito durante a noite

O Colchão SSI Titanium Coolgel é um excelente exemplo disso:

 

Colchões de Molas 

  • Garantem conforto e suavidade, mantendo uma temperatura amena
  • Promovem a liberdade de movimentos
  • São sustentáveis, permitindo que o plástico de garrafas seja reutilizado
  • Têm uma camada viscoelástica que se adapta perfeitamente ao teu corpo, distribuindo o peso ao longo da superfície
  • São ideais para quem gosta de dormir de barriga para cima ou para baixo

O Colchão de Molas SPA Planet é uma boa opção:


Conclusão

O nosso processo de fabrico obedece a todas as boas práticas, para que possas ter as melhores noites de sono da tua vida. 

Dormir bem é essencial para que dês o teu melhor todos os dias!


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt