Qual o melhor colchão para a coluna? Descobre tudo neste artigo completo sobre colchões

Escolher um bom colchão para a coluna depende das tuas necessidades específicas e das tuas preferências, mas alguns colchões asseguram a posição correta da coluna. Descobre quais.

 

o melhor colchao para a coluna

Que tipos de colchões existem de acordo com o material?

Espuma

Quando falamos simplesmente de colchão de espuma referimo-nos à espuma de poliuretano. Mais usada em produtos mais firmes, tem um comportamento linear. É uma camada de suporte ortopédica de alta densidade, que absorve progressivamente os pontos de pressão para a sustentabilidade da coluna vertebral.

Este tipo de colchões oferece a melhor combinação de firmeza, conforto suave adaptável e envolvente, e durabilidade todas as noites.

Como opção, poderás escolher entre a camada de espuma soft ou espuma viscoelástica que é muito fofa e recupera a sua forma original rapidamente. Oferece um nível de conforto superior, acompanha as formas naturais do corpo, é totalmente ergonómica e alivia os pontos de pressão (pés, ancas, ombros e cabeça), ao mesmo tempo que assegura a sustentabilidade da coluna vertebral. O colchão deste material é durável e respirável.

Molas

O sistema de molas ensacadas garante uma boa firmeza e proporciona maior conforto ao teu descanso. A homogeneidade deste sistema mantém uma excelente independência das camas. Isto deve-se ao facto de cada mola ser colocada num saco individual que, juntamente com a rede, forma um núcleo sólido no colchão. O que é certo é que garante resistência e bom descanso.

Ortopédico

Um colchão ortopédico é projetado para oferecer uma superfície de sono mais firme, fornecendo suporte direcionado para as costas e articulações.

São comumente usados por quem sofre de problemas nas costas. Um dos benefícios deste tipo de colchões é que proporcionam suporte máximo e distribuição uniforme de peso, resultando num alinhamento correto da sua coluna e, no geral, uma postura mais saudável.

A superfície firme de um colchão ortopédico significa que terás o suporte ideal para a posição de dormir perfeita, para acordares revigorado/a.

 

Qual o melhor colchão para a coluna?

Se acordas sem sentir que repousaste devidamente durante a noite, provavelmente não tens o colchão mais adequado à tua posição de dormir. Sensação de formigueiro nalguma parte do corpo ou até dores são indicativos disso mesmo. Algo está errado em relação à tua postura, o que pode estar a causar danos na coluna cervical.

Um bom colchão, que assegure que temos a coluna corretamente posicionada enquanto dormimos, é essencial para obter qualidade de vida e evitar desenvolver problemas graves mais tarde. A escolha do melhor colchão para a tua coluna depende sempre dos cuidados que o teu corpo necessita. Assim, colchões com maior resistência – mais duros – e de molas, podem ser as melhores.

Quais os cuidados a ter em conta para quem tem problemas de coluna?

Há alguns cuidados relativos ao sono que todos devemos ter, mas em especial quem sofre de problemas de coluna. Acima de tudo, é fundamental que encontres um colchão adequado que forneça a quantidade certa de apoio e conforto.

Experimenta alongar os músculos das costas antes de dormir de forma a libertar alguma tensão muscular. Usa técnicas de relaxamento como meditação ou outros rituais relaxantes para dormir do agrado para criar um ambiente mais confortável.

Tenta uma posição diferente para dormir. Se dormes de lado, coloca uma almofada entre os joelhos para ajudar no alinhamento da coluna vertebral. Se dormes de costas, coloca uma almofada nos joelhos para os elevar e uma outra mais baixa na cabeça para promover o alinhamento da coluna vertebral e reduzir o stress nos pontos de pressão.

 

O tamanho e a altura do colchão influenciam?

O melhor colchão para a tua coluna é aquele que te proporciona o maior apoio e também conforto, pelo que dependerá mais da tecnologia e firmeza do que propriamente do tamanho e da altura.

 

Devo ter em atenção a almofada?

Uma boa postura para dormir é a chave para dormir profundamente, noite após noite, e para acordar sem dor e rigidez. A almofada tem um papel fundamental para manter uma postura de sono saudável, a qual implica ter o corpo alinhado.

Se o pescoço e os ombros não recebem apoio suficiente ou são apoiados num ângulo que causa torção, a coluna e o resto do corpo também não ficarão alinhados, causando tensão e desconforto ou até mesmo insónias. Tal como acontece com o colchão, o conforto e o apoio são importantes na escolha da almofada certa.

 

Sugestões de colchões Colmol para a coluna

Colchão SSW Noite&Dia (clássico)

colchao noite e dia

Gostas de colchões firmes, mas ainda não encontraste o ideal para ti? O Noite&Dia é o equilíbrio entre firmeza ortopédica e suavidade no contacto. Este colchão clássico de molas bonnel favorece o suporte do teu corpo e a sensação de bem-estar.

Cada uma das camadas que compõe este colchão foi desenvolvida para proporcionar uma melhor noite de sono. O equilíbrio térmico é obtido através do tecido Carbon com tecnologia 4D’Air, que melhora a circulação de ar no colchão. O carbono é um supercondutor que ajuda na dissipação da temperatura que, aliado à tecnologia 4D’Air melhora a circulação de ar no colchão, diminuindo a humidade e proliferação de bactérias.

A espuma Comfort aumenta a sensação de suavidade ao deitar e proporciona maior envolvência e conforto térmico. Para além disso, garante um suporte ortopédico de alta densidade que absorve progressivamente os pontos de pressão para a sustentabilidade da coluna vertebral.

Se estes são os componentes que asseguram o conforto, outros garantem apoio extra-firme e suporte ortopédico, como a espuma de alta resiliência com estabilidade tonificante para o suporte de toda a coluna vertebral e ainda o sistema SSW 350 Firmeza Ortopédica com suspensão de molas firme.

Este sistema é perfeito para pessoas ativas e corpulentas, que mudam com frequência de posição durante o sono, uma vez que favorece a liberdade de movimentos. No geral, este é o colchão ideal para quem gosta de dormir de barriga para cima e barriga para baixo, uma vez que irá usufruir de maior suporte através das molas ortopédicas com suspensão dinâmica e progressiva.

Colchão de Molas SPA Planet (sustentável)

spa planet

Dormir envolvido em conforto é muito bom, mas dormir sabendo que o colchão que escolhemos contribuiu um pouco mais para o ecossistema é ainda melhor. O colchão de Molas SPA Planet é a escolha sustentável, feito a partir de 60 garrafas de plástico recicladas.

Composto pelo tecido com fibras Repreve, feito a partir de garrafas de plástico recicladas, o Planet incorpora propriedades de alto desempenho, como a gestão de humidade, regulação térmica, controlo de odores e resiliência, para uma alta qualidade e durabilidade do colchão e para assegurar uma excelente qualidade do sono.

Uma camada de Viscoelástica adaptável promove o alívio da pressão, proporcionando momentos de maior leveza e tranquilidade. A sua capacidade de memória permite adaptação, sem perder a forma. A espuma Comfort aumenta a sensação de suavidade ao deitar e as fibras de poliéster mantêm a temperatura do colchão amena.

O sistema de molas SPA Air Multizone vem equipado com uma suspensão adaptável e reativa a qualquer movimento do corpo, através da sua suspensão Dual Design, que oferece um sistema único de estabilidade. É ergonómico graças à zona central programada e diferenciada em três zonas. Não só beneficia um sono equilibrado, como também proporciona uma variante lúdica de descanso, equivalente a uma massagem de SPA.

Ideal para quem gosta de dormir de barriga para cima e barriga para baixo, para um melhor descanso através da viscoelástica adaptável que se molda ao corpo, e liberdade de movimentos com suspensão adaptável e responsiva.

Colchão de Molas SPA Air Ice (premium)

spa air ice

O calor durante a noite é um incómodo que nos impede de dormir descansados. Para quem sofre desse mal, o colchão de molas Premium SPA Air Ice garante-te sono profundo numa cama fresca. Equipado com uma suspensão adaptável e reativa a qualquer movimento do corpo, tem pontos de contactos precisos em três zonas do corpo para que possas adormecer rapidamente num ambiente de conforto relaxado.

A sua suspensão Dual Design oferece um sistema único de estabilidade. Não só irás beneficiar de um sono equilibrado, como também te proporciona uma variante lúdica de descanso, equivalente a uma massagem de SPA.

O equilíbrio térmico é obtido pelo tecido ICE, que oferece uma sensação instantânea de frescura. Tem uma excelente capacidade de absorção de humidade, que melhora a circulação do ar no colchão. A camada Viscoelástica tem uma infusão de gel, cuja memória adaptável causa a dispersão da pressão, melhorando significativamente a transferência de calor quando a espuma é comprimida. Assim, não só contribui para reduzir a transpiração, como proporciona sensação de gravidade zero e melhora a qualidade do sono com sensação de frescura.

O SPA Air Ice tem a maior área útil para um descanso reparador. A sua espuma de alta densidade confere maior durabilidade ao colchão e estabilidade ao corpo, ao mesmo tempo que assegura suspensão adaptável e liberdade de movimentos. Ideal para quem gosta de dormir de barriga para cima e barriga para baixo.

 

Quanto tempo dura um colchão? Substitua-o se for antigo!

Nada na vida dura para sempre. Assim, até o melhor dos colchões tem o seu tempo útil de vida. Se o teu colchão já tem entre 7 a 10 anos deves pensar em substituí-lo por um novo, uma vez que já pode ter perdido algumas das suas características devido ao uso e tempo passado. Para que mantenhas sempre a tua coluna bem cuidada muda de colchão pelo menos de 10 em 10 anos.

Contacta-nos através de suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt