Os 8 pesadelos mais comuns: quais as causas e o que significam?

Os pesadelos podem tomar conta não só das tuas noites mas também dos teus dias. Entender melhor este fenómeno, saber o que significam e quais as suas causas, é mesmo o primeiro passo para conseguires viver melhor com isso.

 

pesadelos significados causas

 

 

O pesadelo está associado a situações negativas e tem origem no termo “mare”, que significa espírito maligno. Há até quem diga que o pesadelo é um espírito que tenta prejudicar a pessoa durante o sono. 

É um sonho angustiante que ocorre na fase REM do ciclo do sono — aquela em que se dá o movimento rápido dos olhos. Por vezes, o pesadelo pode estar associado a um aperto no peito ou à sensação de falta de ar, e é geralmente acompanhado pelo sobressalto ou agitação.

Os pesadelos podem acontecer a qualquer hora da noite, sendo mais comuns nas primeiras horas da manhã, quando existe menos probabilidade de acordar ou de voltar aos outros estágios do sono.

 

O que se passa durante o pesadelo?

Provavelmente já deves saber disto, mas convém relembrar para que não te sintas um extraterrestre.

Após um pesadelo, é normal perdermos a noção entre o que é real e o que faz parte da nossa imaginação. Parece uma realidade alternativa, não é? Não te preocupes, é mais comum do que pensas. 

Há diversos sintomas que se manifestam com o pesadelo. Por isso, se sentires algum destes, não estranhes:

  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Ansiedade extrema
  • Medo
  • Irritação
  • Tristeza
  • Suores frios

 

Quais as causas dos pesadelos?

Não, não se passa nada de errado contigo. Todos temos pesadelos de vez em quando. E está tudo bem!

Por isso, é importante que saibas que os pesadelos noturnos podem ter variadas causas. Não penses que é tudo ao acaso. Aquele pesadelo estranhíssimo e difícil de decifrar tem uma origem:

Stress

Quando estás em stress devido às situações do dia a dia, se recebeste uma má notícia, ou passaste por algum episódio traumático, como a morte de um amigo ou família, é provável que tenhas pesadelos constantes que podem estar ou não relacionados com isso.

 Ansiedade

Se vais ter um grande evento que te deixa ansioso/a, como um casamento, o nascimento de um filho ou um exame importante que pode mudar a tua vida, a ansiedade vem ao de cima e o pesadelo pode acontecer.

 Distúrbios Mentais

Devido a um acontecimento traumático, podem desenvolver-se vários distúrbios mentais, como, por exemplo, o transtorno de stress pós-traumático. 

Se houve um acidente grave, se presenciaste um crime ou se faleceu alguém próximo inesperadamente e isso te traumatizou, é comum que os pesadelos apareçam.

 Privação do Sono

Quando o teu sono é irregular e deves horas de sono à cama, os pesadelos tendem a acontecer mais frequentemente.

Se trabalhas por turnos rotativos ou até se viajaste para um sítio com um fuso horário totalmente diferente do que estás habituado/a e se os pesadelos noturnos te visitarem, não estranhes. É super normal.

Medicação

Medicamentos para a depressão, tensão arterial, Parkinson e convulsões, podem aumentar a probabilidade de ter pesadelos constantes.

Consumo de Substâncias

Álcool e drogas, principalmente as que causem alucinações, podem desencadear pesadelos constantes. Mesmo no período de desmame destas substâncias, os pesadelos podem não te largar.

Lesões

Lesões graves associadas a eventos traumáticos, como acidentes, abuso físico ou sexual podem fazer com que o pesadelo persista.

Filmes de Terror

É bem verdade, ver filmes de terror antes de dormir pode prejudicar (e muito) o teu sono. Pesadelos constantes com passagens de filmes que já viste podem tomar conta das tuas noites.

 

Como prevenir os pesadelos?

Não há remédio santo para acabar com os pesadelos noturnos. Contudo, há formas de fazer com que eles não apareçam tantas vezes:

  • Estabelecer um horário fixo para dormir e acordar
  • Evitar histórias ou filmes assustadores antes de dormir
  • Não tomar café ao final da tarde nem à noite
  • Praticar atividade física: são libertadas endorfinas durante o exercício, o que contribui para o sono
  • Não beber grandes quantidades de álcool nem consumir drogas, principalmente antes de dormir
  • Tomar um banho relaxante 
  • Ler um livro 
  • Não comer antes de dormir
  • Ouvir músicas ou podcasts que ajudem a acalmar
  • Ouvir white noise

 

Alerta! Se passaste por um episódio traumático que não te sai da cabeça nem por nada, deves consultar um profissional de saúde (ex: um psicólogo) que te possa ajudar a lidar com este problema. 

 

O que significam os pesadelos?

Como já vimos, os pesadelos podem ter várias explicações, sendo, normalmente, uma resposta da nossa mente ao stress e à ansiedade.

No entanto, é importante ficares a saber qual o significado dos pesadelos mais comuns:

 

Catástrofes naturais

Sonhar com uma catástrofe natural como um tsunami ou uma grande tempestade, pode significar que existe um medo iminente no inconsciente, sempre associado à ansiedade.

Pode querer dizer que estás perante uma situação que foge do teu controlo, te sentes inquieto/a com um determinado tipo de relação na tua vida ou que tens dificuldade em gerir as emoções.

pesadelo tsunami catástrofe natural


Alguém que já morreu

O pesadelo que se baseia em alguém que já morreu e que te é muito querido, é muito frequente. Tem a ver com a luta emocional que vives quando alguém próximo parte.

Quando este pesadelo é constante, quer dizer que podes estar com medo da solidão e sentes insegurança e ansiedade. Pode estar também associado a um sentimento de inferioridade em relação aos outros.

Neste tipo de pesadelos, a forma como se morre é muitas vezes o objeto principal. Se tiveres este pesadelo, descansa. É sinal que gostas muito dessa pessoa.

pesadelo pessoa morta

 

Faltar a um evento importante

Quando sonhas que perdeste um evento importante, como uma viagem, um voo, uma reunião ou um casamento, é sinal que te sentes incapaz de concluir alguma tarefa ou que tens medo de falhar.

Este sonho está diretamente ligado à responsabilidade, ao pessimismo e à sensação de não se ser bom o suficiente perante algo ou alguém.

pesadelo faltar evento importante reunião

 

Estar sem roupa em público

Este pesadelo noturno é aquele clássico. A nudez ainda é um tema que nem todos têm facilidade em abordar. 

Sonhar com nudez significa que podes estar a passar por uma fase menos positiva, onde a baixa autoestima se revela e há problemas de comunicação ou de relacionamento com alguém. 

 pesadelo nu publico sem roupa

 

Dentes a cair

Este pesadelo também pode estar relacionado com problemas de autoestima, insegurança e distúrbios de personalidade, muito frequentes em adolescentes.

O medo de ser julgado pelas outras pessoas, a ansiedade e inquietação com a aparência física podem estar por trás destes pesadelos.

 pesadelo dentes cair

  

Alguém te faz mal

Quando sonhas que alguém te está a fazer mal, isso costuma parecer tão real que podes até sentir fisicamente essa dor. O nosso cérebro é mesmo fascinante, não é?

Geralmente, quando este pesadelo acontece, pode indicar que te sentes vulnerável, e que o teu caráter e personalidade ainda estão em formação.

 pesadelo alguém fez mal bateu magoou

 

Não conseguir sair de um sítio

Este pesadelo é impróprio para claustrofóbicos. É só o pior pesadelo que podemos ter se temos pavor de sítios apertados.

Pode significar que te sentes entre a espada e a parede e não vês nenhuma saída, ou que estás preso/a ao trabalho, ao dinheiro ou a uma certa tarefa.

Se já passaste por uma situação de sequestro, é bem provável que este pesadelo faça parte das tuas noites.

 pesadelo preso sitio bloqueado

 

Cair

Quantas vezes já sonhaste que estás a cair e acordas com o teu corpo a fazer um movimento brusco? Pois é, este pesadelo é bastante comum.

O seu significado pode passar por um excesso de stress e ansiedade na vida diária. Pode também indicar que te sentes incapaz de resolver um problema que te preocupa.

pesadelo queda cair



Estas dicas vão ajudar-te a perceber mais sobre o teu inconsciente, promovendo o autoconhecimento. 

Porém, é importante que entendas que elas não estão escritas sobre pedra: não quer dizer obrigatoriamente que estejas a passar por estas situações na tua vida quotidiana. São apenas pistas que te vão ensinar mais sobre ti mesmo/a.

Se quiseres saber mais sobre o significado dos sonhos, descobre mais aqui. 

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

E tu? Costumas sonhar com coisas estranhas? Conta-nos tudo! ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos