ASMR: o que é e como te pode ajudar a dormir bem

Com o stress diário, ter uma noite de sono descansada pode ser um verdadeiro desafio. Vários fatores podem prejudicar o sono e influenciar o dia-a-dia. Mas nem tudo é negativo: há solução!

 

asmr dormir bem

 

Para dormir bem, o nosso cérebro tem de colaborar. De facto, se souberes utilizar todas as ferramentas ao teu alcance para que ele te ajude e consiga adormecer sem teres que andar às voltas na cama, já tens a noite ganha! 

Quantas vezes sentiste que um certo som te relaxa e que te faz adormecer? Seja dentro de um avião, de um comboio ou até várias pessoas a falar mais ou menos no mesmo tom.

Incrível como o som pode ter tanto de agitado como de relaxante! 

A sensação de bem-estar que te faz querer acalmar ou até mesmo adormecer, é um fenómeno que acontece entre o nosso cérebro e o nosso corpo. É aqui que entra o ASMR.

 

O que é o ASMR?

Esta designação vem do inglês Autonomous Sensory Meridian Response e significa Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano: 

  • Resposta (Response) - experiência desencadeada por algo externo ou interno
  • Sensorial (Sensory) - sentidos ou sensação
  • Autónoma (Autonomous) - espontâneo, autónomo, com ou sem controlo 
  • Meridiano (Meridian) - pico, clímax ou ponto de evolução

É uma sensação agradável, como quando sentes aquele “formigueiro” bom e relaxante, perante um estímulo externo. Seja através de uma música, de um som ou até de um ruído.

Alguns desses estímulos podem também ser vozes suaves, sussurros, barulhos feitos com a boca, movimentos lentos com as mãos ou alguém a bater em objetos.

Estes sons sabem bem, acalmam e relaxam, criando uma sensação de proximidade, intimidade e conforto.

Essa sensação de bem-estar criada pelo ASMR é diferente de pessoa para pessoa, pelo que a sua intensidade pode variar tendo em conta a sensibilidade de cada um. 

É uma sensação positiva desencadeada normalmente na parte de trás do cérebro, como resposta a um estímulo visual ou auditivo. Começa na parte de trás do pescoço, dirige-se para a cabeça e desce pela coluna.

Algumas pessoas podem até senti-la nos ombros, braços e na parte inferior das costas. É aquele arrepio bom na espinha!

 

Quais os benefícios?

Vários estudos científicos comprovam que o ASMR é uma experiência fisiológica não intencional, com benefícios terapêuticos na saúde mental e física. Por isso, pode ser utilizado para minimizar o stress, promover o relaxamento, o sono descansado e o bem-estar.

O ASMR consegue diminuir a frequência cardíaca de forma significativa, levando a um maior relaxamento e aumentando os pensamentos positivos. Estes benefícios são semelhantes a outras técnicas de redução do stress, como, por exemplo, o mindfulness.

O ASMR pode, ser utilizado para relaxar e dormir bem, sendo um excelente complemento do tratamento de:

  • Insónias
  • Ataques de pânico
  • Ansiedade
  • Depressão

Contudo, ainda não se sabe ao certo qual é o mecanismo exato do ASMR, sabendo-se apenas que leva à libertação de endorfina, oxitocina, serotonina e outras substâncias que diminuem o stress e a ansiedade.

 

Como despertar o ASMR?

Existem vários sons, vozes, ruídos e expressões que podem desencadear este tipo de sensação agradável e que são sempre uma boa ajuda para conseguires relaxar e combater o stress e aqueles dias de cão.

Qualquer ruído ou som repetitivo pode causar a sensação ASMR. Contudo, o mais frequente é que aconteça devido a sons mais leves, como:

  • Sussurrar ao ouvido
  • Dobrar toalhas ou lençóis
  • Folhear um livro
  • Bater levemente com os dedos numa mesa
  • Pentear o cabelo
  • Secar o cabelo 
  • Chuva a cair

 

Um estudo interessante da Universidade de Swansea, conseguiu identificar, por ordem de importância, os sons ASMR que funcionaram melhor nas pessoas que participaram nesta investigação:

  1.  Sussurro 
  2.  Atenção pessoal 
  3.  Sons nítidos - bater com as unhas em objetos, arranhar, etc. 
  4.  Sons lentos 
  5.  Sons repetitivos
  6.  Sorriso 
  7.  Barulho de um avião 
  8.  Barulho de um aspirador 
  9.  Gargalhada 

 

Para além dos estímulos auditivos, a sensação ASMR pode também ser alcançada pela ativação dos restantes sentidos: visão, tato, olfato ou paladar. Porém, parece ser mais fácil para a maioria das pessoas conseguir esta sensação através da audição.

 

Onde encontrar conteúdos de ASMR?

Como já referimos, a sensação ASMR pode ser conseguida através dos nossos 5 sentidos. Existem músicas, vídeos e atividades ASMR que podem contribuir para adormecer como deve ser e dormir bem.

Certamente já viste por aí aqueles vídeos de alguém a limpar um objeto muito sujo, a estourar bolhas de ar no plástico, a cortar algo de forma consecutiva, ilusões de ótica, etc. Super relaxante e satisfatório, não? Pois bem, isso também pode ser uma forma de ASMR!

Outra maneira de conseguir a sensação ASMR e dormir bem, sem stress nenhum, é ouvir determinados sons. Pode ser a chuva a cair, a madeira a estalar, o barulho do comboio, de um secador de cabelo… tudo é válido se te fizer relaxar e adormecer de forma mais rápida.

Segue já as nossas sugestões!

Vídeos

Os primeiros vídeos a promoverem a sensação ASMR apareceram na Internet há já alguns anos. É provável que te lembres de um vídeo muito popular que recria a visita a uma barbearia, apenas só com som, mesmo como se estivesses lá.

Há também outro vídeo bastante famoso de um pintor, Bob Ross, a pintar e a descrever as suas pinturas. Tanto os sons dos pincéis como a sua voz calma dizem adeus ao stress num piscar de olhos!

Este vídeo é um dos mais antigos de ASMR, mas existem muitos mais:

Sons

Também há imensos sons que te podem dar a paz que te faltava para adormecer rápido e dormir bem. Um bom exemplo é um vídeo que a marca de isqueiros Zippo criou para divulgar a sua coleção de isqueiros e o seu inconfundível “click” de abertura.

Outras opções são:

 

O ASMR pode ainda não estar muito estudado, mas a verdade é que o seu número de fãs não pára de aumentar e de dormir cada vez melhor. Queres saber se funciona contigo? Agora já sabes por onde começar!

Bons son(s)hos!

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt