Quais as melhores músicas e podcasts para dormir?

Uma das formas de dormir bem pode ser ouvir algo antes de cair no sono. Ouvir um podcast para dormir, uma música ou o som da natureza antes de dormir é uma boa opção para que consigas preparar-te para uma noite bem dormida. Fica a saber quais as nossas sugestões.

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Para além de ser essencial manter uma boa alimentação, horários corretos e bons hábitos diários, é importante saber o que fazer para conseguires relaxar da melhor maneira mesmo antes de adormecer.

Como referimos no último blog post, a tecnologia pode ser inimiga ou amiga da qualidade do sono. O segredo está em saber como utilizá-la. A parte boa é poder, por exemplo, usar um podcast para ouvir antes de dormir que seja calmante, uma música ou até um áudio relaxante.

Se a tua praia não é ler livros e se não consegues largar o teu telemóvel, uma música ou podcast para dormir, ou um som como a chuva para dormir, podem ser a solução ideal para ti.

A ideia de adormecer com som pode ser intrigante. Supostamente, devíamos adormecer sem luz, som ou outras distrações. Também pensas assim? Agora podes repensar essa ideia.

A música e os podcasts fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Boa parte dessas pessoas está sempre com os auriculares nos ouvidos, seja a caminho do trabalho, enquanto estudam, fazem exercício ou se concentram numa tarefa. Até no duche! Quem nunca?

Há até pessoas que têm dificuldade em dormir se não ouvirem o seu podcast de meditação preferido ou uma música calma. Desde que não seja pesada, claro está.

Um som relaxante, como o cair da chuva para dormir ou um podcast para ouvir antes de dormir podem fazer toda a diferença.

O nosso cérebro é incrível, não é? É super influenciado pelos estímulos externos, seja uma música, um som, alguém a contar uma história ou simplesmente a falar. Isso pode fazê-lo relaxar e preparar-se para uma boa noite de sono.

 

 🕺 Música agitada pode prejudicar o sono

És fã de música pesada e agitada? Não consegues passar sem ouvir techno ou heavy metal? Talvez seja melhor não escutares este tipo de música antes de dormir. Vai por nós.

Porquê? Perguntas tu. Porque quanto mais agitada for a música, mais acelerado o teu cérebro vai ficar. E é aí que podes dizer adeus ao sono com qualidade.

Segundo um estudo publicado na  revista Psychological Science, ouvir músicas mais agitadas e com mudanças bruscas antes de dormir pode provocar distúrbios do sono, como a insónia.

Isto acontece porque o cérebro continua a processar a música, mesmo enquanto dormes.

Neste mesmo estudo, os investigadores pediram aos participantes para ouvir estas três músicas:

Enquanto as músicas, as suas ondas cerebrais eram medidas. No final, perguntaram aos participantes se alguma parte da música tinha ficado memorizada ou era repetida na cabeça.

Chegaram à conclusão de que as pessoas que ficaram com alguma parte da música na cabeça tiveram menor qualidade do sono, bem como maior dificuldade em adormecer, passando mais tempo nas fases mais leves do sono.

 

Moral da história: uma música mais mexida também vai mexer com o teu cérebro, não te deixando dormir bem.

 

Já sabes o quanto uma noite mal dormida pode dar cabo do teu dia e da tua qualidade de vida. Por isso, não queiras que a música agitada seja mais uma acha para a fogueira. 

Música calma antes de dormir é sempre o melhor caminho. Deixa os ritmos acelerados para o meio do dia, não para o terminares.

 

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 🧠 Música calma pode aumentar a memória

Para além de te ajudar a adormecer, a música relaxante pode ajudar a potenciar capacidades cognitivas como a memória, tão preciosa no teu dia a dia.

Cientistas da Universidade alemã de Tubingen, concluíram que ouvir música antes de adormecer traz benefícios à nossa capacidade de memorizar as coisasSe queremos melhorar a aprendizagem e a memória, podemos utilizar os estímulos musicais para isso. 

 

Shigueo Yonekura, um especialista do sono, diz que:

Ouvir música pode ajudar a dormir, desde que não seja agitada. É sempre preferível ouvir algo mais calmo, que nos vai ajudar a relaxar.

O som pode contribuir para o relaxamento e induzir emoções positivas, facilitando a chegada do sono, dependendo sempre do estilo musical.

 

A música mais calma é como se fosse um sedativo. Ouvi-la contribui para diminuir a produção da hormona adrenalina, que deixa o teu corpo em estado de alerta e impede o sono.

Os sons mais relaxantes facilitam a libertação da hormona oxitocina, ajudando a esvaziar a mente daqueles pensamentos chatos, e a melhorar a qualidade do sono.

O teu cérebro agradece!

 

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 😴 As melhores músicas para adormecer

Música clássica ou instrumental, bossa nova ou até jazz, podem ser bons estilos musicais para induzir o sono.

Estes tipos de música podem diminuir os níveis de ansiedade e reduzir os batimentos cardíacos por minuto, levando a que sintas sono de uma forma natural.

A música não deve ter mudanças repentinas em termos de ritmo e volume, uma vez que o cérebro permanece ativo e sensível aos estímulos externos, mesmo quando estás a dormir.

Se possível, deves ouvir este tipo de música sem utilizar auriculares e com um volume baixo - suficiente para ser ouvido, mas, ao mesmo tempo, sem que possa atrapalhar o sono.

Se não te apetecer ouvir música na hora de adormecer, podes também optar por sons da natureza, como, por exemplo, ouvir o som da chuva para dormir.

Deixamos-te aqui algumas playlists com sons e músicas para que possas ter uma noite de sono sem qualquer interrupção:

 

🥱 Os melhores podcasts para dormir

Se a tua onda é mais podcasts, se és fã desta forma de interação e de aprendizagem , também temos boas soluções para ti.

Para que a tua mente fique descansada, mais estimulada e para que possa adormecer à noite, existem também podcasts para ouvir antes de dormir.

Um podcast para dormir vai ajudar-te a adormecer ou a dormir melhor. Pode ser um podcast de meditação guiada, com histórias ou até com técnicas de relaxamento. 

É uma forma fácil de criar um ambiente relaxante, para que possas ouvi-lo no teu próprio ritmo e durante o tempo que precisas para adormecer.

Os melhores podcasts para dormir são silenciosos, calmos e relaxantes. Desde um podcast de meditação até a chuva para dormir… há sempre imensas opções ao teu alcance:

Insónias

Se as insónias não te largam, há um podcast para ouvir antes de dormir chamado Sleep with Me vai ser o teu aliado. Os episódios são extensos mas valem a pena. Não têm nenhum diálogo, apenas contam histórias sobre nada em particular enquanto o som da chuva cai sobre a tua cabeça.

O objetivo é mesmo que não chegues ao final e que as histórias durem o para conseguires adormecer.

 

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Som

Preferes som ambiente? Então podes contar com o Sleeping Meditation Podcast, um podcast de meditação que te vai trazer sons relaxantes e da natureza, para adormeceres num instante. O que pode ser mais relaxante do que o cair da chuva para dormir?

 

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2 em 1! Aprender e adormecer 

Gostas de aproveitar o teu tempo, mesmo quando te deitas para dormir?

Adoras aprender e gostavas de saber como tornar a tua mente uma verdadeira aliada do teu sono? 

Preocupas-te em ter produtividade e bem-estar

Então prepara-te porque encontrámos a solução ideal para ti! O podcast Shut Up, Brain vai ser o teu melhor amigo!

Vais saber como construir a força emocional, como lidar com a ansiedade, ou até aprender a ver o copo meio cheio da vida

Este podcast vai dar-te as ferramentas para seguires em frente e tornares-te na tua melhor versão! Explora-o, não te vais arrepender!

Um dos grandes benefícios dos podcasts para dormir é que estão disponíveis a qualquer momento e não exigem nenhum esforço da tua parte, basta carregares no botão “play” para a magia acontecer. Aproveita!

 

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Dorme bem sobre o assunto...

Seja com música, som ou com um podcast de meditação, se funcionar para ti é o que importa. O importante é que te conheças e aprendas o que é melhor para conseguires dormir bem. Se funciona contigo, é sempre válido. Basta fechar os olhos, escutar e dormir.

 

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