Meditação antes de dormir: tudo o que precisas de saber

A meditação é uma forma de nos dar a paz e a calma de que precisamos no nosso dia-a-dia. Para além de ajudar a melhorar a qualidade de vida, está diretamente ligada a boas noites de sono. Descobre como.

 

meditacao antes dormir

 

A meditação tem o poder de alterar o estado físico e mental, utilizando técnicas de atenção e concentração. Quanto maior forem estas sensações, maior vai ser a paz interior e o relaxamento. O que potencia noites descansadas.

Usar a meditação para dormir não só vai diminuir o tempo necessário para adormecer, como vai melhorar as tuas noites de descanso.

É muito frequente deitarmo-nos na cama com a cabeça cheia de pensamentos e preocupações, deixando que a nossa mente queira pensar em tudo menos em acalmar e adormecer.

Estas listas mentais que fazemos nesse momento são grandes impedimentos para dormir bem. A meditação para dormir vai preparar-te para uma boa noite de sono, sendo uma barreira a tudo que pode prejudicá-la. 

 

É um excelente guia para conseguires ter o descanso que mereces!

 

O que é a Meditação?

É uma técnica antiga que vem da cultura oriental e que desenvolve a capacidade de concentração, tranquilidade e foco no presente. 

Quando pensamos em meditação, vem-nos logo à cabeça imagens de mestres budistas, taças e templos tibetanos, e de pessoas com grande método e disciplina emocional. 

Na verdade, é muito mais do que isso. Qualquer pessoa pode meditar, e de várias maneiras! Não precisas de ser o supra-sumo da meditação.

É uma estratégia que acaba com a inquietação, e que te ajuda a saber como lidar com o stress dos teus dias, para que consigas levar uma vida mais calma e positiva.

A meditação é uma prática que vai regular o teu corpo e a tua mente, focalizando a tua atenção. Com a meditação, o que te vai na consciência é observado e absorvido, sem que tenhas de pensar sobre isso. E que bom é não pensar em nada!

Sempre que meditas, estás a aprender a pôr de lado o stress. Vai ficando cada vez mais fácil com a prática, como quando se começa a fazer exercício.

Isso resulta em:

  • Diminuição dos pensamentos repetitivos e negativos
  • Redução do stress e da ansiedade que os problemas da vida nos causam
  • Relaxamento muscular e mental
  • Maior controlo mental e corporal

 

Quais os tipos de Meditação?

Existem diferentes tipos de meditação, que podem ser aplicados consoante as tuas necessidades e preferências:

 

Mindfulness

É a forma mais comum de meditação - a meditação da atenção plena. 

Foca-se em prestar atenção ao teu corpo e em ter mais consciência dos sons e movimentos da respiração e do ambiente que te rodeia, como o chão que tens aos teus pés.

O cérebro é perito em dispersar para algo que não tenha nada a ver com isto, fazendo com que voltes a pensar naquele problema que te preocupa. 

Se isto acontecer, o verdadeiro desafio é este: observar o comportamento e voltar a prestar atenção ao corpo, sem qualquer julgamento.

 

Meditação de Concentração

Esta meditação foca-se em concentrar a tua atenção em algo específico. Pode ser num objeto, ou até repetir um som ou mantra em voz alta, como, por exemplo, “estou em paz”. 

Serve para ter um ponto de foco e para acalmar a tua mente, relaxando completamente.

 

Meditação Guiada

Este tipo de meditação utiliza outra pessoa, que conduz a prática. É um instrutor, que vai pedir-te, por exemplo, para te concentrares em relaxar os dedos dos pés, as pernas e por aí em diante.

Por isso é que se chama meditação guiada.

A meditação guiada vai levar-te a visualizar imagens, pedindo que imagines, por exemplo, que estás numa praia de areia branca. 

Estas imagens guiadas podem ser aplicadas para melhorar o desempenho em determinadas atividades.

Os atletas, por exemplo, podem imaginar-se a dominar uma capacidade ou gesto  técnico, ou um executivo pode visualizar-se a apresentar algo com confiança. 

 

Todas elas são válidas! Escolhe a meditação para dormir que fizer mais sentido para ti!

 

Quais os efeitos da Meditação?

Há quem se deite na cama e só consiga adormecer muito tempo depois, mudando várias vezes de posição, contando carneirinhos e olhando para o relógio, sempre com a  aflição de ver o tempo a passar.

Se o momento em que colocas a cabeça na almofada for associado aos pensamentos e problemas do dia, planos e listas de tarefas, vai ser cada vez mais difícil mudar este padrão.

E, como bem sabes, isto pode ser um problema grave se se repetir por várias noites. As insónias e a fadiga vão prejudicar, e muito, o teu dia-a-dia.

É aqui que a meditação para dormir entra.

 

quarto meditação antes dormir

 

Meditar antes de dormir interrompe os nossos padrões e rotinas. E porquê? Perguntas tu. Porque a meditação para dormir vai ajudar a re-orientar os teus pensamentos, substituindo as tuas preocupações pelo relaxamento total.

Até mesmo se não tens problemas em adormecer e dormes como uma pedra, a meditação antes de dormir vai ajudar-te na mesma porque vai tornar o teu sono bem melhor e com mais qualidade.

 

Lembra-te: quanto melhor dormes, melhor vais aproveitar o teu tempo durante o dia!

 

E agora perguntas tu: mas quais são as vantagens da meditação? 

Pois bem, quem pratica meditação experimenta um estado de consciência particular, que leva a mudanças nos sistemas nervoso central e autónomo:

  • Redução do consumo de oxigénio
  • Maior eliminação do dióxido de carbono
  • Redução das substâncias associadas à ansiedade e à depressão 
  • Maior controlo das funções fisiológicas involuntárias
  • Aumento da espessura do córtex cerebral - que resulta no aumento da atenção, sentimentos positivos e resiliência
  • Maior adaptação ao stress, pela regulação da frequência cardíaca
  • Controlo do apetite
  • Melhoria do metabolismo
  • Aumento dos níveis de melatonina, a hormona do sono
  • Melhoria do sistema imunitário
  • Prevenção da hipertensão e outros problemas cardiovasculares
  • Aumento da hormona GH, que previne a osteoporose e a acumulação de gordura no corpo
  • Prevenção do envelhecimento e aumento da saúde e beleza da pele
  • Aumento da concentração, memória e raciocínio
  • Aumento da disposição e humor
  • Prevenção de distúrbios do sono, como a paralisia do sono

Como vês, só boas razões para começares a meditar já hoje! A tua qualidade de vida vai melhorar a olhos vistos! Experimenta!

 

Como posso Meditar?

Antes de te darmos a conhecer mais, deves saber como criar as condições propícias para que possas meditar antes de dormir. Presta atenção às seguintes dicas:

1. Torna o teu quarto silencioso

  • Não convém meditar com a televisão ou rádio ligados, não é? Deves desligar todas estas distrações para conseguires relaxar em condições. Até rima!
  • Afasta-te do barulho de pessoas a falar, fecha a porta e a janela do teu quarto
  • Diminui a luz ou apaga-a por completo para te poderes concentrar melhor 

2. Usa roupas confortáveis

Usa um pijama largo e confortável, para que não sintas o teu corpo preso ou bloqueado. Não uses calças nem camisolas apertadas.

    3. Adota uma postura correta e confortável

    • A tua coluna deve estar direita e as pernas confortáveis, estendidas ou cruzadas.
    • As mãos podem ficar sobre o teu colo ou ao lado do corpo.
    • Inclina o queixo ligeiramente como se estivesses a olhar para baixo, para relaxar o pescoço
    • Fecha os olhos e mantém a boca fechada
    • Devagar, começa a inspirar e a expirar pelo nariz e concentra-te na respiração
    • Relaxa o teu corpo e desfruta!

    4. Foca-te no sono

    Para meditar antes de dormir, é essencial que te foques em conseguir relaxar para teres uma boa noite de sono.

    • Não penses em nada, sente apenas a tua cama, a tua almofada e a forma como o teu corpo se molda a elas
    • Fecha os olhos e respira tranquilamente, relembrando sempre o objetivo final: um sono tranquilo

    5. Usa apps de meditação

    Depois de seguires estas dicas, há imensos recursos ao teu alcance que podem ajudar-te a meditar. Seja pela meditação guiada, mindfulness ou de concentração. Tu decides!

    Apresentamos-te aqui algumas aplicações que te vão ajudar a meditar:

     

    Agora que já sabes como meditar antes de dormir, aproveita todos os benefícios que essa prática proporciona. Dorme bem!

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