O que querem dizer os sonhos? Descobre já o significado

Compreender o que significam os sonhos é um tópico, no mínimo, interessante. Quantas vezes já sonhaste com algo que não te saiu do pensamento durante todo o dia? 

 

blog post capa significado sonhos sonhar

 

 

Os sonhos são símbolos, imagens ou episódios que alimentam a curiosidade sobre o que realmente querem dizer.

Não são aleatórios. Os sonhos são a forma da nossa mente inconsciente comunicar connosco: servem sempre para nos ensinar algo ou passar uma mensagem.

Sonhar com cobras, sonhar com dentes ou sonhar com ratos pode parecer estranho, mas muito comum. O significado dos sonhos é diferente de pessoa para pessoa, pelo que existem sonhos semelhantes que a maioria de nós vivencia ao longo da vida.

O significado dos sonhos tem sobretudo uma vertente não científica, porque é muito associado às crenças populares, que atribuem a cada episódio uma determinada explicação não comprovada..

Durante o sono, podemos viajar, estar em sítios fantásticos ou tenebrosos e até viver o que nunca vivemos. Passamos por experiências que podem parecer mesmo muito reais mas que não passam de sinais que o nosso subconsciente nos dá.

  

Curiosidades sobre os sonhos

  • Acontecem na fase REM do sono
  • Em média, sonhamos durante 90 minutos
  • Muitas vezes, este processo pode demorar mais de 2 horas!! 
  • Uma pessoa, durante a sua vida, passa 6 anos a sonhar
  • Podemos ter, em média, 4 a 7 sonhos diferentes numa única noite
  • Não compreendemos nem nos lembramos dos sonhos em 95% das vezes que sonhamos

Interessante, não é?

 

As fases dos sonhos

Segundo a psicologia, os nossos desejos mais escondidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sono. E, por isso, há aqueles sonhos que sabem tão bem que, quando acordamos, só queremos voltar a adormecer para que continuem. 

Do  outro lado da moeda, existem também os pesadelos, que podem deixar-nos extremamente preocupados e assustados, o que faz com que só os queiramos esquecer e fingir que não aconteceram.

Na mitologia grega, os sonhos tinham um papel essencial, pois eram considerados um modo de comunicação entre o mundo divino e o terreno, através dos quais os deuses passavam mensagens aos mortais.

Bem mais tarde, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, estudou os sonhos  a fundo.

Nas suas investigações, definiu os sonhos como manifestações dos desejos e emoções mais profundas, muitas vezes relacionadas com memórias ou obsessões reprimidas na infância.

Existem também outras teorias que defendem que os sonhos ajudam na nossa capacidade de memória e na solução de problemas, sendo que os investigadores mais céticos atribuem os sonhos ao resultado da ativação cerebral aleatória.

No livro de Freud, A Interpretação dos Sonhos, o sonho é descrito como tendo um sentido mais concreto e outro mais simbólico. O sonho é, por isso, uma boa pista para nos conhecermos, entender os nossos desejos e resolver o que nos inquieta.

 

Freud atribui 4 fases ao ato de sonhar:

1. Condensação

As várias ideias e conceitos que nos passam pela cabeça enquanto sonhamos são condensados num único pensamento ou imagem.

2. Deslocamento

Esta é a fase do sonho em que o significado emocional do que sonhamos é disfarçado, baralhando as partes importantes com as insignificantes.

3. Simbolização

Aqui são atribuídos símbolos às coisas: as ideias reprimidas contidas no sonho são transformadas em objetos que as simbolizam.

4. Revisão Secundária

Este é o estágio final dos sonhos, em que os seus elementos mais estranhos são reorganizados para tornar o sonho compreensível. É aqui que se gera aquilo que vai ser o conteúdo do sonho.

 imagem sonho significado sonhar

Todos sonhamos. É inevitável

Se, quando acordas, achas que não sonhaste, podes tirar o cavalinho da chuva. Todos nós sonhamos durante a noite, com diferentes coisas e várias vezes. Por não te lembrares, não quer dizer que não o tenhas feito. 

É normal. É o teu corpo a voltar à realidade.

Quantas vezes já acordaste a lembrar-te de um sonho, e ele se desvanece logo no minuto a seguir? Não, não tens memória de peixe. Isto também é bastante comum. 

Neste caso, se queres mesmo saber mais sobre os teus sonhos, é muito simples:

  • Coloca sempre papel e caneta na mesinha de cabeceira e aponta tudo o que te lembrares logo ao acordar
  • Descreve o teu sonho de forma geral, pensando sempre qual foi a passagem que mais te marcou e quais os elementos/episódios que se sobressaíram no sonho (ex: objetos, animais, pessoas, eventos)

De certeza que vais ficar com uma coleção de histórias muito engraçada!

O significado dos sonhos

Como já referimos, os sonhos são concepções dos elementos da nossa vida.

Calvin S. Hall, outro investigador da temática dos sonhos, relacionou os vários padrões e analisou milhares de diários de sonhos dos participantes dos seus estudos.

Isto permitiu-lhe criar um sistema que define o que deves ter em conta para avaliar da melhor forma o significado dos sonhos. É importante perceber quais:

  • as tuas ações no sonho
  • os objetos e as figuras que aparecem no sonho
  • as tuas interações no sonho com outras pessoas/personagens 
  • as transições, configuração e resultado do sonho

Por isso,  está atento/a também a estes tópicos da próxima vez que sonhares. Aponta tudo, e que nada te escape!

Depois de registares tudo o que sonhaste, seguindo todas as nossas dicas,  podes ir para o passo seguinte (o mais interessante e o mais giro!): perceber realmente o que é que o sonho significa. 

O verdadeiro objetivo de entender o que significa o sonho, é conhecer mais sobre ti. Não te esqueças que o autoconhecimento é a chave para uma vida mais feliz!

 

Em seguida, apresentamos algumas pistas do que significam os sonhos com:

Morte

Calma! Não tem de ser uma coisa má. Não quer dizer que vais morrer amanhã ou que alguém perto de ti vai falecer. É apenas um alerta que nada tem a ver com a morte em si.

Sonhar que estás a morrer ou que estás com alguém que já faleceu, significa que deves avaliar as tuas amizades, porque existe alguém que te está a influenciar negativamente.

Pode também significar que deves resolver problemas e sentimentos negativos que não te deixam em paz com as pessoas que já faleceram.

Se uma pessoa que faleceu há muito tempo aparece no teu sonho, isso significa que a situação desse momento do sonho te faz lembrar algo que tem a ver com as características dessa pessoa.

Sonhar com o assassinato de outra pessoa pode significar que existe um sentimento negativo que estás a reprimir, ou que sentes raiva de ti ou de alguém.

Se, por outro lado, sonhas que alguém te quer matar, isso pode querer dizer que um relacionamento ou sentimento importante acabou na tua vida.

Fracasso

Significa ansiedade em relação a algum aspeto da vida.

Se existe algo que te preocupa, este tipo de sonho vai atestar isso.

Perseguição

Pode querer dizer que estás a fugir de uma situação ou problema, e que deverias resolvê-lo rapidamente.

Se te sentes num beco sem saída em relação a algo, é muito provável que sonhes que alguém anda atrás de ti.

Gravidez

Pode significar que tens medo de ser má mãe ou mau pai.

Se sonhas que estás grávida, pode querer dizer que está alguma coisa a crescer (ex: um sentimento, uma atitude, um relacionamento).

Casamento

Significa que podes estar a tentar unir duas coisas opostas na tua vida.

É um alerta para que tenhas cuidado com as promessas que fazes ou que estás a assumir responsabilidades desnecessárias.  

Analisa o que está a acontecer na tua vida e quais são os teus objetivos.

Cobras

Sonhar com cobras significa que pode ter havido uma traição por parte de um amigo. 

O medo da cobra representa também algum receio em relação à vida sexual, intimidade e compromisso.

Matar ou tentar matar uma cobra pode querer dizer que estás a tentar compensar algo que está a faltar na tua vida.

Pode significar que há alguma novidade na tua vida a que não estás a prestar atenção. Deves dar atenção aos pequenos detalhes!

Rato/Ratazana

Sonhar com ratos/ratazanas simboliza que pode haver alguém a aproveitar-se da tua amizade e confiança.

Sonhar com matar um rato é sinal de uma rutura com uma pessoa.

Pode significar que estás desiludido/a contigo.

Dentes

Sonhar com dentes também pode parecer um bocado estranho, mas acontece com frequência.

Se sonhares com dentes perfeitos, brancos e brilhantes, significa que estás a passar por uma fase muito boa na tua vida.

Sonhar com dentes a cair pode querer dizer que alguém próximo está frágil.

Sonhar com dentes a nascer é uma coisa boa. Pode significar que alguém perto de ti vai ter um bebé ou que coisas boas vão acontecer. 

Pode querer dizer que deves refletir sobre os teus pensamentos e sentimentos e sobre a forma como te expressas e lidas com as outras pessoas.

 

 

Relembramos que todas estas definições são baseadas na cultura popular. Não devem ser levadas tão à letra, o que não quer dizer que estas coisas estejam efetivamente a acontecer. Interpreta isto como sendo um conjunto de pistas, um guia que te pode levar na direção certa. 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt