Lençóis de inverno e de verão: descobre as melhores opções

  

No final de um dia de trabalho, há poucas coisas tão prazerosas como adormecer numa cama confortável com um conjunto de lençóis macios e aconchegantes. Independentemente da estação do ano, a sensação é sempre indescritível!

Todas as divisões das nossas casas devem ser sinónimo de conforto - afinal, é nela que passamos muito do nosso tempo - mas, no que toca ao quarto, este conforto deve ser redobrado e o cuidado faz-se até nos pequenos detalhes.

Para ter uma cama confortável precisas, sem dúvida, de um bom colchão. Porém, os lençóis que utilizamos podem fazer toda a diferença!

Sabias que a escolha dos lençóis de cama têm muita influência na qualidade do nosso sono, e até, na rapidez com que adormecemos? Passamos um terço da nossa vida a dormir, portanto, tudo aquilo que permite melhorar as nossas noites deve ser tido em conta. Assim, a roupa de cama que utilizas também deve fazer parte desta equação!

Noites muito quentes e noites muito frias são torturas muito diferentes, mas igualmente perturbadoras. Apostar em lençóis adequados à época é a solução. 

Será que tens feito as escolhas certas? Vamos ajudar-te a perceber.

A roupa de cama ideal: como escolher

Na hora de comprar a roupa de cama adequada a cada estação do ano, são várias as dúvidas que podem facilmente surgir: 

  • “Mas, afinal, por onde devo começar? Qual a melhor opção?”;
  • “Porque devo optar por aquele tecido em detrimento do outro?”;
  • “Quais os materiais capazes de trazer mais conforto às minhas noites?”.

Se já passaste pela experiência de comprar roupa de cama pela primeira vez - seja pela criação de um enxoval ou pela compra de uma cama nova - certamente que estas questões também já te passaram pela cabeça.

Com tantas ofertas diversificadas no mercado, pode ser difícil de perceber quais são as melhores escolhas relativamente a tecidos, tamanhos, opções para as várias estações do ano, etc. 

Felizmente, e como sempre, estamos cá para te facilitar a vida e ajudar na tomada de decisões conscientes - e de qualidade - para o teu descanso! 

Conhece as nossas 3 dicas chave para a escolha da roupa de cama ideal. 

 A qualidade do material

Tal como nas roupas que vestimos, a atenção dada ao material da roupa de cama é essencial! O algodão está entre os tecidos mais utilizados e recomendados, por ser um material confortável, macio e de alta durabilidade. É também sustentável e ecológico, cuja produção utiliza menos água e produtos que prejudicam o ambiente.

Dentro dos vários tipos de algodão, os conjuntos de roupa de cama da Colmol são de 100% Algodão Egipto™ certificado de fibra longa.

Materiais como o linho, o cetim e a seda estão também entre os tecidos de roupa de cama mais confortáveis. No entanto, o seu preço é, por norma, mais elevado uma vez que se trata de materiais premium.

O número de fios também conta!

Se queres garantir que escolhes um lençol macio e durável, presta atenção ao número de fios: esta contagem indica o número de fios por polegada quadrada de tecido. 

No caso dos lençóis, quanto maior for a quantidade de fios, mais confortável e duradouro ele será! Portanto, se procuras uma opção cómoda e macia, opta por aquela que tiver o maior número de fios.

 Escolhe o tamanho correto

No momento da compra da roupa de cama, acertar no tamanho é um ponto essencial para a garantia do seu conforto. 

Afinal, ninguém gosta de acordar e sentir que o lençol saiu do colchão ou que o edredão não cobre o suficiente! E o mesmo acontece na situação contrária: lençóis grandes demais que quase arrastam no chão, comprometem a estética do quarto e tornam mais difícil o processo de fazer a cama todas as manhãs.

Roupas de Cama para cada estação do ano

Estação do ano diferente… roupa de cama diferente! Tal como acontece com o que vestimos, na mudança de estação também as tuas roupas de cama precisam de ser trocadas e adaptadas ao tipo de clima. 

Sentir calor e/ou tremer de frio durante a noite é, sem dúvida, um pesadelo para o nosso sono! Interfere, não só a forma como adormecemos (e o tempo que demoramos a fazê-lo), mas também no nosso ciclo do sono.

Portanto, é essencial garantir diversos conjuntos de roupa de cama adaptados ao clima de cada estação: 

  • Para os lençóis de inverno: materiais mais quentes como a flanela ou coralina são a melhor opção;
  • Para os lençóis de verão: o ideal é optar por tecidos mais frescos como o linho ou o algodão.

O nosso conforto enquanto dormimos é condicionado pelo tipo de material dos lençóis e o clima do momento, e a qualidade do nosso sono dependerá, também, destes fatores.

Vamos ajudar-te a perceber as particularidades de cada tipo de lençol.

Lençóis de inverno

Os lençóis mais quentes são uma tipologia de produto bastante procurada durante os meses mais frios do ano. São produzidos com o intuito de acrescentar uma camada extra de calor e conforto às nossas camas.

Lençóis polares, lençóis de coralina, lençóis térmicos… afinal qual é a melhor opção para as noites frias de inverno? Vejamos quais são os tipos de lençóis mais quentes.

Lençóis polares

Os lençóis polares são a escolha mais tradicional. Geralmente fabricados na totalidade em poliéster, são roupas de cama quentes e, por isso mesmo, usados no Inverno.

Este tipo de lençóis possui algumas características que os distinguem, como o facto de não precisarem de serem dados a ferro. Este tipo de tecido não cria vincos nem rugosidades durante a lavagem ou o uso, pelo que nunca terá o trabalho de ter de os passar a ferro – aliás, nem convém que o faça.

Proporciona um grande conforto e aconchego durante o sono, mesmo em divisões mais frias. Também costumam ser materiais duráveis.

Como lavar e secar lençóis polares

Se não pudessem ser lavados na máquina da roupa, provavelmente ninguém os compraria. Mas não é o caso: os lençóis polares podem ser lavados na máquina e nem precisam de um programa especial. Já na máquina de secar, deves ter alguma cautela. Podes secá-los nesse eletrodoméstico desde que uses um programa fraco, caso contrário o tecido pode mesmo ficar com danos causados pelo calor e com um aspeto queimado.

Lençóis de flanela

Os lençóis de flanela foram os primeiros do género a aparecer. Com tecidos 100% algodão, são submetidos a um processo de polimento que lhe conferem um toque muito macio.

Conferem uma sensação de calor muito agradável e natural, o qual isola bem o frio, ao mesmo tempo que permite a respiração do corpo.

São uma boa opção para as estações mais frias porque, além de serem grossos e densos (o que permite uma maior retenção do calor), a textura e o toque dos lençóis de flanela é bastante suave.

Lençóis de coralina: o que são?

Tal como os lençóis polares, os de coralina também são compostos por fibras sintéticas. No entanto, os de coralina são quase um upgrade dos polares: são bastante mais macios e fofos, têm muito menor probabilidade de ganhar borboto ao fim de algumas lavagens e também deixam o corpo respirar mais facilmente.

Quem aposta em lençóis de coralina dificilmente muda para outro tipo de lençóis. No Inverno, são um aconchego como nenhum outro.

Os lençóis de coralina têm como principais vantagens:

  • Podem ser lavados na máquina de lavar roupa e não precisam de nenhum programa especial, ou seja, têm as mesmas vantagens dos lençóis polares;
  • Não precisam de ser passados a ferro;
  • São mais macios e fofos.

Lençóis térmicos: o que são?

Apesar de ser um erro comum chamar ‘lençóis térmicos’ a todo o tipo de lençóis de inverno, a verdade é que essa não é a terminologia correta.

Um lençol térmico é o mesmo que cobertor elétrico. É uma espécie de lençol munido de resistores elétricos, o qual quando ligado à rede elétrica aquece e dissipa calor na cama. Quase como se tivesse um aquecedor no meio dos cobertores.

 A principal função dos lençóis térmicos - ou cobertores elétricos - é aquecer uma superfície. Seja com a intenção de pré-aquecer uma cama antes de dormir ou aquecê-la enquanto se está na cama. No entanto, a utilização dos lençóis térmicos requer algum tipo de cautela pois, quando em contato direto com o corpo, pode haver risco de queimaduras.

Ainda assim, os lençóis térmicos têm várias vantagens, entre elas:

  • Proporcionam um calor rápido, localizado e direcionado
  • Têm baixo consumo;
  • São higiénicos;
  • Pesam muito pouco.

Lençóis de verão

Como fazer as escolhas certas?

Tecidos leves são a melhor opção

Uma vez que no verão dormimos com pouca roupa, a nossa pele está em contacto direto com os lençóis, pelo que é muito importante que optes por tecidos agradáveis, que respeitem a pele e permitam uma boa transpiração.

Nesse sentido, os tecidos sintéticos são de evitar – não têm tanta qualidade e retêm calor.

O melhor é sempre o algodão, a melhor fibra natural para bons lençóis. Melhor ainda se for algodão egípcio. Quanto maior a densidade de fios dos lençóis, melhor a qualidade.

A seda também é uma boa opção, pois não absorve a humidade e é um material muito fresco, ideal para o verão. O linho também é uma boa escolha. 

Opta por cores claras

No verão gostamos de ver e sentir leveza, e na escolha da cor da roupa de cama deve funcionar da mesma forma!

Aproveita o verão para utilizar roupas de cama de tons mais leves e airosos, como por exemplo o branco, bege ou azul bebé. Por serem cores claras, fará com que as roupas de cama absorvam menos calor e, na hora de dormir, permaneçam frescas e confortáveis.

Além disso, é uma ótima forma de dar um “extra” de luz e suavidade a toda a decoração do quarto.

Brinca com as texturas

Apesar de, no verão, as temperaturas serem altas, há sempre aquelas noites que podem tornar-se mais frescas do que o habitual - principalmente com a instabilidade de estações do ano que temos vivido atualmente. 

Adicionar uma colcha ou manta de algodão às tuas noites de verão não é de todo uma má ideia! Além de ajudar na decoração do teu quarto, pode ser o aliado perfeito nas noites não tão quentes de verão.

Agora que já conheces as melhores opções para te aqueceres nas frias noites de inverno, vejamos quais os lençóis em que deves apostar para uma noite de sono tranquila e refrescante nos meses mais quentes

Roupa de cama de Percal: as opções da Colmol

Os lençóis de percal produzidos em algodão egípcio da Colmol são um exemplar perfeito de lençóis de altíssima qualidade e frescos.

O percal é proveniente de uma técnica de tecelagem que consta no cruzamento de dois conjuntos de fios, normalmente de algodão, dispostos no sentido horizontal (trama) e vertical (urdume). O resultado final é um tecido duradouro, macio e elegante.

Este material é ideal para as noites mais quentes devido à sua frescura e suavidade. Os lençóis compostos por este material têm uma outra vantagem: ficam cada vez mais macios, lavagem após lavagem. Dito isto, é fundamental seguir as indicações do fabricante, pois só assim se consegue manter a suavidade do material, bem como preservar as suas qualidades.

Se estás a ponderar adquirir roupa de cama em percal, deves saber que a quantidade de fios tecidos por polegada influencia fortemente a maciez, a durabilidade e a flexibilidade destes lençóis. Pelo que, quantos mais fios tiver, mais macio será. Dito isto, o material deverá ter, no mínimo, 180 fios para ser considerado percal.

Antes de escolheres os lençóis, atenta também nas técnicas de tecelagem, no tratamento do fio e na proveniência do algodão: qualquer um destes fatores influencia a qualidade do material final.

Melhor do que conhecer todos os critérios para tomar uma boa decisão, é saber que podes confiar nas sugestões da Colmol para obter produtos de qualidade. Assim, sugerimos duas opções.

Conjunto de Lençóis de Percal 400 Fios

Perfeito para quem adora a sensação de roupa de cama acabada de lavar e muito agradável ao toque, o Conjunto de Lençóis de Percal 400 Fios proporciona na pele uma frescura singular. Este produto premium é tecido a 100% em algodão egípcio certificado de fibra longa, finalizado com rolinho, e oferece uma resistência, durabilidade e conforto de nível superior.

Um acabamento mate macio deslumbra quem opta pelo Percal 400 Fios, cujo conjunto inclui um lençol, um lençol-capa (ajustável com elástico) e duas fronhas de almofadas.

Saco de Edredão de Percal 400 Fios

O nosso Saco de Edredão de Percal 400 Fios é a escolha ideal para o estilo do teu quarto. Deixa-te deslumbrar por esta roupa de cama tecida em Algodão Egipto™, finalizada com rolinho. Além disso, é um artigo produzido em Portugal!

Conjunto de Lençóis de Percal Stonewash 200 Fios

Também tecido em algodão egípcio certificado de fibra longa e finalizado com bainha simples, o Conjunto de Lençóis de Percal Stonewash 200 Fios confere um visual relaxado ao quarto onde for inserido.

É perfeito para os que procuram conforto e suavidade, mas também roupa de cama de qualidade, fresca e de fácil tratamento. Aliás, dispensa ser passado a ferro. Este conjunto inclui um lençol, um lençol-capa ajustável com elástico e duas fronhas de almofadas.

Saco de Edredão de Percal Stonewash 200 Fios

O Saco de Edredão de Percal Stonewash 200 Fios é absolutamente confortável. Tecido em Algodão Egipto™ e com bainha simples, certamente dá resposta às suas necessidades.

À semelhança do Saco de Edredão 400 Fios, este artigo também é produzido em Portugal.

 

Conforto durante todo o ano

Se és daqueles que prefere ter um tipo de lençóis facilmente adaptável a cada tipo de clima, seja inverno ou verão, o algodão e a seda são duas excelentes opções!

Algodão

Materiais como o algodão podem ser utilizados durante todo o ano na tua roupa de cama. Os lençóis de algodão Egipto são a melhor escolha, uma vez que apresentam qualidade superior em relação aos lençóis de algodão tradicionais. 

Por serem feitos com fibras mais macias, tornam o material mais resistente e com capacidade para durar muito mais tempo. Perfeito para não teres de te preocupar em renovar a tua roupa de cama com tanta frequência!

Na Colmol encontras algumas opções de lençóis feitos de algodão Egipto.

Seda

Os lençóis de seda são de qualidade premium e conhecidos pelo seu toque extra macio e delicado. Possuem uma ação bastante eficaz contra os ácaros e bactérias sendo, por isso, totalmente recomendados para pessoas com alergias ou doenças da pele.

À semelhança dos lençóis de algodão, os lençóis de seda garantem conforto durante as várias estações, independentemente do clima que se faça sentir. Isto porque, quer faça frio ou calor, este tipo de material tem a capacidade de adaptar-se perfeitamente à temperatura corporal.

Seja frio ou calor, há vários tipos de lençóis adequados para assegurar que terás sempre uma boa noite de sono. Às vezes, vale a pena investir um pouco mais em lençóis de qualidade superior se isso quer dizer que terá conforto muito superior.

Com dificuldades na escolha?

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

 

Tens por hábito adaptar os teus lençóis à estação do ano? Quais são os teus tecidos de eleição? Partilha as tuas preferências nos comentários! ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos