Lençóis de inverno e de verão: descobre as melhores opções

Noites muito quentes e noites muito frias são torturas muito diferentes, mas igualmente perturbadoras. Apostar em lençóis adequados à época é a solução. Vem conhecer algumas opções.

 

Lençóis de inverno

Os lençóis mais quentes são uma tipologia de produto bastante procurada durante os meses mais frios do ano. São produzidos com o intuito de acrescentar uma camada extra de calor e conforto às nossas camas. Vejamos quais são os tipos de lençóis mais quentes.

Lençóis polares

Os lençóis polares são a escolha mais tradicional. Geralmente fabricados na totalidade em poliéster, são roupas de cama quentes e, por isso mesmo, usados no Inverno.

Este tipo de lençóis possui algumas características que os distinguem, como o facto de não precisarem de serem dados a ferro. Este tipo de tecido não cria vincos nem rugosidades durante a lavagem ou o uso, pelo que nunca terá o trabalho de ter de os passar a ferro – aliás, nem convém que o faça.

Proporciona um grande conforto e aconchego durante o sono, mesmo em divisões mais frias. Também costumam ser materiais duráveis.

Como lavar e secar lençóis polares

Se não pudessem ser lavados na máquina da roupa, provavelmente ninguém os compraria. Mas não é o caso: os lençóis polares podem ser lavados na máquina e nem precisam de um programa especial. Já na máquina de secar, deves ter alguma cautela. Podes secá-los nesse eletrodoméstico desde que uses um programa fraco, caso contrário o tecido pode mesmo ficar com danos causados pelo calor e com um aspeto queimado.

Lençóis de flanela

Os lençóis de flanela foram os primeiros do género a aparecer. Com tecidos 100% algodão, são submetidos a um processo de polimento que lhe conferem um toque muito macio.

Conferem uma sensação de calor muito agradável e natural, o qual isola bem o frio, ao mesmo tempo que permite a respiração do corpo.

Lençóis de coralina: o que são?

Tal como os lençóis polares, os de coralina também são compostos por fibras sintéticas. No entanto, os de coralina são quase um upgrade dos polares: são bastante mais macios e fofos, têm muito menor probabilidade de ganhar borboto ao fim de algumas lavagens e também deixam o corpo respirar mais facilmente.

Quem aposta em lençóis de coralina dificilmente muda para outro tipo de lençóis. No Inverno, são um aconchego como nenhum outro.

Também podem ser lavados na máquina de lavar roupa e não precisam de nenhum programa especial, ou seja, têm as mesmas vantagens dos lençóis polares, tal como não precisarem de serem lavados a ferro. Uma vez que são mais macios e fofos, também são maiores e não é qualquer máquina de roupa que tem carga suficiente para estes lençóis. Dito isto, as vantagens superam de longe esta única desvantagem.

Lençóis térmicos: o que são?

Apesar de ser um erro comum chamar ‘lençóis térmicos’ a todo o tipo de lençóis de inverno, a verdade é que essa não é a terminologia correta.

Um lençol térmico é o mesmo que cobertor elétrico. É uma espécie de lençol munido de resistores elétricos, o qual quando ligado à rede elétrica aquece e dissipa calor na cama. Quase como se tivesse um aquecedor no meio dos cobertores.

 

Lençóis de verão: quais as opções?

Agora que já conheces as melhores opções para te aqueceres nas frias noites de inverno, vejamos quais os lençóis em que deves apostar para uma noite de sono tranquila e refrescante nos meses mais quentes.

Uma vez que no verão dormimos com pouca roupa, a nossa pele está em contacto direto com os lençóis, pelo que é muito importante que optes por tecidos agradáveis, que respeitem a pele e permitam uma boa transpiração. Nesse sentido, os tecidos sintéticos são de evitar – não têm tanta qualidade e retêm calor.

O melhor é sempre o algodão, a melhor fibra natural para bons lençóis. Melhor ainda se for algodão egípcio. Quanto maior a densidade de fios dos lençóis, melhor a qualidade.

A seda também é uma boa opção, pois não absorve a humidade e é um material muito fresco, ideal para o verão. O linho também é uma boa escolha.

Lençóis de percal: as opções da Colmol

Os lençóis de percal produzidos em algodão egípcio da Colmol são um exemplar perfeito de lençóis de altíssima qualidade e frescos.

O percal é proveniente de uma técnica de tecelagem que consta no cruzamento de dois conjuntos de fios, normalmente de algodão, dispostos no sentido horizontal (trama) e vertical (urdume). O resultado final é um tecido duradouro, macio e elegante.

Este material é ideal para as noites mais quentes devido à sua frescura e suavidade. Os lençóis compostos por este material têm uma outra vantagem: ficam cada vez mais macios, lavagem após lavagem. Dito isto, é fundamental seguir as indicações do fabricante, pois só assim se consegue manter a suavidade do material, bem como preservar as suas qualidades.

Se estás a ponderar adquirir roupa de cama em percal, deves saber que a quantidade de fios tecidos por polegada influencia fortemente a maciez, a durabilidade e a flexibilidade destes lençóis. Pelo que, quantos mais fios tiver, mais macio será. Dito isto, o material deverá ter, no mínimo, 180 fios para ser considerado percal.

Antes de escolheres os lençóis, atenta também nas técnicas de tecelagem, no tratamento do fio e na proveniência do algodão: qualquer um destes fatores influencia a qualidade do material final.

Melhor do que conhecer todos os critérios para tomar uma boa decisão, é saber que podes confiar nas sugestões da Colmol para obter produtos de qualidade. Assim, sugerimos duas opções.

Conjunto de Lençóis de Percal 400 Fios

Perfeito para quem adora a sensação de roupa de cama acabada de lavar e muito agradável ao toque, o Conjunto de Lençóis de Percal 400 Fios proporciona na pele uma frescura singular. Este produto premium é tecido a 100% em algodão egípcio certificado de fibra longa, finalizado com rolinho, e oferece uma resistência, durabilidade e conforto de nível superior.

Um acabamento mate macio deslumbra quem opta pelo Percal 400 Fios, cujo conjunto inclui um lençol, um lençol-capa (ajustável com elástico) e duas fronhas de almofadas.

lencol-colmol-percal-400

Conjunto de Lençóis de Percal Stonewash 200 Fios

Também tecido em algodão egípcio certificado de fibra longa e finalizado com bainha simples, o Conjunto de Lençóis de Percal Stonewash 200 Fios confere um visual relaxado ao quarto onde for inserido.

É perfeito para os que procuram conforto e suavidade, mas também roupa de cama de qualidade, fresca e de fácil tratamento. Aliás, dispensa ser passado a ferro. Este conjunto inclui um lençol, um lençol-capa ajustável com elástico e duas fronhas de almofadas.

 

lencol-colmol-percal-200

Conclusão: há lençóis para todas as ocasiões

Seja frio ou calor, há vários tipos de lençóis adequados para assegurar que terás sempre uma boa noite de sono. Às vezes, vale a pena investir um pouco mais em lençóis de qualidade superior se isso quer dizer que terá conforto muito superior.

Contacta-nos através de suporte@colmol.pt ou +351 256 880 680 😃

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

pt