Novo colchão? Quando comprar e cuidados a ter

colchao-colmol-casal


Na procura do colchão ideal, é importante não esquecer que não existe uma solução única para todas as pessoas. É 
essencial pensares bem nisso e avaliares todos os prós e contras.

 Precisarás muito mais do que dinheiro para comprar um colchão, pelo que deves conhecer ao máximo os teus hábitos de sono para fazeres a melhor escolha.

 Não é da noite para o dia, por isso deves também focar-te em perceber:

Quanto tempo dura um colchão?

Sendo a cama e o colchão as peças mais utilizadas em casa, não vão durar para sempre.

Com o tempo, o colchão vai perder as suas propriedades iniciais, fazendo com que o suporte que dá ao teu corpo não fique nas melhores condições.

 A maioria dos colchões costuma durar entre 7 a 10 anos antes de mostrar sinais de desgaste, por isso, na Colmol, recomendamos que substituas o teu colchão de 7 em 7 anos.

A humidade causada pela transpiração que se faz sentir durante a noite, vai entranhar-se no colchão ao longo dos anos, dando espaço a que ácaros, fungos e bactérias se acumulem.

Por isso, apesar de o colchão poder durar 10 anos, o mais seguro a fazer é substituí-lo a cada 7 anos, por questões de saúde, conforto e higiene.

Quando devo trocar o colchão?

Para saber se o teu colchão já deu tudo o que tinha a dar, deves estar atento/a aos seguintes sinais:

 O revestimento do colchão tem manchas, está fraco e gasto

  • O colchão está deformado e perdeu a firmeza
  • O colchão afunda em determinadas zonas quando te deitas
  • Ouves as molas do colchão a mexer sempre que te deitas
  • Acordas muitas vezes com dores de costas e pescoço
  • Acordas várias vezes durante a noite porque sentes dormência e desconforto
  • Tens dificuldade em encontrar a posição certa para dormir

Detetaste algum destes sinais? Estás meio perdido/a? Não há problema! Conhece já os nossos colchões! 

Quando devo comprar um novo colchão?

Muitas marcas de colchões costumam informar os seus potenciais clientes das melhores épocas do ano para comprar um colchão. Ou porque certa altura é a mais indicada devido a descontos ou promoções, ou porque é aí que há maior quantidade em stock, etc.

Há quem diga que se deve comprar um colchão na Primavera, outros defendem que a melhor época é o Inverno. Enfim. Muito pouco consenso.

Podes esquecer isso. Na Colmol, não vais precisar de utilizar o calendário para te relembrar da época indicada, já que aqui todas as épocas são a altura ideal. Porquê? Porque durante todo o ano temos colchões em desconto e nunca ficamos sem stock.

A gama de colchões Colmol adapta-se a qualquer estação: temos colchões mais indicados para a primavera/verão (se sentes calor durante a noite) e colchões mais apropriados para o outono/inverno (se sentes frio durante a noite). Temos também colchões mais firmes, mais macios... Tu escolhes!

Em resumo, só deves comprar um novo colchão quando o antigo estiver a precisar de ser trocado, sem olhar à época do ano em que te encontras. Já viste o que seria teres de esperar meses para o fazer? O teu corpo não ia gostar.

Se estás preocupado/a com o preço do colchão, conhece já os nossos colchões em promoção:  

Quando precisares de renovar o teu colchão, não te deves perguntar sobre qual a melhor época, mas sim que cuidados deves ter em cada estação do ano para que o teu colchão dure mais tempo.

Primavera e Verão

À primeira vista pode não ser tão intuitivo pensar como é que a Primavera e o Verão influenciam a forma como dormimos e quais os cuidados específicos do colchão que devemos reforçar nestas estações do ano. Todos sabemos que a Primavera é a época preferida das alergias e o Verão a altura do calor.

Quem é especialmente suscetível a alergias e passa mal com temperaturas elevadas, deve ter cuidados redobrados. Se costumas ter estes problemas, damos-te algumas dicas de cuidados que deves ter com o teu colchão, para que a tua vida seja mais fácil nestas estações do ano:

  • Evitar ter no quarto objetos que aumentem a acumulação do pó: tapetes, carpetes, alcatifas e cortinas com tecido grosso
  • Retirar todos os objetos que possam ter pêlo: bonecos de peluche e almofadas
  • Evitar cobertores de lã, edredões de penas e lençóis de flanela
  • Privilegiar o uso de lençóis de verão protetores de algodão
  • Uma vez por semana, lavar a roupa de cama a 60º e estendê-la ao sol, para que este elimine os ácaros
  • Aspirar, rodar e virar o colchão de 15 em 15 dias
  • Não fazer a cama logo depois de acordar, para evitar o aparecimento de humidade
  • Arejar o quarto todos os dias durante pelo menos 15 minutos: logo depois de acordares e ao final da tarde, quando as temperaturas são mais baixas

Outono e Inverno

É nestas épocas do ano que temos mais dificuldade em levantar-nos da cama. Quando estamos deitados, o calor que sentimos é demasiado confortável, ao contrário das baixas temperaturas que se fazem sentir fora da cama. Este facto faz prolongar as horas em que estamos na cama, porque não queremos nem por nada sair dessa zona de conforto.

No Inverno e no Outono, a cama é o sítio onde nos sentimos melhor e mais confortáveis durante mais tempoPor este motivo, devemos cuidar dos nossos equipamentos de descanso para poder desfrutar ao máximo da qualidade que eles nos dão. Aqui tens alguns cuidados que deves reforçar nestas épocas do ano:

  • Ventilar o colchão, arejando o quarto mais do que 15 minutos. A grande vantagem é que, como as temperaturas são mais baixas, é possível fazer isto sem que o teu quarto se torne uma estufa
  • Usar um protetor de colchão mais grosso e impermeável, para prevenir que a humidade se entranhe
  • Usar lençóis próprios para estas estações do ano
  • Evitar dormir com edredões/cobertores, no caso de ficarem sobre a cama durante o dia, uma vez que promovem a acumulação de ácaros. Se quiseres dormir com eles, guarda-os no armário durante o dia, para que fiquem protegidos do pó e de resíduos
  • Uma vez por semana, lavar a roupa de cama a 60º e estendê-la ao sol, para que este elimine os ácaros
  • Aspirar, rodar e virar o colchão de 7 em 7 dias
  • Não fazer a cama logo depois de acordar, para evitar o aparecimento de humidade

Na hora de comprar um colchão, deves, primeiro que tudo, ponderar e dormir bem sobre este assunto: não existe a estação do ano ideal para o comprares.

Na Colmol todas as alturas são ideais para isso. Temos sempre os melhores produtos e promoções à tua espera!

Dicas essenciais: como escolher o tamanho ideal da cama com base no tamanho do quarto

Muitas vezes, o tamanho do quarto pode ser um fator limitante no que toca à escolha da cama, e tomar a decisão correta pode ser um desafio. Acima de tudo, e quando se trata de criar um refúgio tranquilo e aconchegante no nosso quarto, a escolha do tamanho adequado da cama é fundamental. 

É importante considerar diversos aspetos para garantir que a cama se encaixa perfeitamente no ambiente do quarto, oferecendo conforto e funcionalidade. 

Ao escolher o tamanho ideal da cama com base no tamanho do quarto, deves considerar alguns pontos essenciais, permitindo que possas aproveitar ao máximo o espaço disponível do teu quarto, sem que tenhas de sacrificar o teu descanso.

  1. Mede o espaço disponível: Tira as medidas do teu quarto, tendo em conta o comprimento, a largura e a altura das paredes. Desta forma, poderás ter uma visão clara do espaço disponível para a cama;
  2. Considera os outros móveis: Além da cama, define se há outro tipo de mobiliário essencial que desejas incluir no teu quarto, como armários, mesas de cabeceira, cómodas, poltronas etc. Mediante isso, será mais fácil determinar quanto espaço resta para a cama;
  3. Circulação e funcionalidade. Lembra-te de deixar espaço suficiente para te movimentares confortavelmente pelo quarto! Considera, por exemplo, a abertura de portas e gavetas, a passagem para a casa de banho (se existir) e o acesso a janelas;
  4. Pensa no teu conforto pessoal. O tamanho da cama também deve ser pensado de acordo com as tuas preferências pessoais: se dormes acompanhado ou gostas de ter bastante espaço ao dormir, uma cama maior (tipo casal ou king size) será o ideal. Por outro lado, se dormes sozinho, uma cama de solteiro poderá ser suficiente;
  5. Testa o layout do quarto. Utiliza fita adesiva no chão para marcar as dimensões potenciais da tua cama e dos outros móveis. Este truque permite ajudar a visualizar melhor de que forma o espaço será ocupado, e se a cama escolhida se encaixa adequadamente no teu quarto.

Ao considerar todos estes pontos, será muito mais fácil escolheres o tamanho ideal da cama de forma a ajustar-se ao quarto, otimizando o espaço disponível e correspondendo às tuas necessidades de conforto.

 

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

Cuidar da saúde do teu colchão é uma prioridade para ti? Partilha nos comentários ⬇️💬

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos