Polissonografia do Sono

imagem de exame de polissonografia

É do conhecimento geral que o sono é um estado fisiológico essencial para a saúde e bem-estar do nosso organismo. Durante o sono, o nosso corpo realiza diversas funções importantes, como a regulação do sistema imunológico e a consolidação da memória. 

No entanto, os distúrbios do sono continuam a afetar a qualidade e a quantidade do sono, comprometendo a saúde e a qualidade de vida de quem com eles sofre. Se passas (ou já passaste) por algum distúrbio do sono, certamente sabes a influência que estes podem ter no dia-a-dia!

Os distúrbios do sono afetam um grande número de pessoas em todo o mundo. Segundo um recente estudo realizado pela Associação Portuguesa do Sono em conjunto com o CINEICC, divulgado pelo Jornal Expresso, cerca de 20% dos portugueses sofrem de insónias crónicas, tendo dificuldade em adormecer ou manter o sono durante pelo menos três noites por semana.

Estes distúrbios incluem a insónia, apneia do sono, sonambulismo, bruxismo, entre outros. Causados por fatores como o stress, ansiedade,  depressão, problemas respiratórios e/ou doenças neurológicas, os distúrbios do sono podem ter um impacto significativo na nossa qualidade de vida. Para quem dorme acompanhado, é um problema redobrado!

Para avaliar a qualidade do sono e diagnosticar potenciais distúrbios associados, é importante proceder à monitorização do sono.

A importância da monitorização do sono

O processo de monitorização do sono passa pela avaliação e registo das diferentes fases do nosso sono, bem como de outros aspectos importantes relacionados como a frequência cardíaca, os movimentos corporais e os padrões de respiração. 

Os rastreadores de sono mais conhecidos e utilizados surgem em formato digital - através de algumas aplicações de telemóvel gratuitas - e permitem-nos fazer o rastreio do nosso sono enquanto dormimos. Embora a monitorização do sono através destes rastreadores possa ser bastante útil para avaliar níveis básicos de padrões de sono, é importante lembrar que estes podem não apresentar resultados 100% fiéis e precisos na medição dos parâmetros em avaliação. 

Assim, a melhor forma de monitorizar e avaliar o sono é através de um exame chamado polissonografia do sono que é, nada mais nada menos, do que um exame do sono. 

A polissonografia do sono

A polissonografia do sono é um exame que permite a avaliação da qualidade do sono e dos distúrbios que possam estar relacionados.

Durante este exame do sono, são monitorizados e registados vários parâmetros fisiológicos, incluindo a atividade cerebral, os movimentos oculares, a atividade muscular, a frequência cardíaca, a oxigenação sanguínea e a respiração.

Além de ser um exame que permite avaliar o nosso sono no geral, é maioritariamente indicado e utilizado para o diagnóstico de distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, a insónia, o sonambulismo, entre outros. 

A polissonografia é considerada um “exame de ouro” no que diz respeito ao diagnóstico de distúrbios do sono, uma vez que fornece informações detalhadas sobre as diferentes fases do sono e as alterações fisiológicas que nele ocorrem.

Quem deve fazer uma polissonografia?

A polissonografia do sono é, maioritariamente, indicada para pacientes que sofram de algum tipo de distúrbio do sono. Entre eles:

  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Roncos excessivos;
  • Bruxismo;
  • Insónia;
  • Sonolência excessiva;
  • Sonambulismo;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Arritmias que ocorrem durante o sono;
  • Terror noturno;

O exame de polissonografia é um procedimento seguro e não invasivo que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com distúrbios do sono, mas não só.

Além do diagnóstico de distúrbios do sono, a polissonografia também pode ser utilizada para avaliar a eficácia de algum tratamento que já esteja a ser feito devido a um distúrbio do sono previamente diagnosticado. Por exemplo, após o início de um tratamento para a apneia do sono, é possível realizar uma nova polissonografia para verificar se houve redução do número de eventos de apneia durante o sono.

Por outro lado, a polissonografia do sono também pode ser bastante útil para avaliar a qualidade do sono em algumas situações ou pacientes específicos, como idosos ou pacientes com doenças neurológicas. Além de avaliar as alterações de sono que possam existir, este exame do sono pode ajudar na prescrição de tratamentos específicos para a melhoria da qualidade do descanso destas pessoas.

Como funciona a polissonografia? O que é avaliado? 

Durante o exame, o paciente é monitorizado enquanto dorme num ambiente confortável e silencioso. A sala está equipada com uma câmara de vídeo para captar os movimentos e comportamentos durante o sono, bem como um sistema de áudio para permitir a monitorização de eventuais sons - que também permite a comunicação entre os pacientes e os técnicos, se necessário.

O paciente é conectado a uma série de sensores responsáveis por monitorizar a atividade cerebral, a respiração, a frequência cardíaca, os movimentos dos olhos e outros indicadores relacionados com o sono. 

infografia colmol sobre a polissonografia do sono

Infografia: Colmol

Durante o exame do sono, as informações recolhidas pelos sensores são gravadas num computador para análise posterior, feita por um profissional de saúde qualificado. 

São feitas avaliações de vários factores, incluindo:

  • Ondas cerebrais;
  • Movimento dos olhos;
  • Frequência cardíaca;
  • Taxa de respiração;
  • Nível de oxigénio no sangue;
  • Posicionamento do corpo;
  • Movimento dos membros;
  • Sons produzidos durante o sono.

Em que local é feita a polissonografia do sono? 

Este exame do sono tem a duração de uma noite normal de descanso - desde o momento em que nos deitamos até ao momento em que acordamos - e pode ser feito em hospitais ou clínicas especializadas, desde que possuam as condições necessárias para a sua realização

Em alguns casos, também é possível realizar polissonografia domiciliar através de um aparelho portátil que é entregue ao paciente. Apesar de não ser tão completo quanto o exame que é realizado em hospital ou em clínica, a polissonografia domiciliar pode ser útil em algumas situações, desde que indicada pelo médico.

O tipo de exame a realizar (polissonografia em hospital/clínica ou polissonografia domiciliar) é definido a partir dos critérios clínicos relacionados com a suspeita do distúrbio de sono que pode existir.

Vou realizar uma polissonografia do sono. Quais os cuidados prévios a ter? 

Segundo as orientações oficiais do SNS24, há alguns cuidados a ter no dia em que é realizada a polissonografia do sono. Recomendam-se os seguintes:

  • Não dormir sestas;
  • Evitar o consumo de álcool, café e bebidas estimulantes;
  • Manter o uso dos medicamentos habituais;
  • Evitar o uso de cremes, champôs e amaciadores que condicionem a aderência dos sensores do exame ao corpo;
  • Não usar unhas de gel ou gelinho;

Para além disso, para pessoas com menos de 18 anos, com deficiência e/ou idosos com limitações, é obrigatória a presença de acompanhantes.

Quais os sinais de alerta que indicam distúrbios do sono? O teu corpo responde!

imagem de senhora com distúrbios do sono

Muitos dos sinais que indicam a possibilidade da presença de distúrbios do sono manifestam-se durante o tempo que passamos a dormir, e podem até ser facilmente identificados pelos nossos parceiros. No entanto, há alguns sintomas que podem também surgir durante o dia e até passarem despercebidos ou serem negligenciados. 

É importante ter em mente que a presença de alguns sintomas - tanto durante o dia quanto durante a noite - já pode indicar a presença de um problema significativo de distúrbio de sono. Estes sinais de alerta devem ser avaliados por um profissional de saúde, que pode aconselhar a realização de um exame de sono como a polissonografia ou outro tipo de tratamento diferenciado. 

Conhece alguns sintomas comuns de distúrbios de sono.

De dia:

  • Excesso de sonolência;
  • Fadiga;
  • Dificuldades de concentração;
  • Alterações de humor;
  • Cefaleias (dores de cabeça) matinais;

De noite:

  • Ronco (ressonar);
  • Pausas respiratórias;
  • Atividade motora anómala;
  • Boca seca;
  • Nictúria (maior vontade de urinar durante a noite);
  • Sono agitado;
  • Sensação de asfixia;
  • Histórico familiar de ronco e/ou apneia do sono.

Relativamente aos sintomas que podem surgir durante a noite, na maior parte das vezes, apenas são identificáveis pelo/a parceiro/a ou através de um exame do sono.

6 hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir distúrbios do sono

Felizmente, existem várias maneiras de prevenir os distúrbios do sono. Descobre como podes evitá-los, para que possas desfrutar de noites de sono tranquilas e reparadoras.

  1. Manter um horário regular de sono: tenta dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana;
  2. Criar um ambiente de sono tranquilo: certifica-te de que o teu quarto é escuro, silencioso e fresco. Considera usar cortinas blackout, tampões de ouvido ou white noise para ajudar a bloquear sons externos.
  3. Evitar cafeína e álcool antes de dormir: Este tipo de bebidas pode interferir negativamente no teu sono.
  4. Praticar uma rotina relaxante antes de dormir: Tenta fazer atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro, meditar ou tomar um banho quente. Evita usar dispositivos eletrónicos antes de dormir, uma vez que a luz azul emitida pelos ecrãs pode afetar o sono.
  5. Fazer exercício regularmente: A prática regular de exercício físico pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, e há determinados exercícios que podem ser feitos antes de dormir para que possas descansar melhor.
  6. Gerenciar o stress: Adotar práticas de gestão de stress, como a prática de ioga, meditação ou técnicas de respiração. 

Ainda assim, é importante lembrar que, se tiveres problemas crónicos de sono, o ideal é sempre consultar um médico! Além de te ajudar a identificar a causa subjacente dos teus distúrbios do sono, pode prescrever o tratamento adequado às tuas necessidades.

Na Colmol, a nossa prioridade é a satisfação dos que procuram melhorar as suas noites de descanso através de produtos eficazes e de qualidade. A nossa equipa de Especialistas do Sono presta diariamente um aconselhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente que nos procura. 

Se procuras esta ajuda especializada, podes contactar-nos diretamente através do::

  • telefone para o número +351 300 600 110
  • ou enviar-nos as tuas dúvidas para o e-mail suporte@colmol.pt

Estamos sempre disponíveis para te ajudar a ti… e ao teu sono 🧡

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos