Trabalhar à noite faz mal? Descobre porquê

Trabalhar à noite pode influenciar a forma como dormimos. A regulação do sono deve ser sempre uma prioridade para que o resto do dia corra bem. É importante entender as consequências de trabalhar à noite e tomar medidas para conseguir dormir bem.

 

 

 

A forma como e quando trabalhamos diz muito acerca do que pode ser a nossa qualidade do sono. E trabalhar à noite pode mexer com isso tudo.

Como se costuma dizer: a noite foi feita para dormir, não é? Por isso, é importante que, sempre que possível, esta regra seja cumprida. Mas, infelizmente, nem sempre isso é possível. 

Hoje em dia, é cada vez mais frequente trabalhar à noite. O mundo do  trabalho  está em constante mudança, por isso, para que as empresas possam operar nas 24 horas do dia, tem-se apostado muito no trabalho noturno. 

 

Dormir bem tornou-se um verdadeiro desafio.

 

Aliado a isto, o excesso de trabalho e a fraca produtividade durante o dia também leva a que as pessoas utilizem muitas vezes a noite para cumprir as tarefas e os prazos que as organizações impõem. 

 

O trabalho noturno veio para ficar porque o mundo não pode parar!

 

Trabalhar à noite faz mal?

 

Bem, esta é a pergunta a que temos procurado responder. Depois de muitos estudos e pesquisas, não temos boas notícias - se não houver cuidado, trabalhar à noite faz mal e pode mesmo ter consequências negativas na nossa vida, como:

  • Aumento do risco de acidentes de trabalho

  • Diminuição da produtividade

  • Irritabilidade, mau humor e cansaço

  • Aumento da probabilidade de ter doenças mentais

  • Ansiedade e depressão

  • Aumento do risco de doenças graves (como enfarte ou cancro)

  • Maior tendência para recorrer aos serviços de saúde

 

Devido à exposição à luz durante a noite, o organismo das pessoas que o fazem diariamente liberta menos melatonina, que controla os processos biológicos, como o que regula o sono. 

A diferença da quantidade de melatonina no nosso corpo também altera o “relógio” que alerta para a hora de dormir. 

Quanto mais escuro e calmo é um determinado ambiente, mais melatonina é libertada, e, consequentemente com mais sono ficamos. Por isso é que trabalhar de madrugada pode influenciar a produção de melatonina.

A secreção de cortisol, a hormona do stress, também fica afetada porque o seu funcionamento é instantaneamente alterado. Esta hormona prepara-nos para situações de stress, podendo prejudicar esta função. 

Estas duas poderosas hormonas, a melatonina e o cortisol, também potenciam as nossas defesas contra agentes invasores do nosso corpo, como, por exemplo, os microorganismos.

Para além disto, o género também pode influenciar a capacidade de aguentar a desregulação que ocorre, principalmente se temos o hábito de dormir de dia. 

Segundo um estudo, as mulheres têm maior dificuldade em dormir de dia (4,6 horas em média) visto que, normalmente, estão mais alerta e preocupadas com as tarefas diárias. E isso leva a que haja maior resistência em relaxar.

Por outro lado, os homens conseguem dormir de dia por mais tempo (5,5 horas), já que, por norma, são menos stressados que as mulheres.

 

As consequências são diversas:

 

😴 Privação e Desregulação do Sono

Esta pode ser das maiores consequências de trabalhar à noite. O nosso relógio biológico fica virado do avesso, tornando-se formatado para que o ciclo normal se inverta - ficas acordado/a no momento em que deverias estar a dormir. 

Com isto, o que vai acontecer é que vais andar a cair para o lado durante o dia, com sono e sem energia. 

O resultado? Descanso prejudicado e o cérebro completamente perdido. 

 

🤒 Doenças

Esta relação pode não parecer muito direta, mas acredita que é!

Quem trabalha à noite e precisa de descansar durante o dia, dorme menos e pior do que quem dorme à noite. 

Trabalhar de madrugada pode aumentar a probabilidade de desenvolver certas doenças. Alguns exemplos são tensão alta, diabetes e obesidade.

Além disto, as hormonas melatonina (sono) e cortisol (stress), bem como as citocinas inflamatórias sofrem uma desregulação na sua produção, o que pode levar a diversas doenças, como o cancro.

Trabalhar à noite tem um impacto negativo em todo o organismo, aumentando os níveis de stress, induzido pela falta de sono durante muito tempo.

 

Dormir de dia nunca é igual a dormir durante a noite!

 

🥱 Cansaço Constante

Esta é outra das consequências de trabalhar de madrugada. A maioria das pessoas que trabalham à noite podem sentir uma sensação de cansaço interminável, mesmo após terem acabado de acordar.

Mas não fica por aqui! Relacionado com isto, o seguinte também pode acontecer:

  • Dificuldade em reter as informações
  • Lapsos de memória
  • Mau humor
  • Diminuição da concentração

Se trabalhas à noite e sentes cansaço praticamente o tempo inteiro, é melhor reveres isso!

 

😵‍💫 Sensação de Mal-Estar

Trabalhar à noite pode também trazer aquela sensação diária de mal-estar, diminuindo a qualidade de vida a curto e a longo prazo se este hábito se mantiver.

A saúde e a vida familiar ficam prejudicadas quando se opta por trabalhar de madrugada, a altas horas da noite. E isso pode levar a estados de depressão e infelicidade.

Por muito que haja vantagem financeira em trabalhar à noite, as consequências disso podem pesar mais do que mais umas notas na carteira.

 

 

Dicas para minimizar os efeitos

 

A inversão do horário do sono pode ser bastante prejudicial à saúde, sobretudo quando não se cumpre uma rotina. Daí ser importante que mantenhas a disciplina e sigas as nossas dicas para poderes dormir bem. 

Durante o Trabalho

  • Procura ambientes tranquilos e sem muita claridade para que o sono não fique ainda mais prejudicado
  • Mantém uma alimentação equilibrada e faz as tuas refeições sempre no mesmo horário
  • Apanha um pouco de sol nas tuas pausas, para te manteres alerta
  • Dorme uma sesta, se sentires essa necessidade
  • Movimenta-te o mais possível, não fiques sentado/a horas a fio
  • Se te queres manter acordado/a podes tomar um café (desde que não o faças muito perto da hora de dormir) 

Depois do Trabalho

  • Não bebas bebidas que contenham cafeína, como café ou chá-preto antes de dormir
  • Pratica exercício físico regularmente
  • Evita o consumo excessivo de tabaco e de álcool
  • Se te fizer sentido, medita um pouco
  • Evita a exposição a equipamentos eletrónicos, como a televisão ou o telemóvel, pelo menos, 1 hora antes de dormir. Os ecrãs podem ser um grande impedimento 
  • Dorme assim que possível e sempre no mesmo horário, mesmo nos dias em que não trabalhas
  • Fecha as janelas e as cortinas enquanto dormes e quando acordares areja o teu quarto
  • Mantém o teu quarto silencioso, evitando barulhos indesejados - podes até usar tampões auditivos próprios para dormir
  • Utiliza almofadas que confiram uma boa postura durante a noite para que as dores nas costas não sejam mais uma acha para a fogueira

 

 

Se trabalhas à noite, deves seguir rotinas para que isso te prejudique o mínimo possível. Para conciliar isto com dormir bem, deves saber tudo o que podes ou não fazer para conseguir lá chegar. 

Com a falta de regras ou rotinas, trabalhar à noite faz mal. Para diminuir os seus efeitos, deves garantir que dormes todas as horas necessárias para que os dias que se seguem corram da melhor maneira.

 

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